Drogas no Calçadão - Venda e Uso indiscriminados

Enviamos às autoridades a seguinte denúncia, recebida dos nossos voluntários:

"Temos recebido várias denúncias sobre a venda e uso de drogas no calçadão. Diariamente, em frente à Joana Angelica, um grupo de hippies que vende artesanato se reune após as 17:00 horas. É composto de uma moça loura, um rapaz moreno e um senhor de cabeça branca, todos fumando maconha livremente, sendo que algumas vezes também vendendo e usando cocaína. A cena choca as familias que passam.

Tal fato se repete no prolongamento do calçadão do Arpoador, principalmente às noites de fim de semana.
Até quando??

Projeto de Segurança de Ipanema"

Cobrança às autoridades – E a devida resposta!

Caros cidadãos,

Um dos nossos grandes desafios, senão o maior, é fazer o Poder Público atender às nossas demandas. E temos feito de tudo para atingimos este objetivo. Sabemos que colhemos algumas pequenas vitórias, mas nossos resultados ainda são incipientes. Para combater essa realidade, não pararemos de lutar.
Seguindo essa linha, enviamos na segunda-feira a seguinte o Sub-Secretário de Governo Rodrigo Bethlem:

“Assistimos na última quinta, dia 17 jan 08, mais uma ação da IPABACANA. Nossos cumprimentos pela iniciativa, que está sendo recebida com entusiasmo pelo bairro. O foco era multar e apreender kombis, vans etc. em situação irregular. Apoiamos com ênfase tais ações, mas vemos com preocupação que, se as mesmas não forem rotineiras, de nada adiantarão para restaurar a ordem urbana dilapidada por inações irresponsáveis. Operações aleatórias não resolvem o problema. Os infratores são insidiosos, voltam em seguida.
Senão vejamos: de acordo com varias denúncias que temos recebido, apenas dois dias depois da ação, no sábado dia 19, a situação era a mesma. Somente no quarteirão entre Joana Angélica e Maria Quitéria havia nove kombis servindo de estocagem para ambulantes em situação irregular.
Igualmente de nada adiantou a primeira operação na esquina da Barão da Torre com Teixeira de Mello. A situação piorou! Catadores com suas carroças tornaram o trecho intransitável, sem falar na sujeira que habita toda a área.
Da mesma forma, em frente à Escola Municipal Marilia de Dirceu, na sua própria calçada, convivendo com os alunos, proliferam ambulantes e à noite moradores dormem no local, sujando tudo. A população de Ipanema faz um apelo para que estas ações sejam rotineiras! Enquanto isto, as perguntas que continuam sem respostas:
- Por que os que podem ser considerados suspeitos de pertencerem à gangue de assaltantes que usam bicicletas não são parados para revista? Eles continuam trafegando livremente.
- Por que os hippies continuam no calçadão?
- Por que as ruas continuam esburacadas? - Por que as praças estão largadas, sujas?
- Por que os ciclistas continuam no calçadão sem serem molestados? - Por que vários sinais estão danificados sem substituição?
E por aí vai, todas as denúncias que têm sido repetitivas e exaustivamente informadas. Aliás, basta sair dos gabinetes e andar pelo bairro. Depositamos muita esperança na Operação Ipabacana. Solicitamos também à valorosa PM , 14DP e Guarda Municipal que continuem e intensifiquem suas ações.

Atenciosamente,

Projeto de Segurança de Ipanema”

E a resposta veio hoje da seguinte forma:

"Nossas operações são rotineiras. Ainda ontem levamos 17 moradores de rua só em Ipanema e Leblon e mais 5 foram para a delegacia para averiguação. Não iremos parar apesar das dificuldades com SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e com a COMLURB que dificultam limparmos, por exemplo, a Teixeira de Melo.

Atenciosamente
Rodrigo Bethlem"


De fato, hoje foi possível observar a ausência de alguns dos já conhecidos mendigos do bairro. Parabéns pela ação e pela resposta, Sr. Sub-Secretário. Espero que nos dê motivos para outras parabenizações. Contamos com isso!

Choque de Ordem - Onde?


Conforme podemos ver aqui, a Operação Ipabacana, que voltou a panfletar na praia seu folheto de propaganda neste fim de semana, fez uma operação nesta última quinta-feira, 17/01 (Veja aqui, no O Globo On Line). O foco era multar e apreender Kombis, Vans e Motos irregulares.

Como já dissemos (e colocamos faixas pelo bairro), o PSI apóia a Operação Ipabacana, mas somente se ela fizer o que esperamos, que é uma presença constante e efetiva para restaurar a Ordem Urbana do bairro. Operações aleatórias não vão resolver o problema, pois sabemos que o sucesso dessa empreitada está intimamente ligado à perseverança.

Para dar um exemplo de ineficácia das operações esporádicas, esta foto é do último sábado, dia 19/01, apenas 2 dias após a operação publicada nos jornais. Somente no quarteirão entre Joana Angélica e Maria Quitéria, às 10:00h, eram nada menos que 9 Kombis! Todas para a estocagem de mercadorias dos ambulantes.
Senhor SubSecretário, esperamos que faça o que nos prometeu: sufocar os desrdeiros e nos devolver o espaço público do bairro.