CARIOCAS VOLTAM À PRAIA !

Cariocas voltam à praia após 10 dias com tempo fechado

Ana Paula Verly, Jornal do Brasil

RIO - Depois de 10 dias corridos de tempo chuvoso, o sol reapareceu, de leve, neste domingo, no primeiro dia do verão. Os cariocas aproveitaram a trégua da chuva para se refrescar no mar, limpo e com poucas ondas no Arpoador e em Ipanema. Apesar das condições marítimas opostas, em Copacabana os banhistas também não se intimidaram. O mormaço intenso foi suficiente para deixar as praias cheias.
– De manhã, parecia que o domingo seria chuvoso como os dias anteriores, mas, depois de tanto tempo, tivemos uma típica tarde carioca – comemorou o publicitário Ricardo Diniz, 26 anos, na praia com o pai.
Com o tempo firme, crianças e adultos tiveram um dia de lazer a céu aberto. A dona de casa Maria Rita de Oliveira, 40 anos, levou os filhos Eduardo, de 10, e Carolina, 8, para passearem na orla do Leblon. Primeiro, tomaram um café da manhã reforçado na calçada de uma padaria do bairro. Depois de muitas voltas de bicicleta e patins, mataram a sede com água de coco em um quiosque da praia.
– Isso faz parte da nossa rotina. Ultimamente, tivemos de inventar opções de lazer em lugares fechados. Mas não é a mesma coisa. Aqui, a gente se exercita diante dessa vista linda e ainda volta para casa com um ar de saúde, com o rosto corado – contou, sorrindo, Maria Rita.
Dilúvio no fim de semana
A julgar pelas estimativas do Climatempo, o próximo domingo será debaixo do edredom. As previsões para esta semana jogam um balde de água fria na intenção de viajar para as regiões de praia no feriadão de Natal. De acordo com o instituto, o tempo vai piorando ao longo dos próximos cinco dias e deve chover mais forte na sexta-feira, por causa da entrada de uma frente fria vinda do Sul.
Vai haver pancadas de chuva à tarde nos próximos três dias, com temperatura mínima de 19 e máxima de 33 graus. Na quinta-feira, o tempo muda, com a chegada da frente. O sol aparece entre nuvens pela manhã e chove à tarde e à noite. A temperatura média fica em torno de 28 graus. Na sexta-feira, as condições do tempo são as mesmas, mas o volume de chuva deve ser maior.
O meteorologista Paulo Takeshi explica que a zona de convergência do Atlântico Sul – fenômeno típico do verão que estaciona uma frente fria no Sudeste – é a responsável pela longa temporada de chuvas, que deve continuar, pelo menos, nos próximos 15 dias.
– Pode ser que o Rio tenha grande volume de chuva, parecido com o que caiu em Minas Gerais nos últimos dias, no próximo fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário