Obrigada Roberto Simões !


Ipanema valorizada,em frente à loja Roberto Simões,na Visconde de Pirajá.
Isso sim é cuidar das jardineiras !

ESTADO DE ABANDONO DE IPANEMA

Bueiro entupido na esquina de Prudente de Morais
com Joana Angélica .
Jardineira na esquina de Joana Angélica com Vieira Souto,um dos mais caros IPTUs do Rio.





Colégio Chapèuzinho Vermelho ! Totalmente abandonado,um dos colégios de tradição em Ipanema,dos anos 50,entregue à própria sorte,enfeiando a Rua Prudente de Morais,quase esquina com Garcia D'Ávila.
Uma tristeza para quem ali estudou,e educou seus filhos.

GAROTA DE IPANEMA


Garota De Ipanema
Tom Jobim
Composição: Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes

Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
Num doce balanço, a caminho do mar
Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar
Ah, porque estou tão sozinho
Ah, porque tudo é tão triste
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha
Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo sorrindo se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor








Praia de Ipanema, vista do Arpoador - Foto de José Conde da Rocha
Ipanema era só felicidade...
Antes da "era Sérgio Dourado" esta frase definia bem aquela larga faixa de terra e areia que se situava entre o mar e a lagoa.

Quem viveu por aqui há uns trinta, quarenta ou mais anos deve estar lembrado da Churrascaria Pirajá e da jaguatirica que lá existia, do Cinema Astória (depois TV Excelsior), da Casa Reis (papelaria do meu amigo Manoel Reis, que está lá até hoje), do Foto Máximo (onde revelei os meus primeiros filmes), da Sorveteria do Morais.
Ainda existe o largo conhecido por Bar Vinte, assim chamado porque a Rua Visconde de Pirajá se chamava Rua Vinte de Novembro e havia um "Bar Vinte de Novembro" naquele local em que o bonde fazia a volta. Ali já houve um posto de gasolina e, quando criança, lá se vão mais de cinqüenta anos, era tratado como se automóvel fosse, tomando uma ducha ao voltar da praia. Era a época em que só havia casas e pequenos prédios em Ipanema.
Ipanema tem muitas histórias. Estas, espero, começarão a aparecer e a enriquecer esta página a ela dedicada.
Sabendo da minha intenção de escrever sobre Ipanema, amigos me telefonam dando suas idéias e sugestões:
-- Não esqueça de mencionar o Zepelin, e aquela Churrascaria que o Vinicius adorava freqüentar! Há muita coisa a recordar!
Ipanema está pronta para receber suas histórias.

IPANEMA - 110 ANOS
A história de Ipanema
Globo Online - 22 de abril de 2004Enquanto você lê este texto, um novo modismo deve estar surgindo em Ipanema. Apesar dos 110 anos, o bairro continua cheio de charme. E de novidades. A data do aniversário é comemorada em função da fundação da Villa Ipanema, 1894.Os primeiros moradores foram os índios tamoios. Por volta de 1575, os colonizadores portugueses dizimaram os índios e ali instalaram o Engenho Del Rei. Em 1609, as terras foram doadas a Sebastião Fagundes Varela, que trocou o nome do lugar para Engenho Nossa Senhora da Conceição. O Engenho foi acumulando prejuízos até ser desapropriado e leiloado pelo rei dom João VI, em 1808. A área era conhecida como Praia de Fora e mudou de mãos várias vezes até ser comprada pelo comendador Francisco José Fialho, que a repassou ao filho, José Antônio Moreira Filho. Mais conhecido como.... Barão de Ipanema.Quando o Barão de Ipanema herdou o terreno, em 1886, a área nada mais era que um desvalorizado areal da Fazenda Copacabana. Só era possível chegar de canoa, de barco ou a pé. Apesar dos obstáculos naturais, ele decidiu explorar a área comercialmente. A planta do futuro bairro já mostrava 19 ruas e duas praças. Em 1884 surgia a Villa Ipanema, com ruas e lotes colocados à venda.Em 1892, entra em funcionamento uma linha de bonde puxada a burro sobre trilhos de madeira móveis entre Botafogo e a atual Praça Serzedêlo Correia, em Copacabana. Em 1894, a linha foi estendida até o Posto 6, na época conhecido como Praia da Igrejinha. No mesmo dia, o barão inaugurou uma linha de bonde não oficial, ampliando o trajeto até a Villa Ipanema. Foi aí que o negócio deslanchou e o barão começou a vender suas terras, principalmente a imigrantes alemães, franceses, judeus e italianos.Ipanema cresceu, mesmo que um pouco isolada do resto da cidade. Nos anos 40 e 50 não existia sequer uma boate por ali. Mas a partir da década de 60, o bairro começou a exportar modismos. Foi lá que a bossa-nova se estabeleceu, que Leila Diniz brilhou, que a Banda de Ipanema passou. Nos anos 70, surgiram "as dunas do barato", o local de encontro da geração desbunde. Nos anos 80, o bairro viu nascer nas suas areias o Circo Voador. Ipanema teve verões marcantes como o "da lata" e o "do apito". E fez a moda entrar na moda com lojas que ficaram para a história como a Bibba, a Blu Blu e a Company.E agora mesmo, um passeio pelas ruas arborizadas do bairro pode revelar novos ateliês ou simpáticos cafés. O bairro não pára.

Pôr-do-sol em Ipanema - Foto de Percy Thompson
Visão do paraíso
Zuenir Ventura
A cerimônia se repete todo dia. No começo da noite, quando o sol acaba de cumprir o seu trajeto habitual e desaparece lá pelos lados do Vidigal, os banhistas da Zona Sul se levantam da areia e aplaudem de pé. Os moradores já estão acostumados com o ritual. De casa ouço o barulho das palmas, dos assovios, de gritos e exclamações que se espalham pela Praia de Ipanema entre 19h30m e 19h45m. Às vezes vou ver.São jovens que não eram nascidos no verão de 68/69, quando o costume foi lançado num "dia de exportação", como se dizia. Diante de um pôr-do-sol como esses de agora, o jornalista Carlos Leonam não se conformou: "Essa tarde merece uma salva de palmas!" Imediatamente, o grupo em que estava na altura do Posto 9 - Glauber Rocha, Jô Soares, João Saldanha, entre outros - deu início aos aplausos. Depois, o publicitário Roberto Duailib consagrou a cena, recriando-a num comercial de bronzeador para a televisão. A cidade que, segundo Nelson Rodrigues, vaiava até minuto de silêncio era capaz, também, de aplaudir o entardecer.De lá para cá, tudo mudou - o país, a cidade, o mar, a praia, menos o sol. Em forma de enorme bola de fogo, ele continua realizando sua lenta e cuidadosa operação de descida em direção ao mar. Durante os 10 minutos que leva para mergulhar por inteiro, a praia lotada permanece observando em contrito silêncio, à espera da explosão final.Na terça-feira passada, porém, foi diferente. O boletim do tempo informara que o céu estaria nublado e que a lua nova se encontrava em transição, como o país. O sol deveria se pôr às 19h43m, mas chegou um pouco atrasado e escondeu-se atrás de estranhas nuvens luminosas, estreitas, dispostas em grupos como se fossem pinceladas ralas e irregulares sobre o azul. A meteorologista Marlene Leal, a quem recorri no dia seguinte, explicou que aqueles "rabos-de-galos" eram formados por diminutos cristais de gelo situados a grandes altitudes. E que o delírio de luz e cor que me deslumbrara ocorria por causa da incidência dos raios solares sobre os cristais. Um mero fenômeno de reflexão chamado cirro-estrato.No entanto, para a jornalista da TV italiana que estava fazendo uma reportagem sobre a violência no Rio, era outra coisa. Das pedras do Arpoador, câmera na mão, ela não sabia o que admirar mais: se o espetáculo do pôr-do-sol ou o da salva de palmas. Viera atrás do inferno e estava ali, atordoada pela beleza, diante de uma visão do paraíso.


CURSO DE PORTEIROS





Encerrado o terceiro curso de porteiros,oferecido pelo 23ºBPM.Os diplomas foram entregues pelo Comandante,Coronel Millan.

Ineressante ressaltar ,as livrarias Argumento e Travessa,deram brindes,tais como ,dois CDs e dois livros,para que fossem dados aos quatro primeiros colocados.

