RÉVEILLON 2009



Virada do ano

Réveillon: Prefeitura do Rio cancela festa de música eletrônica no Flamengo

Luisa Valle

RIO - Parece que as preces dos moradores do Flamengo, na Zona Sul do Rio, foram atendidas: a Prefeitura do Rio cancelou a montagem do palco onde seria realizada a festa de réveillon que aconteceria no bairro neste ano. De acordo com a edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Município, o presidente da Riotur, Rubens Medina, cancelou a licitação publicada no dia 29 de outubro referente aos serviços de segurança desarmada para o palco do Flamengo em razão da não realização da festa.

"Tornar sem efeito a publicação no D O Nº 154 do dia 29.10.08, pg. 43, C 2, em virtude do cancelamento do Palco do Flamengo, p/ Evento Reveillon 2008/2009", é o que afirma o despacho.

O anúncio de que os bairros do Flamengo e Ipanema ganhariam palcos de música eletrônica causou polêmica durante a reunião para discutir o policiamento das festas de fim de ano. O comandante do 1º Comando de Patrulhamento de Áreas (CPA), Marcus Jardim, disse temer uma catástrofe como o que houve em Ipanema no réveillon passado - com brigas e até morte. O comandante do 23º BPM (Leblon), Carlos Millan, também foi contra uma nova festa em Ipanema, e prometeu notificar o Ministério Público juntamente com a delegacia do Flamengo caso a festa fosse aprovada.

Os moradores da região também não ficaram animados. Eles estariam tentando impedir a realização da festa, que seria financiada pela Euromusic Record, e previa DJs, bateria da São Clemente e queima de fogos. Em entrevista à Rádio CBN, a presidente da Associação dos moradores do Morro da Viúva, Maria Teresa Sombra, afirmou que o público que freqüenta festas raves é muito diferente do que freqüenta a tradicional queima de fogos do bairro. Além disso, ela lembrou o impacto que ambiental que esse evento representaria.
- Há 14 anos vem sendo realizada uma tradicional festa na virada do ano. As famílias aqui do Flamengo e adjecências. Havia uma queima de fogos e depois a apresentação de grupos musicais, mas coisa suave. Era uma festa tranqüila, com uma faixa etária completamente diferente de uma festa rave. Além disso, o Aterro é tombado, e essa festa seria uma degradação do patrimônio público - afirmou.


Piscinão de Ramos é incluído na programação oficial do réveillon


A notícia de que não haverá mais festa de música eletrônica no Flamengo, no entanto, não muda os planos para a realização das festa em Copacabana, Penha, Ilha do Governador, Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Paquetá e Ramos. Cinco milhões de pessoas devem participar das comemorações nos quatro cantos da cidade.

Vinte minutos é o tempo estimado pelos organizadores para a tradicional queima de fogos na praia de Copacabana. Para conseguir a proeza, oito balsas serão posicionadas a 360 metros da areia, em diferentes pontos da orla. Serão contempladas as ruas Martin Afonso, Avenida Princesa Isabel, Ronald de Carvalho, Fernando Mendes, Paula Freitas, Siqueira Campos, Figueiredo Magalhães, Sá Ferreira e Souza Lima.

Ainda em Copacabana, a contagem regressiva da virada será cronometrada por 36 torres de som espalhadas pela orla. O público ainda vai poder conferir os shows através de quatro telões de 12 metros de comprimento.

Estreante na programação oficial do réveillon, o piscinão de Ramos deve receber cerca de 15 mil pessoas para a chegada de 2009. A programação da festa incluirá shows de samba e MPB e vai das 19h às 3h. Para a queima de fogos, está prevista a colocação de uma balsa a 300 metros da areia.

16 comentários:

  1. Ridiculo nao poder ter festa em Ipanema porcausa da violencia que viro rotina no rio e janeiro! Francamente, perdemos toda a nocao. Isso quer dizer que o carnaval tambem sera proibido neh? POrque a quantidade de mortes que ocorrem no carnaval eh uma coisa absurda!
    VERGONHA! PIscinao de ramos tem muito mais violencia doque ipanema ou flamengo..voces devem estar comendo coco!

    ResponderExcluir
  2. não sei onde vc mora.Por que não fazem essa festa no seu bairro ?Por que tem que ser sempre em Ipanema?Agradecemos o lixo , o mau cheiro e os estragos que vcs deixam por aqui.Pode ficar com eles.

