IPANEM MAIS VERDE

Ipanema mais verde até o Réveillon

Júlia Moura, JB Online

RIO - Os moradores da Rua Barão da Torre, em Ipanema, na Zona Sul, ganharam um presente de Natal da Fundação Parques e Jardins. A rua cuja paisagem perdeu para uma praga de besouros as suas cássias – Senna siamea – vai se tornar mais bela, verde e fresca novamente ainda antes do Réveillon. Graças a um projeto de rearborização e de paisagismo no trecho entre as ruas Vinícius de Moraes e Joana Angélica. As cássias mortas serão substituídas por exemplares de pau-brasil e de tipuana.

A Secretaria Estadual de Obras já iniciou o trabalho na rua. Foi necessária uma grande mobilização para que a Comlurb conseguisse fechar a rua para o corte das árvores. De acordo com o parecer técnico, realizado pelo Instituto Jardim Botânico, 32 exemplares de cássias foram condenadas pela praga. As árvores mortas – atacadas por besouros que podem chegar a 8 mm de comprimento – serão retiradas e incineradas para conter a praga.

– O forte estresse contribuiu para a morte das árvores. A urina humana, as golas (canteiros) apertadas e o sufocamento através da concretagem das golas foram alguns dos fatores responsáveis pelo adoecimento delas, além da poluição – avaliou o diretor de arborização do órgão, Celso Junius.

Os canteiros aumentarão de 2,25 para 3,75 metros quadrados. Eles também serão adubados e cobertos por plantas rasteiras antes do plantio das novas árvores. A escolha das espécies pau-brasil e a tipuana foi realizada através de votação popular realizada no site da Secretaria municipal de Meio Ambiente.

O diretor de arborização explica que o novo projeto dará mais harmonia paisagística às calçadas:
– As novas espécies são mais resistentes a chuvas e ventos e mais apropriadas para esta rua.
Comerciante da rua há 40 anos, José Lucas Desterro, de 63 anos, notou a elevação da temperatura, já que a rua ficou devastada. Ele conta que a mobilização popular começou com a iniciativa de alguns moradores, fundadores da Sociedade Amigos de Ipanema (SAI), de fazer um um mural com fotos na porta do seu estabelecimento.

As árvores serão plantadas com a altura de quase 4 metros, para que os moradores não sofram tanto com as mudanças climáticas, e terão mais espaço para se desenvolver a uma altura de até 15 metros. Com isso, frades e vasos de plantas não serão necessários para inibir o estacionamento irregular nas calçadas.

– Acredito que este projeto irá valorizar a rua. O pau-brasil tem um apelo. Não só leva o nome do Brasil com tem uma história - disse a moradora da Barão da Torre Andrea Rangel.


Projeto-Piloto


A idéia é estender o projeto de rearborização e paisagismo para todo o bairro de Ipanema. Para o diretor de arborização da Fundação Parques e Jardins, as ruas de Ipanema têm problema de deformidade das golas criando um ambiente pouco harmônico.
– Depois da rearborização de 11 exemplares no trecho Vinícius de Moraes e Joana Angélica, as árvores que estão em processo de seca e sem condições de recuperação serão substituídas em janeiro. O ideal é intensificar os trabalhos no período de férias escolares – disse Celso Junius, sem poder garantir que o prefeito eleito, Eduardo Paes, dará prosseguimento ao projeto.
– O projeto foi criado para Ipanema e tem todas as possibilidades de ser implantado pelo prefeito – afirmou, no entanto.

A assessoria do prefeito eleito, Eduardo Paes, não respondeu até a hora do fechamento desta matéria se manteria o trabalho de rearborização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário