Ata da Décima Nona Reunião

ATA DA DÉCIMA NONA REUNIÃO.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – AUDITÓRIO
DO TRIBUNAL DO JÚRI.
R. Joana Angélica – Ipanema
Dia: 8/04/2008
HORÁRIO: 18H
COORDENAÇÃO: ROGÉRIO

TÓPICOS ABORDADOS:

1- Neste mês de abril o PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA está completando 1 ano. Registre-se que uma de suas maiores realizações é a retomada da ação de cidadania dos moradores, o que trouxe como principal conseqüência, em íntima coordenação com a Secretaria de Governo Estadual, a implementação das OPERAÇÕES DO IPABACANA, que têm se repetido e são alvo de varias manifestações de apoio da comunidade.

Suas operações, ainda iniciais, constam de incursões pelo bairro, com todo o apoio operacional e social, com o objetivo de recolher mendigos, moradores de rua, observação de pontos de maior perigo.

Toda e qualquer denúncia também pode ser enviada para sscap@segov.rj.gov.br ou pelos telefones: 2299-5300/5770, dias úteis no horário de 9h às 19h, além do nosso e-mail projetodeipanema@terra.com.br
.

2- A Secretaria de Ação Social da Prefeitura do Rio de Janeiro tem sido bastante reticente no apoio e atuação junto às reivindicações e necessidades do bairro. Em conseqüência agendaremos reunião com funcionários daquele órgão para acerto de detalhes.

3- Foi ressaltada a boa vontade demonstrada pelas Lojas Americanas no que se refere ao lixo deixado na calçada, incentivando os catadores de papel.

4- Foi solicitado que os projetos coordenados pelos diversos grupos tenham maior transparência durante as reuniões e permitam a participação de outros componentes. Rogério esclareceu que não existe falta de transparência e que todos os assuntos são exaustivamente debatidos, e que o projeto , como não pode deixar de ser, está aberto a todos que queiram trabalhar.

5- Registra-se o trânsito caótico que tomou conta das ruas do bairro,aparentemente por dois motivos principais: A TRANSGRESSÃO DE MOTORISTAS QUE NÃO RESPEITAM LEIS DE TRÂNSITO E INEFICIÊNCIA DA GUARDA MUNICIPAL NÃO COIBINDO AS INFRAÇÕES.

6- É necessário que o Pólo Gastronômico viabilize alguma forma de atuação quanto ao barulho provocado pelos freqüentadores pois os moradores da R. Jangadeiros
apresentaram reclamações a este respeito.

Os participantes do Projeto de Segurança de Ipanema também necessitam buscar as causas dos problemas do bairro para que as ações sejam eficazes e atacadas na sua origem. Como exemplo, pode-se citar a cartilha distribuída pela OPERAÇÃO IPABACANA ensinando a população alguns comportamentos educacionais.

7- PRÓXIMA REUNIÃO: DIA 6/5/08, MESMO LOCAL E HORÁRIO.

Elaboração da Ata: Julio Sergio dos Mares Guia - 9/4/08

ATENÇÃO PARA A OBSERVAÇÃO ABAIXO

CURSO DE PORTEIROS: Basicamente são palestras destinadas a empregados, síndicos e moradores de condomínios, focando o quesito segurança, visando a prevenção de roubos e furtos em edifícios.

Os empregados são alertados quanto a:
- cuidados na portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- atenção nas imediações do edifício;
- a garagem e
- instruções gerais.

Os síndicos são alertados quanto a:
- contratação de empregados;
- a portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- equipamentos de segurança e
- a garagem.

Os moradores são alertados quanto a:
- entrada e saída do prédio;
- contratação de empregadas domésticas e
- os vizinhos.

Também comparece um técnico da Comlurb que ministra uma palestra sobre lixo, quem o produz e como deve ser adequadamente tratado.
(INSCRIÇÕES NOS ENDEREÇOS ACIMA)

Preso PM suspeito de participação na máfia dos flanelinhas

Um policial militar foi preso nesta segunda-feira (7) sob acusação de envolvimento na máfia dos guardadores de carro no Rio de Janeiro. No domingo (7), o Fantástico mostrou imagens de grupos agindo como se fossem donos das ruas.

Segundo a corregedoria da Polícia Militar, o sargento Jefferson Salvador Lima ficará preso administrativamente no Batalhão de Copacabana, na Zona Sul.

Agentes da Delegacia de Polícia Judiciária, no Méier, no subúrbio, ouviram o policial na tarde desta segunda. O depoimento não foi divulgado. A corregedoria informou que outros policiais militares suspeitos de envolvimento também serão investigados.

De acordo com a polícia, o sargento do PM Jefferson Salvador Lima aparece numa denúncia feita por um guardador, que diz ter sido ameaçado de morte e obrigado a trabalhar para o militar.

Ainda segundo a polícia, o sargento assinou o crachá de um flanelinha como presidente da cooperativa de guardadores, o que é proibido para policiais.

Ganha um ticket de estacionamento quem adivinhar o nome do sargento que foi visto nas ruas de Ipanema recebendo propina na cara dos passantes, em plena luz do dia. A denuúncia foi encaminhada à PM.

Quando os cidadãos se unem e usam a inteligência, acaba a impunidade.

Copabacana e Ipabacana em ação hoje

Vejam no link abaixo a operação da Secretaria de Governo do Estado, liderada pelo Rodrigo Bethlem, realizada hoje em Copacabana e Ipanema.

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL392902-5606,00-GOVERNO+RECOLHE+PESSOAS+NAS+RUAS+DA+ZONA+SUL.html

O Projeto de Segurança de Ipanema cumprimenta e oferece seu apoio.

O exemplo vem de cima - calçada do Country Clube


Essa é a calçada do Country Clube nos finais de semana. Carros sobre a calçada, e na rua em fila dupla ou tripla.

Vejam o post anterior.

Qual a diferença entre o mecânico malandro da Bulhões e os bacanas do Country ?

Quando se tratada de educação e respeito, muito pouca.

Ipabacana neles !

Mais uma vitória - Ipabacana remove fusca malandro


O fusca acima ficava estacionado na Bulhões de Carvalho, quase esquina com Francisco Otaviano. O dono o usava como oficina móvel, e usava a rua, que é propriedade pública, como local para consertar veículos.

Malandro. Fazia, e ninguém ligava. Já tem tanta coisa errada, não é mesmo ? Que problema tem o mecânico ganhar sua vida consertando carros na rua ?

Tem problema sim. Isso é profundamente errado - como é errado avançar com mesas de bar sobre a calçada, estacionar sobre ela, fazer churrasquinho nas esquinas. As calçadas e as ruas são de todos, especialmente das crianças e dos idosos, os primeiros a ser afetados por essas malandragens.

O mecânico trabalhou à vontade, durante anos. Até que alguém passou, viu que estava errado, e resolveu fazer alguma coisa.

Um voluntário do PSI. Que ligou para o Ipabacana.

O Ipabacana advertiu o mecânico. O fusca não está mais lá.