CLUBE CAIÇARAS





Um pouco da História do Clube

O Clube dos Caiçaras está situado na Lagoa Rodrigo de Freitas, com frente para Av. Epitácio Pessoa, é um dos mais tradicionais e bonitos clubes do Rio de Janeiro, localizado em uma ilha natural de 33.000m2, tendo o morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea, a Lagoa e o Cristo Redentor como integrantes do seu cenário paisagístico.
As origens do Clube remotam ao ano de 1929, quando na casa da Sra. Maria da Glória de Souza Paiva, localizada na Rua Visconde de Pirajá, 578, três famílias (os Souza Paiva, os Castro Lima e os Vieira) se reuniram e seus membros decidiram se organizar para jogos de ping-pong e futebol na areia da praia de Ipanema, num clube denominado PRANTO CLUB.
Em novembro de 1931 o Comandante Castro Lima fez uma exposição aos antigos sócios do PRANTO CLUB propondo a organização de um clube maior para ampliar a prática de esportes no bairro e criar uma seção social. Nesse clube entrariam todos os antigos sócios do PRANTO CLUB , que desejassem, sob o título de "Núcleo Iniciador. Dez dias após essa exposição foi deliberada a fundação de um clube social e esportivo em Ipanema, aproveitando-se os remanescentes do antigo clube, que passou a se chamar CLUBE DOS CAIÇARAS, por proposta do associado Jarbas dos Aymores Carvalho, nome este, Caiçaras, que era dado em São Paulo aos pescadores e homens da costa.
Tendo como finalidade o congraçamento e o convívio das famílias que o freqüentam é, através das várias atividades recreativas e sociais, que atinge aos objetivos propostos.
Como atividades esportivas e recreativas podemos enumerar: tênis, vôlei, basquete, futebol, natação, hidroginástica, vela, bocha, judô, ginástica, musculação, jogos carteados, sinuca, além de dispor também de sala de tv, sala de leitura, sala do infanto-juvenil e playground.
No seu setor social, oferece uma extensa programação: jantares dançantes, shows, eventos específicos para crianças, bar, restaurantes, saunas, salão de beleza, cursos e palestras.
Seja bem vindo a esta "ilha em Ipanema", um espaço na medida certa para o seu lazer.
Nosso trabalho é voltado no sentido de que a família Caiçaras passe inesquecíveis momentos de prazer, desfrutando um dos mais fantásticos visuais do Rio de Janeiro.

Clube dos Caiçaras - Av. Epitácio Pessoa, s/n - Lagoa - Rio de Janeiro - RJ

BONDE



Rio - Bonde 13 - Ipanema - Década de 50/60O famoso bonde 13 deixou saudades. Dizem que em sua última viagem, foi tomado de assalto pelos boêmios do finado bar Zeppelin, quando o condutor e motorneiro foram "sequestrados" para tomar umas...


A Montenegro continua lá no mesmo lugar, mas sob outro pseudônimo. Ainda existem alguns bolsões de resistência da época, como Garota de Ipanema (embora mudado), a Casa Futurista, a Imperatriz das Sedas, A Casa Nelson, a Casa Honório e é claro, a memória de nós , maiores de 40 anos. Até hoje resisto a dizer o nome atual da rua. Nenhum demérito para o poetinha.

BAR GAROTA DE IPANEMA




Bar Garota de IpanemaRua Prudente de Moraes, esquina com Vinícius de Moraes .Rio, nada melhor que o Garota de Ipanema, na época que ainda era Veloso, em 1966: Como todo mundo sabe, o bar deve sua fama a Tom Jobim e Vinícius de Moraes, que frequentavam o lugar, tendo composto a famosa canção inspirados pela então jovem Helô Pinheiro. (na verdade, não sei até que ponto isso é verídico...) A fama fez do local um ponto turístico, levando a mudança do nome do bar para Garota de Ipanema, e da rua Montenegro para Vinícius de Moraes. O Garota cresceu e abriu filiais pela cidade: Garota da Urca, Garota do Flamengo... Em Ipanema, o prédio que abriga o bar foi reformado e ostenta na parede um poster que reproduz o manuscrito da letra da música. E como todo bar carioca, invadiu sem a menor cerimônia a calçada com um "puxadinho" permanente. Mas as garotas de Ipanema ainda passam por ali a caminho do mar...

CÃES À SOLTA !


Cães à solta na Praia do Diabo
Rio - Contrariando a Lei, proprietários de cães levaram na manhã desta quinta feira seus animais para um banho de sol e mar, na Praia do Diabo. A ação foi flagrada pelo leitor José Carlos Pereira de Carvalho.
"Quem é o irracional, afinal?", questionou.
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio declarou inconstitucional a Lei Municipal 4.276/2006, que autorizava a permanência de cães na Praia do Diabo, no Arpoador, na Zona Sul. A lei permitia que os animais frequentassem o local, desde que utilizassem coleiras, fossem conduzidos por pessoas com mais de 18 anos e com a carteira de vacinação em dia.
Para a desembargadora, Letícia Sardas, se não fosse declarada a inconstitucionalidade, a lei criaria despesas desnecessárias para o Poder Executivo, como a indicação de fiscais permanentes no local para conferir a carteira de vacinação dos animais, a carteira de identidade das pessoas que os conduzissem e aplicação das multas previstas.

TRISTEZA !




As crianças estão tristes com a retirada dos patos da Praça Nossa Senhora da Paz.
Ficou sem vida,como se estivesse abandonada,só sobraram os pombos,que emporcalham tudo e ainda por cima trazem doenças.
Alegam que não eram cuidados como deveriam e que também eram maltratados.
Frequentadora da praça,nunca vi nenhum deles sendo maltratado ou passando fome.
Devolvam nossos patos,eles eram a alegria das crianças !!!

IGREJA NOSSA SENHORA DA PAZ



Igreja de Nossa Senhora da PazFoto do Acervo do Colégio Notre Dame, de meados do século XX, vendo-se a Igreja de Nossa Senhora da Paz, na Rua Visconde de Pirajá esquina da Rua Joana Angélica, desde o terraço do Colégio Notre Dame (Rua Barão da Torre). Foi construída, em Ipanema, a partir de 1918, em homenagem à paz depois da 1ª Guerra Mundial. Foi projetada por Gastão Bahiana, numa releitura do estilo neobizantino, tornando-se a Matriz da paróquia de Ipanema em 1920. Pode-se observar que na Rua Joana Angélica, só há construções baixas na quadra entre a Rua Visconde de Pirajá e Rua Barão da Torre, permitindo a visão da Igreja - hoje só existem edifícios altos neste trecho. À direita da Igreja vê-se o prédio onde funcionou o Colégio São Francisco de Assis e, bem à direita, parcialmente, o prédio do Cinema Pax. A Igreja de Nossa Senhora da Paz, nas décadas de 1950/1960, teve como vigário o controvertido e polêmico Frei Leovegildo Balestieri, que ali instalou ar-condicionado para conforto dos fiéis ("quem gosta de calor é o Diabo no inferno!"). Também criou a "missa do iê-iê-iê" e instalou ao lado da Igreja a Casa Nossa Senhora da Paz, com serviços médico-assistenciais. Dando vazão a seu lado empresarial, montou uma pequena indústria de azulejos no subúrbio, ganhou o controle do guarda-volumes na Central do Brasil e construiu o Center Hotel no Centro da Cidade. Em 1952 já havia inaugurado o Cinema Pax e, anos depois, abriu um rinque de patinação (o Gelorama), um boliche e um teatro de arena, tudo para arrecadar fundos para a Igreja. Exagerando, imaginou demolir a Igreja para a construção de um "shopping", onde ao lado de butiques e lanchonetes, haveria uma capela, segundo Rui Castro. Uma violenta campanha d´O Pasquim sustou a idéia e a Igreja está lá até hoje.

MORADORES DE RUA


Vejam o que acontece na entrada do prédio onde moro. Há mais de 6 meses, os vizinhos e eu tentamos junto à Rede Acolhedora da Secretaria Municipal de Assistência Social solucionar o problema em nossa rua. Os indivíduos dormem o dia inteiro em frente à Churrascaria Porcão, na Rua Barão da Torre. À noite, a situação agravou-se com a falta de manutenção do poste de iluminação em frente ao nº 240. O "escurinho" tornou-se convidativo!

Ata da 20ª Reunião do PSI

Atividade que tem como objetivo proporcionar desenvolvimento social para o bairro a partir de participação voluntária de seus moradores.

ATA DA VIGÉSIMA PRIMEIRA REUNIÃO.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – AUDITÓRIO
DO TRIBUNAL DO JÚRI.
R. Joana Angélica – Ipanema
Dia: 20/05/2008
HORÁRIO: 18H
COORDENAÇÃO: Ignez Barreto
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 15

TÓPICOS ABORDADOS:
1- A reunião sobre a implantação do projeto IPABACANA foi bem sucedida na qual compareceram cidadãos expressivos de Ipanema. Está sendo realizado levantamento sobre os mais importantes setores econômicos do bairro tais como: restaurantes, hotéis, condomínios comerciais, para verificar possibilidade de adesão àquele projeto no sentido de torná-lo sistemático. Volta-se a ressaltar que toda e qualquer denúncia deverá ser encaminhada para scap@segov.rj.gov.br ou pelos telefones: 2299-5300/5770, dias úteis no horário de 9h às 19h.

2- O grupo que coordena o projeto de Reciclagem de Lixo (Redes de Ação) anunciou que no dia 5/6 às 18h30min, R. Visconde de Pirajá,330/4º, haverá reunião para apresentação do projeto com casos de sucesso, no sentido de mobilizar para adesão de mais 2 condomínios. Serão emitidos convites específicos com detalhes e objetivos. Foi pedido que todos os participantes do Projeto de segurança de Ipanema envieem sugestões de nomes expressivos do bairro para serem convidados. As sugestões deverão ser encaminhadas para Carla – ccsalomao@uol.com.br

3- A empresa Riotrilhos apresentou proposta para urbanizar o depósito de catadores de lixo na esquina de R. Teixeira de Melo com R. Barão da Torre em local adequado junto ao terreno do estacionamento de veículos gentilmente cedido por seus proprietários. TODAVIA, A COMLURB NECESSITA RETIRAR URGENTEMENTE A RECICLAGEM DAQUELE LOCAL.
.

4- Haverá audiência aberta ao público no dia 19/6 de 14h às 17h no Ministério Público ( Av. Mal. Câmara-Castelo) na qual verificar-se-á adequação dos eventos nas praias.

OUTROS ASSUNTOS:

Ø as obras do PAC estão e ritmo lento, tendo em vista falta de material.Todavia, o Comitê de Auditagem está preparado para verificação dos desembolsos.
Ø O projeto de adoção da Praça da Paz está em adiantado processo de planejamento.
Ø A caixa d’água no Cantagalo está sendo urbanizada para seu correto uso após pressão sobre a CEDAE, LIGHT, SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO.
Ø Há necessidade de canalização da nascente no Cantagalo, bastando apenas a construção de canaletas no sentido de evitar-se o transbordamento de detritos.

>. PRÓXIMA REUNIÃO: DIA 17/6/08, MESMO LOCAL E HORÁRIO.
projetodeipanema@terra.com.br
http://psipanema.blogspot.com

Elaboração da Ata: Julio Sergio dos Mares Guia - 21/5/08

ABUSO


Bar bloqueia calçada em Ipanema
Bar ocupa toda a calçada em frente ao estabelecimento na Rua Maria Quitéria, em Ipanema, bloqueando a passagem dos pedestres, que muitas vezes acaba caminhando pela rua, junto aos carros. Situações como esta se repetem em toda a cidade. Conhece alguma outra rua em que isso acontece?

ABUSO







O Restaurante Conversa Fiada, situado na rua Vinicius de Morais, entre as ruas Prudente de Morais e Visconde de Pirajá, está colocando mesas e cadeiras em toda a extensão da calçada, onde deveria ser passagem de pedestres. Além do mais, nos finais de semana, colocam cones na rua para estacionamento exclusivo de clientes,o que convenhamos ,é um absurdo . E agora, jardineiras,que tinham sido retiradas após reclamações feitas . Solicitamos providências

Caro Távora,
vou solicitar que no sábado a noite a equipe dê uma atenção especial.
Atenciosamente,

Rodrigo Bethlem

CINEMA PAX


Praça Nossa Senhora da Paz e Cinema Pax - por volta de 1950/1960A Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e o Cinema Pax, visto à esquerda em foto dos anos 1950/1960, bonito prédio "art-déco", com suas colunas no alto da escadaria. Este cinema foi inaugurado em 30/10/1952 e funcionou até 1977, quando foi substituído pelo Novo Pax, que foi demolido em 1979 e em seu lugar surgiu o Forum de Ipanema, um "shopping" luxuoso, nas galerias de um arranha-céu. Mais adiante, no prédio que está em construção na mesma quadra (ou ao lado dele), funcionou o cinema Roma-Bruni a partir de 1971, depois Bruni-Ipanema e, finalmente, Star-Ipanema. Hoje este cinema foi desativado e seu espaço faz parte da galeria Ipanema Secreta (parece que ali, no lugar do cinema e ao lado das lojas da galeria. Já chegando na esquina da próxima rua, a Maria Quitéria, sobrevive um sobrado .

PRAÇA GENERAL OSÓRIO

No centro da Praça General Osório, está localizado o Chafariz das Saracuras, uma obra de Mestre Valentim que ficava no Pátio do Convento da Ajuda, No Centro da cidade, na atual Cinelândia.
O Chafariz, foi construído em 1795, sendo composto po rum elemento central formada por uma pirâmide sobre uma bacia com embasamento circular, possuindo uma escadaria intercalada por quatro tanques. Na base da pirâmide em suas arestas, ficavam localizadas as saracuras de bronze que deram nome ao Chafariz, delas jorrava a água para a bacia superiorque desta jorrava para as bocas de cágados de bronze, que então despejavam a água nos quatro tanques inferiores.Alguns destes elementos foram roubados e outros recolhidos para preservação. As saracuras atuais são uma reprodução
A Praça General Osório - maior ponto de referência geográfico e histórico do bairro de Ipanema - traduz o descaso e abandono das praças cariocas. Não há segurança, lazer e limpeza. . O chão coberto por folhas secas. O gramado seco e a ausência de flores, onde deveria ser um jardim, confirmam o quadro de abandono. Sem citar a bela arquitetura, localizada no centro. “Há tempos atrás era um chafariz e hoje, não tem uma gota d’água”, instalado no local desde 1911.

ATUALMENTE


Neste local ficava a famosa Sorveteria Morais, As construções do local foram totalmente modificadas, É provável que esses prédios modernos sejam reformas e adaptações daqueles que existiam no lugar, e não prédios novos. Aliás isto é uma prática comum em alguns pontos da Zona Sul do Rio, uma vez que para construir novos prédios, é preciso recuá-los, o que muitas vezes inviabilizaria o terreno restante. Como se pode ver, os prédios estão ocupados pelas joalherias Amsterdam Sauer e H.Stern. O prédio seguinte, que não aparece na foto, é a sede da H.Stern.

SORVETERIA MORAIS


Sorveteria Morais - IpanemaSorveteria Morais em foto do Acervo de Adriano Morais. Começou como mercearia em 1936, na Rua Visconde de Pirajá, a uma quadra da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. A venda de sorvetes, de secundária passou a atividade principal. Inicialmente era um armazém, onde se vendia vinho, ovos, conservas e onde havia uma sorveteira bem pequena, para sorvete de creme, chocolate e flocos. O negócio se desenvolveu quando começou a fazer sorvete de tangerina, jabuticada, cajá, fruta do conde. As casquinhas eram de aipim. Comia-se o sorvete com pazinhas de madeira. Tinha um nome de fantasia que era "Sorveteria das Crianças". Isto tudo numa tranquila Ipanema, que não volta mais. Rua Visconde de Pirajá, esquina com Garcia d'Ávila (Ipanema).

PERIGO !!!




Há várias semanas,após um acidente ,quando um carro subiu a calçada e destruiu essa proteção de ferro ,o perigo ficou.
Apenas um pedaço sobrou o que logo irá provocar um outro acidente ,com alguém que atravesse a rua .
Ficou com uma ponta ,o que vai piorar o problema.
Solicitamos providências imediatas para que ninguém venha a se machucar.
Esquina de Vinícius de Morais com Vieira Souto.

JARDIM DE ALAH

Jardim de Alá ou Jardim da Alah (como identificado pela Prefeitura) é um conjunto de praças no bairro de Ipanema, conhecido por ser um limite geográfico entre os bairros de Ipanema e do Leblon, cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
Ao que parece, o nome é uma referência ao filme "The Garden of Allah", com Marlene Dietrich e Charles Boyer, lançado em 1936, dois anos antes da construção da praça, ocorrida em 1938.
A região engloba as praças Almirante Saldanha da Gama (próximo à praia, entre as avenidas Prudente de Morais e Ataulfo de Paiva/Visconde de Pirajá) e Grécia (próxima à Lagoa Rodrigo de Freitas), lado que praticamente se funde à praça Paul Claudel.
Com projeto original de José da Silva Azevedo Neto, o jardim ladeia um amplo canal navegável, entre a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Oceano Atlântico, no qual foram instalados deques para embarque e desembarque de pessoas. Estava prevista ainda, originalmente, a colocação de gôndolas para passeios na Lagoa Rodrigo de Freitas, tendo a Prefeitura chegado a adquirir duas unidades.
Nos anos 50 e 60, era possível alugar pedalinhos para navegar pelo canal, sendo uma opção de lazer muito procurada pelos cariocas.
O projeto teve inspiração francesa, com caramanchões românticos e inúmeros bancos. A arborização é basicamente formada de amendoeiras e abricós-da-praia.
Na praça, encontram-se também monumentos ao Almirante Saldanha da Gama, um obelisco alusivo à vitória brasileira na batalha do Riachuelo, um busto do Marechal Eurico Gaspar Dutra e as esculturas "Proteção" e "Mulher e Felino"
O canal ligando a Lagoa Rodrigo de Freitas à praia é anterior ao projeto do jardim. Em sua ponta próxima à praia, escondida atrás de grades, há uma pedra esculpida em baixo relevo junto a uma escadinha de pedra que desce até o canal, indicando o ano de 1922 e os seguintes dados:
- Presidente Epitácio Pessoa
- Prefeito Carlos Sampaio
- Engenheiro Saturnino de Brito
Em 2003, foi totalmente renovado pela Prefeitura do Rio, na administração do Prefeito Cesar Maia, sendo reinaugurado em 20 de dezembro daquele ano.

Sem manutenção adequada, encontra-se atualmente em péssimo estado de conservação, com estruturas quebradas e jardins desfeitos. Sua maior frequência é dos donos de cachorros da vizinhança, que em grande quantidade levam lá seus animais para passear e brincar juntos todas as manhãs.








SUAS RUAS TÊM NOME

RUA GOMES CARNEIRO

Homenagem ao sertanista,geógrafo e militar Antonio Ernesto Gomes Carneiro ( 1846-1894 ).General,serviu na guerra do Paraguai e iniciou a construção das linhas telegráficas em Mato Grosso.É considerado o herói do “Cerco da Lapa”;batalha entre republicanos e rebeldes,no final do século XIX,em Santa Catarina.

RUA JANGADEIROS

Homenagem a um grupo de jangadeiros nordestinos que,no início dos anos 20 do século passado,fez uma longa viagem marítima em suas pequenas e frágeis embarcações,desde o Ceará até o Rio de Janeiro.
Eles trouxeram as reivindicações trabalhistas dos jangadeiros nordestinos ao governo federal,então instalado no Rio de Janeiro.

AVENIDA VIEIRA SOUTO

Homenagem a Luís Rafael Vieira Souto ( 1849-1922 ),bacharel em Matemática e Engenharia Civil pela Escola Central no Rio de Janeiro.
Ele trabalhou nas obras do Canal Macaé -Campos,no desmonte do Morro do Senado,foi consultor da Prefeitura do Distrito Federal,chefe da Comissão Fiscal e da Administração do Porto do Rio.

RUA PRUDENTE DE MORAIS

Homenagem a Prudente de Morais e Barros,paulista ( 1841-1902 ),primeiro presidente civil da República.
Governou de 1894 a 1898.
Durante seu governo ocorreu a rebelião popular de canudos,no interior da Bahia,liderada por Antonio Conselheiro.

RUA VISCONDE DE PIRAJÁ

Homenagem ao coronel baiano Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque (1788-1848 ),Visconde com Grandeza de Pirajá e irmão do Visconde da Torre e do Barão de Jaguaribe.
Comandou o bloqueio terrestre da cidade de Salvador contra as forças coloniais portuguesas.
È a antiga rua 20 de Novembro,onde funcionou ,até os anos 50,o famoso Bar 20.

PRAÇA GENERAL OSÓRIO

Homenagem ao marechal Manuel Luís Osório ( 1808-1879 ),patrono da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro.
Notável chefe militar, Osório participou das campanhas da Independência,Cisplatina,de Monte Caseros e da Guerra da Tríplice Aliança.

RUA BARÃO DA TORRE

Homenagem ao Coronel Antonio Joaquim Pires de Albuquerque ( 1774-1852 ),herói da Independência na Bahia.
Foi o Barão da Torre,último senhor e administrador da Casa da Torre de Garcia Carvalho e Albuquerque,irmão mais velho do Visconde de Pirajá.

RUA BARÃO DE JAGUARIBE

Homenagem à Francisco Elesbão Pires de Carvalho e Albuquerque ( 1787-1856 ).
Casado com D.Maria Delfina Pires Aragão,foi governador da Bahia,deputado geral e ministro do Império.Teve presença política no Reinado de Dom Pedro II.
Seu pai foi o secretário de Estado e capitão-mór José Pires de Carvalho e Albuquerque.


RUA REDENTOR

Homenagem ao Cristo Redentor do Corcovado.
Antiga rua 30,aberta em 1922,ela foi rebatizada seis anos depois,quando a estátua estava sendo terminada.Com 38 metros de altura,a estátua do Cristo foi inaugurada no dia 31 de outubro de 1931,numa solenidade de repercussão mundial.

RUA ALBERTO DE CAMPOS

Esta rua de Ipanema,homenageia a mesma pessoa desde 1917.Trata-se do Dr. Alberto de Campos.Ele foi genro do Barão de Ipanema,antigo morador e grande proprietário de terras na região.


RUA NASCIMENTO SILVA

Homenagem ao engenheiro Carlos Augusto Nascimento Silva,que dirigiu o Departamento de Engenharia da República e a Companhia Ferro Carril do Jardim Botânico,no início do século passado.Executou notáveis obras urbanas para a Prefeitura do Rio de Janeiro,antigo Distrito Federal.

RUA ALMIRANTE SADDOCK DE SÁ

Homenagem ao Almirante Saddock de Sá,herói da Marinha Brasileira.Sua família,originária da Bahia,estabeleceu-se na cidade do Rio de Janeiro no final do século XIX.
O patriarca Delfino Erasmo Valente Saddock de Sá e a matriarca Inês Maria da Conceição,tiveram 8 filhos.

AVENIDA EPITÁCIO PESSOA

Homenagem ao advogado paraibano Epitácio Pessoa ( 1865-1942 ),eleito , em votação direta contra Rui Barbosa,o oitavo Presidente da República,exerceu seu mandato de 1919 a 1922.Viajou muito ao exterior,indo à Europa,Estados Unidos e Canadá,para desenvolver as relações comerciais e diplomáticas do Brasil com outros países.

RUA VINÍCIUS DE MORAES

Homenagem à Vinícius de Moraes (1913-1980 ),poeta e diplomata.Afastado da carreira diplomática,em 1968,pelo governo militar,Vinícius de Moraes deu importante contribuição à música brasileira,com seus versos criativos e de sentido elevado.Foi o poeta de Ipanema e quem melhor definiu o amor e a mulher amada.

RUA TEIXEIRA DE MELO

Homenagem ao escritor e educador fluminense José Alexandre Teixeira de Melo (1833-1907 ),diretor da Biblioteca Nacional,presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e membro fundador da Academia Brasileira de Letras.Publicou,em 1906,o Dicionário de Pseudônimos e Anônimos Portugueses e Brasileiros.

RUA JOANA ANGÉLICA

Homenagem à freira Joana Angélica (1761-1822 ),mártir e heroína na luta pela independência,na Bahia.Superiora do Convento da Lapa,foi morta a golpes de baioneta por soldados portugueses que tinham invadido a instituição.Joana Angélica tornou-se símbolo da Independência,ao lado da mulher soldado Maria Quitéria.

RUA FARME DE AMOEDO

Homenagem à José Arthur Farme de Amoedo (1823-1878 ),membro de uma família portuguesa que se estabeleceu na Zona Sul da cidade,no século XIX.Casado com D.Maria Luiza da Silva,deixou numerosa descendência.Os Farme de Amoedo,foram grandes proprietários de terra onde hoje está o bairro de Ipanema.




PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ



O nome desta praça, que é uma homenagem e reverência religiosa à Nossa Senhora da Paz,já teve outras denominações no passado.Praça Nossa Senhora do Rosário,da
Bandeira e marechal Deodoro.
No Segundo Império ,ali existiu a igrejinha de Nossa Senhora do Rosário,reverenciada pelos escravos.



RUA MARIA QUITÉRIA



Homenagem à Maria Quitéria (1792-1853 ),”mulher soldado do Brasil”,baiana,heroína nas lutas pela Independência,na Bahia.
Tornou-se símbolo das forças brasileiras ao lado da freira e mártir Joana Angélica.Maria Quitéria foi condecorada por D.Pedro I com a Imperial Ordem de Cruzeiro.

RUA GARCIA D’ÁVILA

Homenagem à Dom Luís de Brito de Almeida de Garcia D’Ávila (1520-1609 ),Senhor da Casa da Torre,que ficou na história como o desbravador da Bahia Colonial.
Seus descendentes também são nomes de ruas no Rio de Janeiro ; Barão da Torre,Barão de Jaguaribe e Visconde de Pirajá.

RUA ANÍBAL DE MENDONÇA

Homenagem a um herói naval brasileiro,Aníbal de Mendonça,exerceu grande influência na Marinha.
Preso político por suas posições legalistas em defesa da Armada,o comandante contraiu grave enfermidade na prisão.Um navio auxiliar da Marinha,foi batizado com seu nome em 1932.


RUA HENRIQUE DUMONT

Henrique Dumont ( 1832-1892 ),pai de Alberto Santos Dumont,inventor do avião,foi homenageado pelo filho Henrique Santos Dumont,acionista da Construtora de Ipanema,que iniciou a urbanização da Vila com a pavimentação da Avenida Vieira Souto.

RUA PAUL REDFERN

Homenagem ao piloto norte americano Paul Redfern,um dos pioneiros da aviação.Paul Redfern,morreu num desastre aéreo em 1927,quando voava nas proximidades da costa marítima brasileira.
A cidade imortalizou seus feitos,um ano depois ,dando seu nome a esta rua de Ipanema.

JARDIM DE ALAH

Homenagem a um famoso filme “Jardim de Alah”,estrelado por Marlene Dietrich,que fez muito sucesso em 1938,na época da inauguração das obras do Prefeito Henrique Dodworth.
O jardim tem três nomes oficiais ; praça Grécia,praça Paul Claudel,poeta e dramaturgo francês e praça Almirante Saldanha da Gama,herói naval brasileiro.

SUAS RUAS TÊM NOME

RUA JOAQUIM NABUCO

Homenagem ao advogado,diplomata,político,poeta e abolicionista Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo ( 1849-1910 ), embaixador do Brasil nos Estados Unidos e membro da Academia Brasileira de Letras.Foi um deputado que lutou pelo fim da escravidão,por reforma agrária e pelo voto dos analfabetos.

RUA FRANCISCO BHERING

Homenagem ao engenheiro,astrônomo e professor Francisco Bhering,mestre da Escola Politécnica de São Paulo.Um dos pioneiros da radiotelegrafia no Brasil no início do século passado,ele treinava os alunos nos processos de determinações astronômicas, fundamentais para as demarcações de fronteiras ,pelas Expedições Rondon.

TAXIS IRREGULARES

E mail recebido.Eterna falta de respeito com moradores.
Taxistas se aproveitam de outros pontos para se instalarem de forma irregular,atrapalhando o sossêgo das pessoas.




Taxis da Cooperativa Pontual fazem ponto no canteiro central da Lagoa
quase esquina com Garcia D `Ávila (entre Anibal e Garcia ,às vezes temos 13 taxis parados). Fazem barulho com conversas altas,as necessidades são feitas nas árvores,etc... Muitas vezes não podemos ficar na varanda , somos pegos com estas barbaridades. Pagamos um IPTU muito alto para termos esses senhores parados em frente à nossa janela e escutando as besteiras que falam . Além disso aparece um senhor que chega de bicicleta e lhes vende café.
Este ponto pertence aos taxistas da cooperativa Coorpertramo (taxis brancos) eles são tranquilos, mas, estes da Pontual são uma pedra no nosso caminho, digo na nossa janela.O telefone desta firma Pontual é 25207696. Já enviei e-mail para a Ouvidoria da prefeitura, mas de nada adiantou.
Obrigada

UTILIDADE PÚBLICA

Segunda-feira, 19 de maio de 2008

Telefones Úteis
Nesta página, a Prefeitura do Rio disponibiliza telefones úteis de serviços municipais.
Geral - 2503-3000
Telefone de mesa geral da prefeitura.

Órgãos Municipais
Telefones e endereços dos órgãos da prefeitura.

Alô, Riotur - 2542-8080 / 2542-8004 / 0800-285-0555 das 9h às 17hs, dias úteis. Informações turísticas sobre a cidade do Rio de Janeiro.

Defesa Civil - 199 - 24 horas
Atende casos de calamidade pública.

Núcleo de Atendimento ao Cliente - Fundação Parques e Jardins - 2221-2574 - das 9h às 17h, em dias úteis - Informações sobre plantios, monumentos e chafarizes, jardineiras e frades e urbanização de praças.

Centro de Controle da Guarda Municipal - 0800 211532 – 24 horas
Solicitações sobre trânsito e ordem pública.

Disque-IPTU - 2503-2003 - das 09h às 17h, dias úteis
Informações sobre o IPTU.

Disque-Luz - 2535-5151– 24 horas
Iluminação publica.

Disque-Previrio - 2273-3000 - das 08h às 18h, dias úteis
Informações para segurados e pensionistas do Município.

Disque-Processo - 2503-3333 - das 08h às 18h, dias úteis
Informações sobre processos municipais.

Disque-Sinal - 2508-5500 tecle3 – 24 horas
Reparo ou instalação de sinais de trânsito.

Disque-Transportes - 2286-8010 - No horário de 09h às 19h em dias úteis. Informações sobre multas de trânsito.
Dívida Ativa - 3523-4003 - de segunda a sexta das 8h às 20h. Canal direto para esclarecer dúvidas e encaminhar solicitações, relacionadas a IPTU, ISS, taxas municipais e outros débitos em atraso, bem como a informações gerais sobre Dívida Ativa.

Central de Atendimento Multirio - 2528-8282 - das 09h às 17h, dias úteis. Informações sobre produções de mídia para a educação, como programas de TV, publicações e web.

Patrulha Ambiental - 2498-1001 - Das 07h às 19h
Danos ao meio ambiente, poluição do ar e do solo.

TeleBuraco - 2589-1234 - das 07h às 17h30, dias úteis
Serviços de tapa-buracos e bueiros de águas pluviais.

TeleComlurb - 2204-9999 - 24 horas, 7 dias da semana - Limpeza
de logradouros públicos, remoção de entulhos, solicitação de poda
ou remoção de árvores em área pública e conservação de praças.

TeleDengue - 2575-0007 - das 08h às 20h, dias úteis
Informações sobre dengue e combate a mosquitos.

TeleOrdem - 2503-3683 - das 10h às 17h, dias úteis
Reclamações de irregularidades relativas a posturas municipais.

TeleSaúde - 2273-0846 - das 09h às 18h, dias úteis
Assuntos ligados à saúde no Município.

Vigilância Sanitária - 2503-2280 / 2215-0690 - das 08h às 18h, dias úteis. Inspeção de saúde e limpeza em locais públicos e estabelecimentos.

FALTA DE COMUNICAÇÃO


Hoje domingo,praia cheia,mar agitado,em frente à Rua Rainha Elisabeth,um casal pedia socorro.
Não fosse pela ajuda de surfistas,teriam se afogado.Distante do dois postos (entre o 9 e o 8 )nenhum salva vidas.Pedi socorro a um PM que passava pelo local dirigindo um daqueles carrinhos que fazem a ronda na orla,no sentido de tentar uma comunicação com o Salvamar.Não foi possível,ele me disse que não tinha nenhum meio de se comunicar com ninguém.
Por sorte passava uma kombi da prefeitura com um salva vidas dentro.Disseram-me que caso isso volte a acontecer ligassemos para o 193,e de lá viria o socorro.
Absurdo,um PM não ter como se comunicar com ninguém !

FEIRA HIPPIE


FEIRAS
Feira Hippie de Ipanema
Praça General Osório, s/n° Ipanema - Zona Sul
Editorial
Conhecida como Feira Hippie, a Feira de Artesanato de Ipanema já completou mais de 30 anos. A feira surgiu em 1968 com um grupo de jovens, artistas plásticos e artesãos do Movimento Hippie, que se reuniram e começaram a vender seus trabalhos na Praça General Osório. Com o tempo, o evento passou a ser reconhecido mundialmente e está na rota de pontos turísticos do Rio de Janeiro. A feira também apresentou grande crescimento e deixou de ser freqüentada apenas por turistas, tornando-se para os cariocas uma opção de passeio aos domingos. Entre os produtos expostos, o visitante pode encontrar as mais diversas opções de presentes. Desde roupas em couro, até instrumentos musicais são vendidos. A feira também cria um canal entre o grande público e os artista, estreitando essa relação. A feira costuma encantar turistas que vem em busca de uma lembraça do país. Pinturas, artigos em madeira, tecidos, brincos, esculturas de bronze e souvenir com cores da bandeira do Brasil fazem sucesso nas vendas. Para completar o programa, os visitantes também podem se deliciar com as comidas tipicamente brasileiras vendidas no local.

PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ









A Praça Nossa Senhora da Paz
Ipanema era assim: um imenso areal, com um sol esplendoroso. Um bonde, vindo de muito longe, sacolejava os passageiros que iam em busca de um local paradisíaco. Aos poucos, os moradores perceberam que o bairro necessitava de uma grande igreja. Para a construção, os moradores recorreram ao povo de Copacabana e Leme, bairros já populosos, criando muitos artifícios, entre eles, rifas, leilões, etc, a fim de que as obras não parassem. Na Praça Souza Ferreira, hoje Praça Nossa Senhora da Paz (nome dado pelo então prefeito Cônego Olympio de Mello), as dunas de areia se amontoavam.Pouco a pouco, com o calçamento das ruas e a facilidade de contato com Copacabana e o Centro, Ipanema se desenvolveu, conquistando esse progresso assombroso que a transformou num dos mais belos e cobiçados bairros da Cidade Maravilhosa.Além da maior beleza natural do bairro, a praia, hoje Ipanema tem vários pontos de atração turísticas, entre eles, a Praça e a Igreja Nossa Senhora da Paz.A Praça Nossa Senhora da Paz começou a ser projetada em 1894 com o empreendimento do Barão de Ipanema, mas somente em 31 de outubro de 1917, ela foi reconhecida e oficializada como logradouro público.Em 1918, ocorreu o primeiro planejamento de alinhamento da praça, porém, o ajardinamento só veio em 1932. Quatro anos mais tarde, no dia 15 de setembro, a Praça Souza Ferreira passou a se chamar Nossa Senhora da Paz, em homenagem a igreja que funcionava em sua esquina.Em 1956, Carlos Perry (desenhista e projetista) começou a elaborar um novo projeto para o local, que foi executado em 1957. Em 1996, a Praça Nossa Senhora da Paz passou por uma enorme e significativa reforma com o valor de R$500 mil. Todo esse investimento foi feito por uma firma privada, que adotou a praça por cinco anos. Esta parceria irá até 2001, podendo ser renovada. Hoje, a praça é considerada uma das mais bonitas da cidade do Rio de Janeiro, devido ao bom trabalho realizado pela Fundação Parques e Jardins. O local é alvo de reuniões aos fins de tarde, como a de imigrantes que se encontram às quintas e domingos, para partidas de pétanque. Um dia, eu vi que a praça era bonita para se jogar, e pedi a autorização para ficarmos num cantinho jogando. O pedido foi concedido e há dez anos, nos reunimos para momentos de descontração- afirma o francês Gigi.A Praça Nossa Senhora da Paz, em 1999, recebeu quatro estátuas que a tornaram cada vez mais bonita. As obras em ferro pertencem as fundições francesas Vald Osne que constituem seu maior acervo fora da França. Representando personificações abstratas, as estátuas devem ir para a Praça Tiradentes, após a obra que lá está sendo realizada. O gramado bem cuidado, o lago com tartarugas e garças, a limpeza e organização do local, fazem com que os visitantes se esqueçam que a praça está localizada num bairro movimentado. O que a maioria deles quer é que as outras praças do bairro, como a General Osório, tenham os mesmos atrativos.Ao lado da Praça Nossa Senhora da Paz está a Igreja que impressiona pela arquitetura gótica e árabe.A Praça e a Igreja Nossa Senhora da Paz são parte do patrimônio do bairro, compondo muitos capítulos da história de Ipanema. Cuidar dessas riquezas é como cuidar de um pouquinho de sua história.Na praça existe um monumento em homenagem ao General José Gomes Pinheiro Machado (1851-1915), feito em 1931 pelo escultor francês, Leão Veloso. Não houve festa de inauguração. O monumento foi erguido por iniciativa da Câmara dos Deputados. É constituído de uma base em degraus sob a qual eleva-se um conjunto quadrilátero, possuindo nas quatro quinas e nas quatro faces das colunas relevos em bronze. Em suas laterais existem duas figuras femininas que simbolizam a apoteose e a glória.Em 1989, o Departamento de Parques e Jardins inaugurou uma escultura da artista plástica Lúcia Guerreiro, onde duas crianças aparecem brincando de roda. A escultura foi instalada dentro do lago (foto de capa desta edição). A obra foi patrocinada pelo escritor Paulo Coelho e doada ao patrimônio cultural em 1988.A escultura tem 1,30 de altura e é feita em bronze fundido.

Hoje abandonada,virou morada de mendigos que ali passam as noites.
Nós moradores de Ipanema não conseguimos nos conformar com o total abandono em que se encontra nem com a retirada dos patos,que além de enfeitarem o lago,era a alegria das crianças frequentadoras assíduas do local. Não é verdade que os animais seriam maltratados e mal alimentados.
Queremos nossa Praça de volta e junto com ela os patos, gansos e marrecos que ali viviam em paz !