Condições de trabalho da PM - Melhorias

Uma de nossas lutas é que as polícias tenham uma melhor condição de trabalho, sejam equipamentos de proteção, viaturas e salários.

Os policiais militares, por meio do Grupo dos Barbonos, vêm fazendo diversos protestos por estas bandeiras da corporação, o que resultou , inclusive, na queda do Comandante Geral da Corporação. Polêmicas com relação à legitimidade das manifestações a parte, uma vez que a PM é um órgão militar e tais manifestações feririam seu regimento interno, o fato é que isso acelerou o processo pela busca de melhorias para a tropa.

O PRONASCI, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania do Governo Federal, vai dar uma bolsa de R$ 400,00 para os policiais de baixa renda (Praças) que forem trabalhar na segurança das obras do PAN e que frequentarem cursos de aperfeiçoamento oferecidos pelo Governo. Paralelo a isso, a Secretaria de Segurança Pública do Rio anunciou um adicional de R$ 500,00 para todos os Praças da Corporação, independente da verba do Governo Federal.

Ainda, hoje foi anunciado que esta semana se inicia o recebimento das 672 viaturas compradas com o novo sistema de manutenção terceirizada da tropa, o que, além de melhorar as condições de trabalho e atendimento à população pela PM, vai liberar 120 policiais que hoje são lotados nas oficinas dos batalhões. A transferência definitiva dos veículos comprados para a segurança do PAN também foi anunciada (veja aqui).

Também foi anunciado que a SSP do Rio fez um acordo com a Marinha, que vai repassar para a PM do Rio 500 Fuzis e 1.000 carregadores. A Marinha vai, também, fazer a manutenção dos veículos blindados e de viaturas da PM (veja aqui).

O PSI vê essas atitudes da SSP e do Governo do Estado com satisfação. Reconhecemos um esforço legítimo que, embora tardio, está sendo feito, embora ressaltemos que seja importante que a busca de soluções para os problemas da polícia fluminense seja constante.

Esperamos também que a PM, instituição de 200 anos, que nem sempre teve sua atuação norteada pelo Governo, pois até foi muitas vezes abandonada por vários deles, e que muitas vezes faz suas próprias regras, dificultando uma implantação de uma política de segurança mais globalizada, dê o seu retorno. Que seus comandantes reconheçam o esforço do Estado e consigam, finalmente, melhorar o atendimento à população, que se sente abandonada.

Acima está a cópia do carnê de IPTU 2008 de um de nossos voluntários, morador da rua Francisco Otaviano. Depois seguem algumas fotos da Francisco Otaviano e da praia de Ipanema nesse domingo.


Feirinha na calçada da Francisco Otaviano, sempre em frente à entrada do Parque Garota de Ipanema. Acontece todos os finais de semana de verão. Na foto, o carrinho de cachorro quente, com salsichas fervendo dentro de uma panelinha sobre fogo aberto.



Uma vista do trecho da Francisco Otaviano, entre o Parque Garota de Ipanema e a Vieira Souto. O estacionamento ilegal na rua, ao longo da ciclovia, começou no final do ano e virou hábito.


Trecho da Vieira Souto, pista do mar, em frente à rua Joaquim Nabuco. A avenida inteira está tomada por ambulantes, como os que se vê na foto.




No calçadão da Vieira Souto, uma senhora vende churrasquinho.

Na foto, uma bomba elétrica, proibida pela lei, serve ao chuveiro de um barraqueiro, exatamente em frente ao Posto 8. A bomba é alimentada por um gato cujos fios correm sob a areia. Ao lado, uma barraca da Guarda Municipal.