DESAFIOS DO PREFEITO



Desafios do prefeito eleito

Levantamento aéreo comprova que casas de favelas da Zona Sul estão virando prédios


O Globo

RIO - A ocupação das favelas do Rio obedeceu à lógica do cobertor curto na administração de Cesar Maia. Em algumas comunidades da Zona Sul, respaldado pela ecobarreira e por outros instrumentos, o prefeito chegou a falar em contenção do crescimento horizontal. Como não há obstáculo que impeça construções para o alto, a cidade viu surgir na gestão de Cesar a explosão do crescimento vertical das favelas. Num sobrevôo realizado esta semana com o diretor da Associação de Moradores do Alto Gávea (Amalga), Luiz Fernando Penna, repórteres do GLOBO identificaram a consolidação da verticalização nas comunidades do Parque da Cidade, da Rocinha e da Chácara do Céu, todas no entorno de um dos mais belos cenário do Rio, o Morro Dois Irmãos.
As imagens mostram que nas três favelas praticamente não há mais casas de um pavimento. Uma das construções na Parque da Cidade - originalmente um prédio de quatro andares - foi ampliada e agora tem sete pisos. Os três últimos andares ainda estão sem reboco, o que indica que a obra foi feita recentemente.

Sérgio Dias, que assumirá a pasta da Secretaria municipal de Urbanismo na gestão do prefeito eleito Eduardo Paes, reconhece o problema da verticalização. Ele promete fiscalizar de uma forma mais eficaz a entrada de materiais de construção nas favelas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário