IPANEMA - HISTÓRIA




Ipanema

Originalmente, a restinga arenosa abrigava a aldeia “Jaboracyá”, da tribo dos Tamoios.

Suas terras pertenceram ao Engenho de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, de vários proprietários: Sebastião Fagundes Varela, Antonio Salema, Antonio Fagundes Varela e Rodrigo de Freitas Carvalho. Em 1808, a região litorânea passou para Aldonsa da Silva Rosa.

Toda a área da atual Ipanema denominava-se Fazenda Copacabana que, em 1857, foi comprada pelo empresário Francisco José Fialho. Fialho dividiu sua propriedade em dois grandes lotes, um deles adquirido pelo Comendador José Antonio Moreira Filho, segundo Barão de Ipanema. Embora Ypanema, ou Ipanema, queira dizer, em língua indígena, “água ruim”, não indicada para natação ou pescaria, o nome não se referia ao bairro, mas a um rio paulista, em Iperó, e foi uma homenagem feita ao Barão e Conde de Ipanema pelo seu filho, o segundo Barão de Ipanema, que, em 1883, criou uma empresa de urbanização para erguer o novo bairro com o nome de o Loteamento Villa Ipanema. Seu sócio era Antonio José Silva e o autor do projeto era o Engenheiro Luís Raphael Vieira Souto. Para alavancar o empreendimento, foi fundamental que a linha de bondes se prolongasse de Copacabana, chegando a Ipanema, em 1902, com ponto final na Praça Floriano Peixoto, atual General Osório. Os bondes ainda circulariam pelo bairro até 1963.

Em 1894, o termo de fundação da Villa Ipanema previa 19 ruas e 2 praças. Foram abertas as Praças Floriano Peixoto (General Osório), Coronel Valadares (Nossa Senhora da Paz) e as ruas Prudente de Morais, Farme de Amoedo, Nascimento Silva, 20 de Novembro (Visconde de Pirajá), a avenida Vieira Souto, entre outras. Quando da morte do segundo Barão de Ipanema, assumiram a empresa Alberto de Campos e Manuel Pinto de Miranda Montenegro, que convidaram Raul Kennedy de Lemos para tocar a urbanização do Bairro. Daí surgiu a Companhia Construtora Ipanema, com o engenheiro Henrique Dumont, e novas ruas foram abertas e seus lotes vendidos, tornando realidade a Villa Ipanema. Em 1927, foram negociados todos seus terrenos.

Estava consolidado o bairro de Ipanema. A valorização imobiliária se tornou enorme, prédios de apartamentos tomaram o lugar das antigas residências e os gabaritos foram aumentados. Surgiam apart-hotéis e grandes centros comerciais na rua Visconde de Pirajá e, na década de 1970, Ipanema se tornou um bairro sofisticado, onde Sérgio Dourado construía espigões e os preços dos imóveis disparavam.

Ipanema serviu de inspiração para Tom Jobim e Vinicius de Moraes criarem a mundialmente famosa “Garota de Ipanema”. O charme dos seus bares, freqüentados por intelectuais e artistas, a praia da época do “Píer”, musas como Helô Pinheiro e Leila Diniz marcaram gerações. Ipanema ditava a moda de praia, onde predominava os biquínis e suas variações - tanga, asa-delta, fio-dental etc. O Bar Vinte, o Jangadeiro, o Zeppelin, o Castelinho, o Veloso (atual Garota de Ipanema), o Bofetada, a Sorveteria Morais, o Bar Lagoa, o Barril 1800, a Loja Company, a Dijon, a Feira Hippie da praça General Osório, entre outras referências, deram a Ipanema uma rica história de costumes e personagens que marcaram de forma destacada o bairro na cultura carioca.

No carnaval, a Banda de Ipanema, fundada em 1965 por Albino Pinheiro e um grupo de amigos, lota as ruas de Ipanema com milhares de foliões, reunindo moradores, artistas, boêmios, músicos, musas espalhando alegria contagiante. A partir de meados da década de 1980, começa a se destacar também no bairro o Bloco “Simpatia é Quase Amor”.

Um dos principais marcos do bairro é a Ponta do Arpoador, com as suas pedras dividindo a Praia de Ipanema da Praia do Diabo. Um dos locais mais apreciados para admirar o pôr do sol e onde, no século XVII, se caçavam baleias com arpões, o Arpoador é uma das principais referências do surfe brasileiro. Foi nas ondas do Arpoador que o surfe começou a ser praticado no Brasil, ainda na década de 1950. Foi ali, também, que aconteceram as finais do primeiro Campeonato Brasileiro oficial de Surfe, em 1965.

Nota: A denominação; delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280 de 23 de agosto de 1985.

Um comentário:

  1. sei lá lanches nem leu nem sabe que commentar

    sei lá lanches quer morar em ipanemqa,sei lá lanches quér casa ,comida e roupa lavada


    pagamento de sei lá,conversas e muitas conversas

    ResponderExcluir