Acidente na Prudente de Moraes - Esse é o nosso trânsito



Aconteceu nesta madrugada um acidente por total desrespeito às leis. Foi na esquina de Prudente de Moraes e Vinicius de Moraes (vejam fotos). Acidentes são comuns nas vias do bairro, por um motivo muito simples. NÃO HÁ POLICIAMENTO DE TRÂNSITO! Desde de que a Guarda Municipal "assumiu" o trânsito na Zona Sul, não se vê mais guardas patrulhando o trânsito, que fica mais caótico a cada dia.

Motoristas não respeitam as leis! Sinais vermelhos são solenemente ignorados, a qualquer hora do dia. Estacionamento irregular e paradas em locais proibidos acontecem o tempo inteiro, sendo que alguns motoristas ligam seus "pisca-alertas", como se isso tornasse legal a parada. Vans piratas aumentando em grande número, com seus "cobradores" pendurados nas janelas, dando um aspecto selvagem ao transporte público alternativo. Excesso de velocidade então, é constante. Faixa de pedestres invadidas por dondocas e motoristas sem consciência, geralmente falando em seus celulares.

Isso tudo acontece sem que haja um único guarda para reclamar ou para multar. A Prefeitura tem que assumir o trânsito "de fato". Tem que colocar mais efetivo na rua e pardais em todas as vias de movimento, para garantir o respeito à sinalização e ao limite de velocidade.

Conquistas

Para mostrar que o nosso interesse e participação são as únicas armas que temos e que podem mudar as condições atuais do nosso bairro, alguns exemplos do que tem acontecido após várias denúncias e reclamações dos voluntários do PSI:

- Vários sinais de pedestres recolocados em várias ruas;
- Buracos em calçadas sendo tapados;
- Iluminação da Nossa Sra. da Paz sendo consertada;
- Aceleração do processo de adoção de praças;
- Presença da Guarda Municipal entre 12:00 e 14H e após às 18:00h em pontos da Visconde de Pirajá, impedindo a ação de ambulantes;
- Operações do Ipabacana sempre acontecendo nos pontos denunciados;
- Inauguração de Policiamento Comunitário da PM, nos arredores da Praça General Osório, pelo 23o BPM;
- Reaparecimento, mesmo ainda não constante, do PM que patrulha as imediações da Vinícius de Moraes.

São pequenas vitórias que, somadas, melhora a condição geral de ordem e segurança do bairro. Se cada vez mais exercemos nossa cidadania, mais vitórias teremos. Participe e faça suas denúncias!

Projeto de Segurança de Ipanema
projetodeipanema@terra.com.br

Subsecretaria de Estado de Governo - Coordenação do Ipabacana
sscap@segov.rj.gov.br
2299-5300 e 2299-5770 (Horário Comercial)