POLÊMICA

Polêmica

Secretário de Turismo diz que depende de apoio da PM para fazer festa de réveillon em Ipanema

Publicada em 16/12/2008 às 23h46m

Luisa Valle e Jacqueline Costa


RIO - Apesar de a Justiça ter autorizado o réveillon em Ipanema , a festa continua sendo uma dúvida. Nesta terça-feira, o secretário municipal de Turismo, Rubem Medina, reafirmou que, sem o apoio da Polícia Militar, não há como realizar o evento. Sem se posicionar sobre o assunto, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, disse que o pedido para a realização do comemoração ainda não chegou à secretaria. A duas semanas da virada do ano, o impasse continua.

- Eu lamento. Acho que o Rio perde muito porque o réveillon em Ipanema seria mais uma atração para moradores e turistas e estava se firmando. Mesmo com a autorização da Justiça, não podemos fazer a festa se o governo do estado diz que não garante a segurança. Já está em cima da hora e daqui a pouco não dá mais tempo - disse Medina.

Na segunda-feira, o juiz da 3ª Vara de Fazenda Pública, Cláudio Dell'Orto, negou a liminar do Ministério Público que pedia a proibição da festa de Réveillon que será realizada na Praia de Ipanema. Apesar da decisão, o Ministério Público ainda poderá recorrer da decisão do juiz. A decisão final, no entanto, caberá ao secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.
De acordo com a decisão do juiz, por ser uma festa que vai atender pessoas da cidade inteira, além de turistas, e não apenas moradores do bairro - que seriam contra a festa - é preciso seguir a vontade da maioria.

O secretário municipal de Turismo, Rubem Medina, diz que precisa de uma resposta das autoridades ainda esta semana, a tempo de liberar o calendário da festa, que deve ser publicado na quarta-feira.

No sábado, um reportagem do GLOBO trouxe a polêmica sobre a realização da festa, que está dividindo moradores. O Projeto de Segurança de Ipanema, grupo apartidário que defende a mobilização popular entrou com uma ação no Ministério Público e enviou e-mail ao secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, reforçando o pedido de cancelamento da festa. Os organizadores do evento, no entanto, conseguiram o apoio de personalidades que moram ou freqüentam o bairro e ainda não desistiram de obter a autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário