Megaeventos em Copacabana - MP finalmente intervém

Após o show da cantora Cláudia Leite no último domingo em Copacabana, onde os organizadores esperavam 100 mil pessoas, mas acabou contando com 500 mil, o bairro sofreu duras agressões e danos.

Com o já tradicional jogo de empurra da prefeitura e do governo do Estado, as desculpas se multiplicam para explicar as causas deste atentado, muito semelhante aos acontecidos em Ipanema no carnaval e réveillon. De acordo com o que ficou definido na nossa última reunião, o PSI vai pesquisar a melhor forma e elaborar uma ação a ser impetrada junto ao Ministério Público, para que não precisemos, mais uma vez, lamentar após o fato ocorrido.

A população de Ipanema tem que participar e ter o direito de opinar sobre o tipo de evento que quer para o bairro. Vivemos aqui e somos desrespeitados a todo instante e a cada feriado pelas idéias de gosto e intenções duvidosas dos encarregados de planejar e emitir licenças para estes eventos.

Veja aqui detalhes sobre a ação do Ministério Público em Copacabana.

Denúncia - Rua Teresa Aragão

Esta mensagem foi enviada ao Sub-Secretário de Estado, ao Comandante do 23º BPM, ao Delegado Titular da 14ª e ao Comando da Guarda Municipal na área:

"Senhores,
Temos recebido denúncias de que estão ocorrendo assaltos frequentes na rua Teresa Aragão, trecho entre o Supermercado Zona Sul e Av. Rainha Elisabeth.
A ação de flanelinhas achacando e ameaçando motoristas também foi denunciada, principalmente na Rainha Elisabeth, nas proximidades da Teresa Aragão.
Solicitamos providências.

Projeto de Segurança de Ipanema"

Ata da 14a. Reunião

Atividade que tem como objetivo proporcionar a melhoria da segurança para o bairro a partir de participação voluntária de seus moradores.

ATA DA DÉCIMA-QUARTA REUNIÃO.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – AUDITÓRIO
DO TRIBUNAL DO JÚRI.
R. Joana Angélica – Ipanema
Dia: 12/02/2008
HORÁRIO: 18H
COORDENAÇÃO: IGNEZ BARRETO
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 20 MORADORES

TÓPICOS ABORDADOS:

1- CAOS URBANO NO RÉVEILLON E CARNAVAL
Foi constituído grupo de trabalho que elaborará documento a ser enviado ao Ministério Público, Prefeito, sub-prefeito e outros órgãos que competem à organização de eventos, com o intuito de regular àquelas festas em 2008/09 e evitar o caos de 2007 e carnaval de 2008.

2- O projeto de parceria com o IPABACANA está em continuidade sob a coordenação de Roberto Motta, sendo importante que continuem as denúncias e fotos pois todos são encaminhados e prontamente atendidos pela Sub-Secretaria de Estado.

3- O PAC no Cantagalo já está em realização com atuação importante da Secretaria de
Ação Social. Conforme reunião passada, ficou estabelecido o Grupo de Trabalho que fará o acompanhamento e avaliação dessas obras; Daniel Plá, Maria de Lourdes, Ruth Medeiros, Vanda Mavegaz. O contato na secretaria de obras é Vicente Loureiro.

4- Foi contatada assessoria jurídica voluntária para o apoio legal às ações do PSI junto aos órgãos competentes.

5- Será realizada a segunda turma de capacitação de porteiros no período de 18 a 20 de fevereiro no 23º Batalhão da PM, horário de 13h às 17h. Inscrições ainda estão abertas.

6- Outros assuntos:

- A Secretaria de Ação Social através da funcionária Josely (tel: 97883701), acata e promove prontamente o recolhimento de moradores de rua.
- Serão realizadas outras ações para mobilizar a população tais como: distribuição de panfletos, exibição das faixas do IPABACANA em locais permitidos.
- Necessita-se de maior número de pessoas que possam trabalhar nas frentes de ação, como também, sente-se falta de maior interesses dos síndicos dos condomínios.
- O Banco de Empregos está em processo de replanejamento e deverá ser reativado proximamente, sob a coordenação de Julio Sergio dos Mares Guia.
- Denúncias e sugestões deverão ser encaminhadas para:
http://psipanema.blogspot.com ou projetodeipanema@terra.com.br

Elaboração da ata: Julio Sergio dos Mares Guia