RÉVEILLON 2009

Réveillon: mais uma festa na Zona Sul sob ameaça


Após Ipanema, Flamengo pode ter rave cancelada a pedido de moradores


Fernanda Thurler


Três associações de moradores da Zona Sul tentam impedir a realização do Réveillon na Praia do Flamengo. Para este ano, além da queima de fogos, está programada uma grande festa rave. A previsão é de que a nova programação atraia 800 mil pessoas. Os representantes dos moradores dos bairros de Botafogo, Flamengo e dos condomínios do Morro da Viúva vão procurar a promotoria do meio ambiente do Ministério Público do estado para impedir a realização da festa.
– Há 14 anos, existe a celebração da virada do ano na Praia do Flamengo. Uma festa familiar, onde os os moradores assistem aos fogos e depois voltam para a casa para jantar. A música eletrônica, além de atrair um público mais jovem que pode depredar o Aterro, ainda atrapalha o sono daqueles que vivem ali devido ao som alto – explicou a presidente da associação dos condomínios do Morro da Viúva, Maria Thereza Sombra.

Maria Thereza acrescenta que, no ano passado, foram realizados 90 eventos no Aterro do Flamengo. E que, em junho deste ano, o Ministério Público organizou uma audiência pública para discutir o excesso de eventos na orla:

– O Aterro do Flamengo é tombado desde 1965, essas festas representam uma agressão ao patrimônio público e um desrespeito a história do Rio de Janeiro. Estamos falando de um dos principais cartões postais da cidade.

Segurança

O comandante do 2º BPM (Botafogo), tenente-coronel Gileade de Albuquerque, reconheceu que a polícia militar terá dificuldade em deslocar efetivo para o local.
– O nosso batalhão envia cerca de 2 mil homens para auxiliar a segurança em Copacabana. Não sei se será possivel atender a dois grandes eventos. Ainda mais agora que a festa no Flamengo vai atrair um público com ânimos mais acirrados – admitiu o comandante.
No entanto, o secretário municipal de Turismo, Rubem Medina, alega que a diversidade de shows e de lugares é fundamental para não concentrar todos os turistas em Copacabana.
– A intenção é dividir o número de pessoas e oferecer mais atrações – afirmou Medina. – As associações de moradores alegam que vai haver uma rave, mas na verdade, além da música eletrônica, haverá outras atrações, como a apresentação de uma banda internacional. Querem acabar com a marca do Rio de Janeiro.

11 comentários:

  1. Um absurdo a posição das associações. Como podem querer acabar com a alegria de tantos, e ainda usando um argumento desses, parece até recalque. Claro que isso não é um desrespeito com o Aterro do Flamengo e muito menos com os moradores dele, pois eles estão tratando do evento como se fosse um dia qualquer ou como se fosse ter sempre. Por mais que a festa possa ser longa, é apenas de um dia para o outro, e é um dia muito especial, é a virada do ano, e no dia seguinte ainda é feriado, e a festa que está sendo vista como errada, parece até piada. Isso que pode ser um encomodo a alguns, não pode ser visto como um desrespeito. Fora que festas assim só aumentam o turismo no Rio de Janeiro, trazendo mais dinheiro para a cidade e dividindo também a lotação em outras grandes e maravilhosas festas que ocorrem assim como essa.

    ResponderExcluir
  2. sempre tem um pra desordar de todos.... eu que digo, isso eh uma falta de respeito e falta do que se fazer. por que concerteza no meio disso a grande maioria que assinou o papel de abaixo assinado , eh soh senhores(a) de idades e ansians.
    terceira idade nao deveria que se meter nisso eles soh querem tudo pra eles parece que nunca tiveram minha idade (20anos).

    ResponderExcluir
  3. Juiz autoriza festa rave no réveillon de Ipanema
    Anna Luiza Guimarães | Rio+ | 16/12/2008 15:34
    impressão | Envie por e-mail | RSS


    Apesar dos protestos da associação de moradores e da polícia militar e civil declararem-se contra a festa de réveillon em Ipanema, o juiz Claudio Dell´Orto negou o pedido do Ministério Público de cancelamento das comemorações.

    O bairro será palco de uma festa de música eletrônica, com apresentações de DJs nacionais e internacionais, na altura do Posto 9.

    A presidente da Associação de Moradores de Ipanema, Maria Amélia Loureiro, afirmou que ainda não teve acesso à sentença, mas que está sendo estudado o melhor caminho para recorrer da decisão. "Pelo o que eu soube, o juiz justificou sua decisão dizendo que os moradores do bairro não podiam impedir uma festa tradicional da cidade. O que a Prefeitura não entendeu ainda é que não somos contra a festa de réveillon em Ipanema, mas contra esse tipo de festa, a rave, que já traz confusão para Ipanema há alguns anos", explicou.

    Em novembro, o comandante do 23º BPM (Leblon), Carlos Milan, afirmou ser contra a realização da festa rave em Ipanema. Segundo ele, o evento passado teve diversos problemas e foi necessário pedir reforço ao Batalhão de Choque.

    Mesmo com os protestos, o prefeito Cesar Maia se posicionou inteiramente a favor da festa. "A descentralização do réveillon é fundamental e um elemento de segurança", explicou.



    --------------------------------------------------------------------------------

    ResponderExcluir
  4. Rave Rave Rave Rave Rave Rave Rave Rave Rave Rave Rave Rave Rave Rave

    Tunz Tunz Tunz...

    Eh Mara!!!

    ;)

    ResponderExcluir
  5. não acredito!!
    vim da holanda para ficar no evento no posto 9 e não acontecerá não e possivel
    cambada de animal nun sabe viver nun vive!!!!
    vai curtir suas vidinha mediucres dentro de casa riquinhos pdp

    ResponderExcluir
  6. eu acho um absurdo quererem censurar essa festa! sim pq o q estao fazendo nada mais é do q uma covarde censura!!! dizem q a festa de reveillon nessa area é uma festa familiar, onde as familias levam seus filhos e depois voltam pra suas casas pra o tradicional jantar, e quem foi q disse q elas nao poderao fazer isso? mesmo com a musica eletronica rolando. Afinal a cultura eletronica preza muito a paz e a uniao entre povos e alem do mais tumulto e confusao pode acontecer em qualquer ambiente habitado por seres humanos!Abaixo o preconceito!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom, eu acho que essas pessoas que votaram contra o réveillon, na Preaia do Flamengo,Não morrerão por uma madrugada de festa.O ano passado já não houve queima de fogos no flamengo, agora vamos passar mais um ano sem?
    Por que, que no flamengo tem que haver votação de moradores e nas outras praias não, isso que é falta de respeito,uns podem outros não.A praia no flamengo é muuito visitada, por turista pois eu tenho 15 anos,e minha mãe trabalha em uma barraca na praia, então eu sei beem que aquela praia enche fim de semana.Então por favoor libera o a queima de fogos e os shows na Praia do Flamengo.Há 14 anos eu vou na praia do flamengo,e queria muiito isso.

    ResponderExcluir
  8. Já existe uma faixa na frente da 2 de dezembro dizendo que vai ter o 16º reveillon 2009/2010, com a ajuda da Leila do Flamengo com 25 minutos de fogos, estou muito feliz pois minha familia poderá novamente passar reunida e perto de casa. Agora a associaçao de condominios me perdoem, essa atitude de impedir a felicidade alheia demonstra claramente que o unico lugar que eles não passam o reveillon é no flamengo, por isso não se incomodam se mais de 800 mil pessoas vão ficar sem a festa aqui. Péssimos representantes, hein? Já passou da hora de trocar vocês.

    ResponderExcluir
  9. Oba!!!!! Vai ter queima de fogos no Flamengo no Reveillon 2009/2010???????

    MARAVILHA !!!!!!!!!!!!!!

    Finalmente!

    ResponderExcluir
  10. BOM EU AXO UMA SACANAGEM!
    ANO PASSADO JÁ NÃO TEVE E ESSE ANO DE NOVO!
    E AS POSSOAS QUE MORAM NOS BAIRROS GLÓRIA, CATETE, LARGO DO MACHADO, FLAMENGO.
    VÃO TER QUE SE DESLOCAR PARA COPACABANA, SE ARRISCAR NO MEIO DAQUELE TUMULTO.
    E QUEM TÊM CRIANÇA PEQUENA?
    ESSAS PESSOAS SÃO MUITO ESGOISTAS UMA FESTA QUE ACONTECE UMA VEZ NO ANO!

    ResponderExcluir
  11. Bom eu não to entendendo !!
    Vai eu não vai ter queima de fogos no flamengo 2009/2010 ?????

    ResponderExcluir