É necessária a ajuda de todos para que se formem mais turmas.Falem com seus síndicos,no sentido de inscreverem seus porteiros.

O próximo curso terá início no dia 21/7.

Entre em contato com César Fontelles,através de seu e mail;


AGRADECIMENTO AO SR.RODRIGO BETHLEM

Agradecimentos ao Sr.Rodrigo Bethlem,pela rápida resposta dada a um dos nossos colaboradores,no sentido da nos ajudar a salvar a Praça Nossa Senhora da Paz,que está no completo abandono.

Assunto: FW: PRAÇA N.SRA.PAZ

Date: Mon, 14 Apr 2008 19:27:33 sscap@segov.rj.gov.br:
Caro Távora,


Vamos tentar ajudar a prefeitura adotar a praça.
Acho que é um modelo que já deu certo.


Atenciosamente,


Rodrigo Bethlem

Prezados Senhores,
Gostaria da ajuda do IpaBacana no sentido de uma melhor conservação da Praça N.Sra.da Paz, pois nós que moramos por aqui estamos acompanhando vários pontos negativos: . árvores cinquentenárias estão sem quaisquer cuidados, cheias de ervas de passarinho e outras doenças; . canteiros estão sendo usados como banheiros públicos; . muitos desocupados dormindo na praça dia e noite; . as grades estão danificadas e os desocupados entram pelos buracos das mesmas; . a iluminação é precária e as luzes não estão sendo acesas; . em frente à praça ,na rua Joana Angélica, junto ao Banco do Brasil,vários desocupados mendigam forçando pessoas que passam por ali; . sumiram com os patos, gansos e outros animais. Entrei em contato com a Prefeitura para relatar os fatos e disseram que a responsabilidade é do Parque e Jardins; já Parque e Jardins responsabiliza a Prefeitura; porisso estou relatando à V.Sas. para que vejam o que possa ser feito e a quem pedir socorro! Na óportunidade, venho agradecer a colocação de sinais de pedestres nas ruas Joana Angélica , Farme de Amoedo e Teixeira de Melo. Atenciosamente,

RUA VISCONDE DE PIRAJÁ



Este buraco aumenta de tamanho a cada dia que passa! Está localizado quase em frente ao mercado Zona Sul,que fica perto da Garcia d'Ávila.

AVENIDA VIEIRA SOUTO



Estado em que se encontra o asfalto do lado da ciclovia,em toda a extensão de Ipanema.

VAZAMENTO CONSERTADO


Agradecimentos ao Sr. Prefeito César Maia pelo rápido atendimento .
Obrigada ! Ipanema agradece

VAZAMENTO CONSERTADO



Após e mail mandado ao Sr. Prefeito César Maia,o conserto foi feito.

Obrigada ! Ipanema agradece.

VAZAMENTO CONSTANTE



Sr.Prefeito César Maia,
Lhe fiz um pedido através de fotos outro dia,o senhor decidiu checar e constatou a veracidade das mesmas.O conserto foi feito e agradeço por isso,ou melhor Ipanema agradece.
Mais uma vez seguem fotos de um vazamento que há dias desperdiça muita água limpa e ninguém toma providências,apesar de já ter sido reclamado.Confio no Sr.,para que esse problema seja resolvido o mais breve possível.
Agradeço desde já.OBRIGADA

RUA PRUDENTE DE MORAIS ,ESQUINA C/GARCIA D'ÁVILA,EM FRENTE À ACADEMIA PROFORMA.

Abandono da Praça N. Sra. da Paz - Mais um capítulo

Esse assunto, que já vem de longuíssima data e é motivo de constante reclamação dos voluntários do PSI, foi mais uma vez retratado de forma muito realista pela repórter
Renata Victal, no JB On Line (clique aqui para ver a matéria). Onde está a prefeitura? Onde está o alardeado processo de adoção da Praça?

Mais um estúpido acidente de trânsito


Esse acidente ocorreu antes das 08:00h da última quinta-feira, na esquina de Visconde de Pirajá com Prudente de Moraes. E ocorreu simplesmente porque o motorista do Taxi, como já virou costume da maioria dos motoristas que transitam por Ipanema, ignorou o sinal vermelho na Vinicius de Moraes (ele disse que "o sinal estava com defeito"). Quando a PM chegou, o motorista devia ter sido multado e preso, pois avanço de sinal pode-se facilmente ser convertido em homicídio. Mas é claro que isso não aconteceu. O que aconteceu foi o bloqueio do trânsito bem no horário do rush, com a incrível demora de 20 minutos da PM em aparecer, mesmo com mais de um chamado para o "190".

Todos os dias presenciamos muitas infrações de trânsito no bairro, inclusive gravíssimas. A repressão e o patrulhamento de trânsito não existem em Ipanema. Não há multas e não guardas. Assim, os "donos da rua" loteiam os espaços e instalam estacionamento nos lugares mais absurdos. É um trânsito doente, onde não há civilidade, educação e nenhuma noção de respeito às leis. Uma vergonha diariamente praticada por todos, sejam ricos moradores, classe média, visitantes, táxis e carros de serviço.

A Guarda Municipal, que assumiu o trânsito, não funciona em Ipanema!

Ata da 20a. Reunião do PSI

ATA DA VIGÉSIMA REUNIÃO.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – AUDITÓRIO
DO TRIBUNAL DO JÚRI.
R. Joana Angélica – Ipanema
Dia: 6/05/2008
HORÁRIO: 18H
COORDENAÇÃO: Ignez Barreto
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 20

TÓPICOS ABORDADOS:

1- O assunto de maior vulto desta reunião foi o encontro sobre o IPABACANA que acontecerá na segunda-feira, dia 12/5, no Hotel IPANEMA PLAZA, conforme convite já expedido. Nessa oportunidade serão debatidos os objetivos da operação que contará com o apoio do INSTITUTO ATLÂNTICO como seu Gestor. Será verificada a possibilidade dos moradores de Ipanema contribuirem com verba para financiamento da mencionada ação que terá gasto mensal em torno de R$ 40.000,00. Foi constituído grupo que organizará a da reunião. Continuamos a afirmar que toda e qualquer denúncia também pode ser enviada para sscap@segov.rj.gov.br ou pelos telefones 2299-5300/5770, em dias úteis no horário de 9h às 19h.

2- O grupo que coordena o Programa de Reciclagem de Lixo comentou sobre as visitas feitas a locais onde a ação é sistematizada e ainda os contatos realizados com técnicos especializados no assunto que já proporcionam tal trabalho em condomínio do bairro com sucesso absoluto. Ressaltaram que, caso consigam administrar outro condomínio nos mesmos termos, fariam o projeto sem ônus para o bairro.

3- O Ministério Público interpelou a Prefeitura sobre a realização de eventos nas praias. O MP aguarda resposta.

4- Os participantes do Projeto de Segurança de Ipanema também necessitam buscar as causas dos problemas do bairro para que as ações sejam eficazes e incrementais na sua origem. Como exemplo, pode-se citar a cartilha distribuída pela OPERAÇÃO IPABACANA orientando a população em alguns comportamentos educacionais.

1- PRÓXIMA REUNIÃO: DIA 20/5/08, MESMO LOCAL E HORÁRIO. projetodeipanema@terra.com.br
http://psipanema.blogspot.com

ATENÇÃO PARA A OBSERVAÇÃO ABAIXO

CURSO DE PORTEIROS: próxima turma começando dia 12/5 nohorário de 13h 30min às 17h, no 23º BPM. Basicamente são palestras destinadas a empregados, síndicos e moradores de condomínios, focando o quesito segurança, visando a prevenção de roubos e furtos em edifícios.

Os empregados são alertados quanto a:
- cuidados na portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- atenção nas imediações do edifício;
- acesso à garagem;
- instruções gerais.

Os síndicos são alertados quanto a:
- contratação de empregados;
- a portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- equipamentos de segurança e
- acesso à garagem.

Os moradores são alertados quanto a:
- entrada e saída do prédio;
- contratação de empregadas domésticas;
- vizinhos.

Também comparece um técnico da Comlurb que ministra palestra sobre lixo, quem o produz e como deve ser adequadamente tratado.
(INSCRIÇÕES NOS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS ACIMA)