    ResponderExcluir
  3. ridículo mesmo em copa não rola brigas não?? todos os anos q teve fui não me lembre de gente quebrando nada. e como foi dito mais acima se for por lixo, brigas e tudo mais, não vai poder ter evento em lugar algum. e também pode cancelar em copa. eu adoraria poder rolar no meu bairro hehehehehe...

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, desculpe-me, mas estava pansando não poderia deixar uma coisa passar assim!


    O Piscinão pode sim ter se tornado uma "vergonha", mas isso não é culpa dos moradoradores, mas sim das autoridades. Isso aqui o que você acabou de chamar de "vergonha" já foi orgulho de muitos e acabou assim pelo desleixo dos governantes e prefeitos que sempre visão apenas o bem estar da Zona Sul e esquecem dos demais!

    E até onde estou percebendo quem solicitou o cancelamento dos shows foram em parte os próprios moradores e não pela escolha das autoridades.

    Primeiro olhe para os reais problema de nosso estado para depois estar falando de um bairro aqui ou ali.
    Falaram do Piscinão, mas será que vocês esqueseram que a Penha também esta inclusa nessa lista de de shows? E que lá esse ano teve uma "guerra"?

    OBS: Não estou desconsiderando o bairro.

    Violência você vê em todos os lugares.
    Drogas você tambem observa em todos lugares.

    Se seu bairro não tem isso informe as autoridades para ter ele como modelo maior!

    ResponderExcluir
  5. Daniel,nosso movimento começou justamente por isso que você acabou de dizer.Descaso ,falta de fiscalização,desordem urbana,enfim desgoverno.
    Nós de Ipanema gostaríamos que todos os bairros da cidade fizessem o que estamos fazendo ou seja COBRANDO O QUE É NOSSO POR DIREITO.
    Todos pagamos nossos impostos e não vemos aonde esse dinheiro vai parar.
    Não discriminamos ninguém !
    Todos os bairros têm o direito à festas,à segurança,à ordem.
    Está na hora de você se juntarem como nós para cobrar o que é de direito.
    Gostaria muito que meu bairro fosse modelo de alguma coisa,só que não é bem assim que ele se encontra.São muitos os problemas.A cidade como um todo está abandonada,e cabe a nós tentar mudar o caos instalado.
    Formem um grupo e vão à luta como nós !

    PS ; Não li a palavra “vergonha” em nenhum lugar !

    ResponderExcluir
  6. Podre, podre, podre. Os jovens do flamengo TAMBÉM merecem se divertir, e não escutar uma quantidade de merda que se tem no bairro em pleno Ano Novo. Vocês estão generalizando muito o pessoal que frequenta raves. Eu frequento e NUNCA usei nada. Nem cigarro. Portanto, não generalizem por favor. Aliás, drogas se tem em todo lugar. Sujeira também. Se vocês realmente se importassem com toda a sujeira no bairro, não poluiriam durante o ano inteiro.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. putz... fiquei sem a rave ?! isso é uma vergonha, porque so os velhos tem direito de ouvir o que eles gostam ? e outra ... drogas e sujeira tem em todo lugar. Se for por isso, não deveria ter festa em nenhum lugar ! putz... to muito puta com issu !

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Mas é claroo que é ridiculo,só me falta agora chamar à equipe furacão pra tocar lá,ai sim,por ser um puplico pobre,e público pobre tem a defesa da sociedade,som medriocre ou não,ninguém vai imperdir!_|_

    ResponderExcluir
  10. ABSOLUTAMENTE RIDICULO OUSAREM PROIBIR UM FESTA QUE ATRAÍ UM MILHÃO DE PESSOAS, POR CONTA DE ARGUMENTOS EQUIVOCADOS E TOTALMETE SEM LÓGICA, QUEM OPTOU POR MORAR NA AVENIDA VIEIRA SOUTO, DEVE, OU PELO MENOS DEVIA ESTAR CONSCIENTE DE QUE A PRAIA DE IPANEMA NÃO PERTENCE AOS MORADORES DA VIERA SOUTO, E QUE SE UM MILHÃO DE PESSOAS OPTARAM POR UMA FESTA ELETRONICA NESTE LOCAL NÃO SERÁ MEIA DÚZIA DE MORADORES MAIS ALUCINADOS DO QUE OS DITOS USUARIOS DE DROGAS QUE TERÃO O PODER DE PROIBIR!PATÉTICO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. QUE BIZARRO!!!!
    Proibir a festa d Ipanema pq??? Se fosse devido a violência a de Copacabana tbm deveria ser proibida!!!!
    Afinal não é só em Ipanema q tem violência, isso acontece em todo lugar, e o pior é que só foi proibido pq as pessoas olha pras pessoas que curtem festas eletrônicas com outros olhos, acho q já ta na hora da sociedade entender q é uma festa como outra qualquer e que tudo oq acontece em uma festa rave acontece tbm em qualquer outra festa independente d quem frequenta e do que toca ou não nela!!!

    ResponderExcluir
  12. O RIO DE JANEIRO JÁ VIROU REFERENCIA INTERNACIONAL NO CENÁRIO DA MUSICA ELETRONICA! NÃO ROLA MAIS ESSA DA DITADURA DO SAMBA NÃO.
    SÃOO MILHARES , CENTENAS DE MILHARES QUE FAZEM O RITUAL DO ANO NOVO NA FESTA DE IPANEMA ! É UMA TOTAL DESCONSIDERAÇÃO COM A POPULAÇÃO! VILÊNCIA EXISTE EM TODO RIO DE JANEIRO O ANO INTEIRO , BASTA VER UM JORNAL LOCAL..

    EM IBIZA TODO FIM DE TARDE TEM FESTA NA PRAIA...
    NÃO DEVIA SER SÓ EM IPANEMA, MAS NO LEBLON TAMBÉM PARA DESCONCENTRAR A POPULAÇÃO ENTÃO.
    AGORA ME DIGAM , POR QUE NÃO CANCELARAM A BARRA?
    TODOS PERDEM COM ESTA ATITUDE AUTORITARIA E SEM ARGUMENTAÇÃO LEGÍTIMA....
    A IMAGEM DA CIDADE FICA MAIS UMA VEZ COMPROMETIDA!
    ATÉ PARECE QUE TODO MUNDO TEM QUE IR OUVIR SAMBA NO ANO NOVO NA PRAIA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. UM ABISSURDO NAO TER A FESTA DO FLAMENGO O LUGAR MAIS PERTO QUE OS MORADORES DA CLORIA E CATETE PODIAM IR E AGORA VAMOS PRA ONDE PRO TUMULTO DE COPACABANA AINDA MAIS COM CRINÇAS ISSO FOI SAFADEZA QUE FIZERAM COM A GENTE

    ResponderExcluir
  14. eu só queria entender de verdade o que a festa rave que teria tem a ver com a queima de fogos. fizeram os cancelamentos de um jeito que todos aqueles que gostam de ver a queima de fogos serão obrigados a escolher um outro local. por proximidade, provavelmente esse local será copacabana. ou seja, a festa bacana e familiar que havia no flamengo (não sei em ipanema, pois nunca fui) vai deixar de ser realizada enquanto copacabana será a verdadeira visão do inferno, concentrando toda a população que já iria para lá, mais as pessoas que iriam pra ipanema e flamengo. eu sinto vergonha pelo imbecil que deu a palavra final cancelando toda e qualquer forma de evento nessas duas praias. prejudicou a festa de reveillon no rio como um todo. se o problema de vocês é violência, podem esperar bastante em copacabana, com o dobro de pessoas que normalmente teria.

    ResponderExcluir
  15. pois é Camila vc nunca veio em Ipanema e por isso não tem idéia do estrago que ficou a praia no último reveillon.Vãndalos tentaram invadir festas nos edifícios,jogaram latas nas vidraças,arranharam as grades.Isso não é festa é bandalha.Não queremos mais que torne a acontecer.Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  16. RETRÓGRADO...COMPLETAMENTE ABSURDO E SEM NEXO !!!!!!! SUSPENDER A QUEIMA DE FOGOS E RAVE NO FLAMENGO E IPANEMA POR ALEGAÇÃO DE SUPOSTA VIOLÊNCIA . Ainda bem que estes tapados depois vão cair na real e voltar a permitir uma festa que é de TODOS. CHEGA DE SAMBA obrigatório, deixa pra quem gosta. REVEILLON é uma festa de TODOS NO MUNDO INTEIRO !!! COLOQUE-SE POLICIAMENTO COMO EM COPACABANA E DEIXEM AS PESOSS DE TODOS OS LUGARES SE DIVERTIREM. FELIZ 2009

    ResponderExcluir