PARABÉNS !


Queridas Beatriz e Maria Amélia,

É, de fato o trabalho de vocês vem sendo de guerreiros e perseverantes sujeitos que desejam ardente e incansavelmente a condição de cidadania. E isso num país em que a maioria da população acredita em Papai Noel e na bem-sucedida propaganda de nosso excelentíssimo Presidente da República. Presidente, aliás, que um dia faz afagos em George W. Bush, quando ele estava em alta, e agora, junto com os outros presidentes das outras republiquetas, faz gracinhas sobre a sapatada no Bush, com direito a graciosos vocábulos do tipo "chulé". Enfim, ter perseverança e não ceder às armadilhas do "puder" é condição muito, muito nobre e fundamental.

Parabéns a vocês que conseguiram essa gigantesca vitória que é a retirada do lixão de nossas ruas. Meu Deus, é até inacreditável, lixão em plena Ipanema do século XXI! Mas vocês conseguiram dotar essa cidade de mais um aspecto de nossa complexa urbanização.

Queria aproveitar para dividir com vocês uma informação que recebi e que, particularmente, fiquei triste. Vocês sabem aqueles ombrelones vermelhos sobre mesinhas com velas que ficam em frente aos restaurantes da Rua Jangadeiros? Bem, parece que o futuro prefeito, Eduardo Paes, segundo soube, quer retirá-los dali sob a alegação de que eles representam uma "descaracterização do Rio de Janeiro". Bem, se os restaurantes e bares estão usando o espaço público (uma parte da praça Gal. Osório) sem remunerar a prefeitura, então que se crie um tributo, um acordo, sei lá. Mas a idéia de usar esse espaço, que hoje é alegre e movimentado de cariocas e turistas, foi o de desativar o grande mictório público que se instava ali, como acontece nas praças e calçados da cidade. Antes dos restaurantes e bares utilizarem o espaço (houve até matéria nos jornais na época) a bandidagem corria solta por ali (lembram de um assassinato de um segurança particular ali da área?), a praça cheirava a xixi e cocô humanos, e os "amáveis flanelinhas" dominavam, como sempre, a área. Gente, e ainda mais ali funciona a feira hippie e feira comum, e agora vai ter um terminal do metrô por ali. Então o que é que caracteriza o Rio? Queria trazer esse assunto para a pauta de vocês, porque acho que nos interessa a todos. O turismo, todos sabemos, é importante para nós. Aquelas extensões dos bares e restaurantes para a praça vem garantindo mais higiene, movimentação de pessoas, segurança, alegria, enfim. Acabar com isso, certamente, é a garantia do retorno de toda a desordem anterior. E se o receio, como já cheguei a ouvir, é o barulho dos bares e restaurantes, faça-me o favor, o Rio é uma cidade tão barulhenta!...Faz uns três meses, mais ou menos, que eu não consigo escapar, nem em minha casa nem no consultório, das serras elétricas e martelos das obras que não param por aqui. Além das obras de renovação, as buzinas, as sirenes, tudo é muito barulhento na cidade. E de mais a mais o comércio, os bares, os cafés já existem por ali. Enfim, se vocês acharem pertinente fica lançada a informação.

Um beijo carinhoso, parabéns mais uma vez, e quero sempre lembrar que se precisarem de alguma ajuda, em horário que eu possa (meu horário do consultório é super louco), estou sempre à disposição.

BEIJOS E FELIZ NATAL E UM ANO NOVO MUITO, MUITO, MUITO MELHOR PARA VOCÊS, QUERIDAS AMIGAS DE LUTA E DE AMOR AO RIO.

Virgínia Heine

Nenhum comentário:

Postar um comentário