RESPOSTAS DO SR.RODRIGO BETHLEM

resposta do sr. Rodrigo bethlem às perguntas feitas durante a reunião do PSI -27/11/2008

PROJETO SEGURANÇA DE IPANEMA

a) “Há denúncias sobre “contribuições” dos camelôs aos guardas - municipais para que não prejudiquem seus “negócios” em Ipanema. O Senhor já ouviu falar nisso? Vai apurar?”

A probidade administrativa será irrestritamente defendida na próxima gestão. Não será admitida qualquer tipo de conduta incompatível com as funções públicas ou que venham macular a moralidade na administração (Guardas Municipais ou qualquer outro funcionário público municipal), sendo passível de sofrer as penalidades da lei ou das regulamentações correicionais aquele que incorrer em tais condutas.

b) “Prezados senhores, a desordem urbana é um dos maiores problemas de Ipanema atualmente. A desordem acaba por refletir na segurança da região de maneira considerável. Neste contexto, é inegável que há mais pontos de taxi do que o necessário no bairro. Muitos carros desrespeitam a região demarcada, estacionando em fila dupla, ou mesmo em locais proibidos. A GM, embora aplique multas, alega que os taxistas continuam circulando e estacionando no mesmo lugar. Para garantir a ordem, não deveria a GM acionar o guincho para imediata ordenação do bairro?”

Toda a atividade de fiscalização de transportes públicos será revista, assim como os estacionamentos de toda a cidade. Está dentro da seara de planejamento da nova gestão, no que tange reformulação do ordenamento, a implementação de todas as ações necessárias à coibição das infrações administrativas, inclusive o uso de reboques.

c) “Foi falado sobre o carnaval, o fato de pessoas urinando nas ruas. Pois pergunto o seguinte: e os motoristas e cobradores, que não tem onde fazerem suas necessidades, em hora de trabalho, já que não há banheiros para tal, acabam fazendo o mesmo?”

A instalação de sanitários públicos eficazes, em quantidade proporcional ao público estimado de cada evento, indispensáveis à preservação da inviolabilidade das Posturas Municipais também é um ponto que será implementado pelos órgãos responsáveis.

d) Gostaria de saber se a desocupação das calçadas será para todos (camelo, apontador do “bicho”, automóveis e restaurantes)? Será ordem para todos?

O cumprimento das Posturas Municipais, inclusive a ocupação ilegal do logradouro público, se fará, sem exceções, pela futura Secretaria Municipal da Ordem Pública de modo que todos aqueles que violarem as regras previstas na legislação municipal sofram as sanções cabíveis.

e) “Os guardas municipais são ameaçados de morte por motoristas de táxi, quando são advertidos ou multados por cometerem irregularidades. A cidade, principalmente Copacabana, Ipanema e Leblon, são invadidas por pontos de táxi irregulares sem obediência e respeito aos direitos dos pedestres.”

Os Guardas Municipais terão suas prerrogativas de defesa do ordenamento urbano protegidas, possibilitando o fiel cumprimento de suas atividades, inclusive com o apoio de outros órgãos que se fizerem necessários.

f) “Qual o Projeto da Nova Secretaria da Ordem pública para definitivamente atuar contra a poluição sonora, especificamente no que diz respeito á música ao vivo em bares, com alvará provisório (vergonhosamente emitido pela atual Prefeitura)?”

O licenciamento dos estabelecimentos que violarem a legislação será revisado e também sofrerão as sanções cabíveis caso desrespeitem a “lei do silêncio”. Todos os órgãos responsáveis trabalharão em força-tarefa para a redução dessas infrações.

g) Túneis com crianças, moradores de rua bem instalados, moradores do bairro são assaltados e não podem passar para pegar o trem do metrô. Os túneis escuros, sem iluminação. Copacabana sofre com este problema.

A população de rua será acolhida pelas ações que serão realizadas pela futura Secretaria Municipal da Ordem Pública e, conforme o caso, encaminhada para o serviço social e de saúde. A atuação conjunta dos diversos órgãos municipais permitirá que esse problema (inclusive, iluminação) se resolva, visto que também é uma prioridade da próxima gestão.

h) “Qual é a possibilidade de implementar o Projeto de Titularidade do Cantagalo?”

Todos os projetos serão analisados, levando-se em consideração, além de outras questões: os impactos no orçamento, os resultados práticos de cada um, as possibilidades legais de sua implementação, os seus ônus e bônus para o cidadão, a gestão municipal e a cidade como um todo.

i) “O acúmulo de eventos grandiosos na Zona Sul, vem degradando a região. Eventos como Árvore da Lagoa, Réveillon, shows na praia entre outros, poderiam sofrer um rodízio com Zona Norte e Leste. Isto permitiria que moradores destas regiões pudessem ter acesso mais fácil a lazer e entretenimento. O que o senhor acha disso?”

As autorizações para a realização de eventos observarão critérios sociais, ambientais e de gestão sobre seus impactos na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário