RÉVEILLON 2009

Polêmica

Prefeitura cancela réveillon na Praia da Ipanema por falta de apoio da PM

Publicada em 18/12/2008 às 11h51mCBN e Rafael Galdo - O Globo

RIO - Depois de muita polêmica, os produtores do réveillon de Ipanema finalmente bateram o martelo e cancelaram oficialmente a festa que seria realizada na Praia de Ipanema. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Rubens Medina, o motivo seria a falta de apoio da Polícia Militar. A autorização para a festa de réveillon na orla de Ipanema foi negada no fim do mês passado pelo comando do 23º BPM (Leblon). A festa na Praia do Flamengo corre risco de ter o mesmo destino, mas os produtores da festa de fim de ano ainda estão buscando autorização.
O secretário municipal de Turismo já havia afirmado que precisava de uma resposta das autoridades ainda esta semana, a tempo de liberar o calendário da festa, que deveria ser publicado na ontem, na quarta-feira. De acordo com os produtores da festa na orla do bairro, mesmo se a PM apresentasse o nada a opor sobre a festa hoje, não haveria tempo hábil para montagem do palco.

Na segunda-feira, uma decisão da Justiça havia garantido a festa . O juiz da 3ª Vara de Fazenda Pública, Cláudio Dell'Orto, negou a liminar do Ministério Público que pedia a proibição da festa. Mas apesar da decisão, a festa permaneceu uma incógnita, uma vez que a palavra final cabia ao secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, que preferiu não se posicionar e disse que o pedido para a realização do comemoração ainda não estava na secretaria, faltando duas semanas para o evento.

Decisão judicial coloca em dúvida negativa da PM

Em sua decisão, o juiz Cláudio Dell'Orto colocou em dúvida a falta de capacidade alegada pela PM para a realização da festa, um dos motivos alegados pelo MP para o cancelamento. Segundo a decisão, apesar de a PM ter se manifestado afirmando que o 23º BPM (Leblon) "diante da grandiosidade do evento" não teria capacidade de fazer o policiamento, o relatório da segurança realizada na festa do ano passado sugere que a PM poderá realizar novamente a atividade de policiamento ostensivo.

De acordo com a decisão do juiz, por ser uma festa que vai atender pessoas da cidade inteira, além de turistas, e não apenas moradores do bairro - que seriam contra a festa - é preciso seguir a vontade da maioria.

O secretário

No sábado, um reportagem do GLOBO trouxe a polêmica sobre a realização da festa, que está dividindo moradores. O Projeto de Segurança de Ipanema, grupo apartidário que defende a mobilização popular entrou com uma ação no Ministério Público e enviou e-mail ao secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, reforçando o pedido de cancelamento da festa. Os organizadores do evento, no entanto, conseguiram o apoio de personalidades que moram ou freqüentam o bairro e ainda não desistiram de obter a autorização.

2 comentários:

  1. Nossa não vai ter Réveillon na melhor praia do Rio... AFF
    O réveillon de Ipanema era o melhor q tinha! ah agora mudei de rumo, vô ter q ir pra Floripa!

    ResponderExcluir
  2. Não acreditoooooooo...tem que ter a festa de reveillon na praia de Ipanema!!!!

    ResponderExcluir