ATA DA REUNIÃO COM VEREADORES


Rio 23/12/2008

ATA DA REUNIÃO COM OS VEREADORES ELEITOS REALIZADA DIA 3/11/2008 NO HOTEL SOL IPANEMA – ORGANIZADA PELO PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA


Desulpem o envio tardio desta ata.
LOCAL : Hotel Sol Ipanema
PARTICIPANTES : cerca de 140 pessoas



VEREADORES PRESENTES:
Aspásia Camargo
Tio Carlos
Rubens Andrade
Representando a vereadora Andrea Gouveia Vieira o sr. Edson Pinto

ASSINALAMOS A PRESENÇA DO SR. DEPUTADO FEDERAL AIRTON XEREZ

TÓPICOS ABORDADOS:
1) AGRADECIMENTOS : Hotel Sol Ipanema, Voz do Cidadão, Associação Comercial do Leblon, Quadrilátero do Charme de Ipanema, Sociedade Amigos de Copacabana, Associação dos Moradores de Ipanema
2) Aprentação do Projeto de Segurança de Ipanema
3) Resultados obtidos até o momento
4) Parceria Ipabacana
5) PAUTA : segurança pública – GM – efetivo e capacitação
Urbanização – construção acima da cota 100
Expansão das favela
Projeto de titularidade do Cantagalo
Comitê gestor da Orla – uso excessivo da praia
Educação – creche – melhoria da rede municipal de ensino
Meio Ambiente – lixo

6) APRESENTAÇÃO DO DEPUTADO FEDERAL E VEREADORES PRESENTES:

a) Deputado Airton Xerez agradeceu a oportunidade, se colocou à disposição da sociedade para qualquer necessidade na Câmara dos Deputados, ressaltou a importância de encontros como este e elogiou a participação de todos.

b. Vereador Tio Carlos – primeiro mandato, se elegeu com 25.300 votos, tem como base eleitoral a Zona Sul,criado na Miguel Lemos em Copacabana, casado aos 19 anos, três filhos, começou como jornaleiro no Leblon , depois foi animador de festas infantis.Falou do problema da classe média ser refratária ao meio político e as consequências desta atitude. Abordou também os seguintes tópicos: lojas que degradam as calçadas, camelôs, que a sociedade deve pagar o seguro desemprego, investir em programas de habitacão popular como forma de conter a favelização, a quantidade excessiva de ônibus nas ruas da Zona Sul, o problema das drogas. Terminou sua participação dizendo que seu projeto como vereador seria o melhor para a Zona Sul e disse também que a GM devia se tornar estatutária.

c. Aspásia Camargo – começou sua fala nos brindando com a bela imagem das eclésias gregas que eram justamente as reuniões dos cidadãos da Grécia Antiga onde eram discutidos os problemas de suas comunidades. Segundo ela, nós estaríamos naquele momento, repetindo o mesmo modelo. A palavra eclésia deu origem à palavra igreja e portanto este tipo de reunião da sociedade tem um quê de sagrado.Depois abordou o problema da desordem urbana como origem de criminalidade e violência. Propôs que se refaça o código de postura que é datado de 1838 e, portanto, encontra se completamente anacrônico. Falou sobre o problema do transporte urbano com máfias etc., refazer a lei das calçadas, a utilização da praia que é uma APA ( área de proteção ambiental ) que está sendo excessivamente usada, o Comitê Gestor da Orla tem péssima atuação, autorização para os mega shows na orla sem nem saber ao certo o número do público estimado.A vereadora falou também que teve 45% dos votos na Zona Sul, que a Câmara dos vereadores do Rio tem menos poder que as de São Paulo e Belo Horizonte – a lei orgânica não permite legislar o INSS compatível com o entorno. Da necessidade de se ter uma periferia e entorno mais ricos e de dar uma solução final para a zona portuária. Acha também Câmara dos Vereadores precisa legislar sobre a favelização e a desordem urbana. Falou sobre a APA da Babilônia, e da candidatura do patrimônio natural da cidade do Rio de Janeiro, ser inserido na classificação de patrimônio cultural da Unesco. Esta iniciativa deve ter aprovação até Janeiro de 2010. Ela esclareceu que o Plano Habitacional da cidade data de 1910 e deu seu apoio ao projeto de regularização fundiária do Cantagalo que está sendo proposto pelo Projeto de Segurança de Ipanema em parceria com o Instituto Atlântico.

d. Edson Pinto – representando a vereadora Andrea Gouvea Vieira – economista, empresário. Falou da proposta da vereadora por um orçamento mais transparente, participativo e da importância da sociedade apoiar esta proposta. Citou também a importância do transporte coletivo – ônibus, metrô e trem.

e. Vereador Rubens Andrade – ressaltou a importância de encontros como este, e a participação da sociedade. Falou de ações efetivas como não dar esmola, comprar em camelô, da desordem urbana e de todos os problemas que ela acarreta, da entrada do crack no Rio. Quanto aos tópicos da pauta como cota 100, disse que a fiscalização já existe no papel, que são os P.O.U.S.O só que efetivamente a atual prefeitura abandonou a fiscalização. Elogiou o projeto de acessibilidade para o Cantagalo – elevador - que vem ao encontro da proposta de titularidade do Projeto de Segurança de Ipanema. Na opinião dele, a secretaria de Ordem pública a ser assumida pelo Rodrigo Bethlem vem, em boa hora, para ajudar a solução de vários itens da nossa pauta como a organização do carnaval, uso da orla, camelôs, Comitê Gestor da Orla, população de rua, ferro velho na Teixeira de Mello c/ Barão da Torre .


7) Etapa aberta ás perguntas feitas por escrito pelo público.
8) Encerramento – Ignez agradeceu a presença de todos e retificou que o principal objetivo da reunião – colocar a sociedade em canal direto com seus representantes- foi amplamente atingido. Cada participante fez as suas observações finais, o vereador Rubens Andrade sugeriu que convidássemos o Rodrigo Bethlem para um encontro do mesmo estilo, e ficou acertado com todos uma agenda de reuniões a serem feitas durante os próximos quatro anos vindouros dos mandatos.


Esta ata, infelizmente, deve conter várias omissões e imprecisões. Ela foi elaborada muito depois da reunião ter acontecido, porque a pessoa que ficou encarregada de fazê la teve problemas de saúde, e eu tive de me guiar pelas notas manuscritas dela.Entendo de toda maneira que é melhor ter um registro , mesmo que incompleto, do que nenhum.

Ignez

Nenhum comentário:

Postar um comentário