PREZADO DR.JOSÉ MARIANO BELTRAME

Prezado Dr. José Mariano Beltrame,

Gostaria de relatar a posição do Projeto de Segurança de Ipanema a respeito do reveillon do nosso bairro.
Aconteceu o seguinte: no ano passado foi feita uma festa have de 12 hrs. que deixou um rastro de sujeira, xixi, o cheiro era insuportável, camelôs de todo tipo, a população não conseguiu dormir e muita gente não pode voltar para casa, tal a multidão que tomou conta de bairro. Depois de inúmeras tentativas de conversar com a prefeitura para ver se conseguiríamos fazer, em 2008, uma festa menor, com o som mais baixo, talvez bossa nova para comemorar os cinquenta anos deste rítmo, com cadastramento dos ambulantes , proibição dos que usam botijões de gas ( são muito perigosos ) etc, e sem nenhum retorno, de parte do poder público, o Projeto de Segurança de Ipanema e o Quadrilátero do Charme de Ipanema resolveram apresentar queixa ao Ministério Público.
Graças a Deus caimos nas mãos do Dr. Carlos Frederico Saturnino, que é um promotor seríssimo, que instarou um inquérito público e o levou até o fim. Quando convocados pelo Mp todos os órgãos e a empresa produtora compareceram. Ao longo do processo vimos que atiramos no que vimos e acertamos no que não vimos. O que quer dizer? Nas sucessivas reuniões que tivemos no MP com cada órgão e a produtora verificamos que toda a organização desta festa éra uma cadeia de irresponsabilidades e irregularidasdes:
1) a licitação foi feita sem papel timbrado,ou seja por baixo dos panos.
2) A secretaria de municipal de Turismo, que faz a licitação e que deveria fiscalizar a festa se declarou completamente impossibilitada de coibir os ambulantes.
a) os que usam botijões de gas, segundo eles, brotam feito “cogumelos “ e não consegue fazer nada. Os botijões são proibidos por oferecerem risco de explosão. Já pensou uma explosão numa multidão de 500.000 pessoas?
b) os camelôs que vendem bebida alcóolica na rua até para crianças. A secretaria de Turismo também não consegue controlar. Desta forma a festa está estimulando o aumento dos roubos de carga e aos depósitos de bebida, além de liberar o consumo infantil.
3) – para culminar, o Cel. Millan comandante do 23º. BPM entregou ao promotor um relatório no qual ele diz que não tem a menor condição de oferecer segurança à população, quer seja de participantes da festa ou moradores do bairro. No ano passado ocorreu um homicídio durante a festa, e houve necessidade do cel. Millan mandar a tropa de choque para conter a multidão. Segundos os técnicos em eventos abertos, ao ar livre, a necessidade de policiais se faz de acordo com o seguinte cálculo: 1 policial para cada 50 pessoas. Ora, em um evento, mesmo que ponhamos de forma super conservadora, um público de 300.000 seriam necessários 6.000 homens. Os produtores na sua proposta à prefeitura calculam um público de 50.000 pessoas, em seu próprio site já colocam 300.000 e segundo a avaliação do 23º. BPM o público é de mais de 500.000 podendo chegar a um milhão. Imagine uma festa organizada com tal defasagem de dados.
4) outro aspecto que ficou patente é que os patrocinadores que são Ambev, Havaianas Ipanema e MTV não estão nem um pouco preocupados como a festa é organizada; se ela coloca em risco a população ou não, se há uma degradação do meio ambiente e incômodo incomensuráveis à população do bairro, se tem cheiro de xixi e a sujeira, se o estrago aos canteiros e calçadas é grande ou não. A conta destas empresas é a seguinte: eles dão R$ 1.000.000,00 e têm um retorno de R$ 3.500.000 em mídia espontânea.Gostaria muito de saber se na Bélgica onde a Ambev tem filial ou nos USA elas se metem a fazer estas gracinhas.
5) A mesma conta faz o governo do estado. Não quer perder três milhões e meio de mídia para a cidade. O que eles esquecem de computar é a mídia negativa, esta silenciosa, que uma festa desta atrai. Quem paga um hotel caríssimo na orla, certamente não vai gostar de verificar que está pagando para ficar no meio do lixo e do cheiro de urina, sem ter a sua segurança garantida etc. É esta visão permissiva e distorcida que vem de desastrosas administrações anterires, é que leva o Rio a perder 2 bilhões ano em empresas que deixam de se instalar aqui ou vão embora para outras cidades mais seguras deixando de gerar empregos, renda e impostos e que ,sem dúvida nenhuma, aumenta a criminalidade e a insegurança da cidade.
6) – outro aspecto negativo do reveillon é a degradação ambiental. Nossas areias que são o resultado de milhares de anos de aperfeiçoamento, se vêm utilizadas de forma excessiva e abusadora, colocando em risco a sua fauna. Aliás, acho que hoje em dia, se procuramos com lupa um tatuí nas praias de Ipanema , não o encontramos.

Atenciosamente,

Maria Ignez Barretto

Um comentário:

  1. Prezada Maria Ignez Barreto,
    vi o e-mail encaminhado ao secretário de segurança do Rio de Janeiro, Sr. José Mariano Beltrame e gistaria de lhe pedir um favor.
    Na última quarta-feira (dia 28/01) sofri um sequestro-relâmpago e os elementos levaram meu automóvel, que não tem seguro. Gostaria de enviar um e-mail ao secretário e por isso recorro aqui para ver se você me passa este endereço eletrônico.
    Muito obrigado!
    Guilherme Machado
    (21) 7506-1040
    gmac@terra.com.br

    ResponderExcluir