ATA DA 31ª REUNIÃO - ESPECIAL

Atividade que tem como objetivo proporcionar desenvolvimento social para o bairro a partir de participação voluntária de seus moradores.

ATA DA TRIGÉSIMA PRIMEIRA REUNIÃO ESPECIAL.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – AUDITÓRIO. R. Joana Angélica – Ipanema
Dia: 27/11/2008
HORÁRIO: 19H
COORDENAÇÃO: Ignez Barreto
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 160

OBJETIVO: Colóquio com o Sr. Rodrigo Bethlem, Secretário de Ordem Pública, designado pelo futuro Prefeito Sr. Eduardo Paes, para exposição dos problemas enfrentados pelos bairros de Ipanema, Leblon e Copacabana.

TÓPICOS ABORDADOS;
A Sra. Ignez Barreto, Coordenadora do Projeto, apresentou os assuntos relacionados abaixo ao Sr. Secretário para sua inteireza:
1- Titularidade do Cantagalo;
-processo totalmente concluído em termos de fornecer a Titularidade de Propriedade
Plena para 1600 famílias, perfazendo total em torno de 8 a 10000 pessoas.
Transformação em parte integrante do bairro de Ipanema com todos os direitos e deveres
dos outros moradores.

2- R. Barão da Torre e Teixeira de Mello;
- a empresa Riotrilhos está apoiando integralmente a urbanização do local com
transferência do depósito da Comlurb, do Ferro-Velho e ambulantes diversos;

3- Praça General Osório;
- não há como ser urbanizada com o número de finais de pontos de ônibus, vans e ainda
mais o terminal de metrô-ônibus a ser instalado no local. Já se antevê camelôs, ambu-
lantes, etc, no entorno.

4- Eventos na Orla;
- solicitação para evitá-los, transferindo-os para os locais já existentes como; Sambódromo, Engenhão, etc, que foram construídos com recursos da população;

5- Carnaval;
-organização e enquadramento dos blocos, a fim de evitar-se o constrangimento relativo ao ano passado onde houve cenas indecorosas, documentadas em fotos e mostradas aos participantes do Colóquio;

6- Adoção da Pça. N. Sra. Da Paz;
- processo em aberto;

A partir desta apresentação o Sr. Rodrigo Bethlem tomou a palavra e suas observações mais relevantes são relatadas a seguir:
-“ A Segurança Pública está sendo implementada através da Operação Ipabacana em que na data de 26/11, já havia realizado 961 acolhimentos, 34 detenções e 109 presos como exemplos numéricos. Moradores de rua estão sendo reinseridos no mercado de trabalho após cursos profissionalizantes. Voltou a ressaltar que este tema ( segurança pública) também é de responsabilidade da população, na medida em que contribui com a desordem urbana não reconhecendo o espaço público como pertencente a todos e sendo assim, fazendo o que não é permitido.
que se faça o que se bem entende;
- O caso do Reveillon somente poderá ser verificado a partir da próxima Administração pois este ano já foi ratificado pela a atual. O Carnaval ainda é possível sua melhor organização pois deverá haver tempo hábil.
- A partir de 2/1 haverá mudança no comportamento da Prefeitura principalmente em sair dos Gabinetes e irem para as ruas a observar os detalhes da desordem urbana.
- Os eventos na orla deverão restringir-se aos olímpicos e esportivos;
- Ressaltou, ainda uma vez, o caso da zona da Leopoldina que no passado recente era extremamente industrializada e, hoje encontra-se degradada por conta da ideologia de “que um pouco de desordem favorece a empregabilidade”...
- O combate ao pequeno delito será reforçado e solicitou que a população contribua; foi sugerida a idéia de que cada um ande com cartões vermelhos nos bolsos para que na presença de alguma irregularidade testemunhada na rua , possa se dar o cartão ao infrator. Seria uma maneira de fazer ver ás pessoas que todos estão atentos e não coniventes com o pequeno delito.
- A Guarda Municipal será reestruturada;
- A ocupação dos espaços da orla será revista verificando-se sua legislação.”

OUTRAS NOTAS

Registrou-se o empenho do representante da Vereadora Aspásia Camargo e do Vereador Sr.Tio Carlos em estarem presentes ao Colóquio, como também, o futuro Superintendente da Guarda Municipal, apresentado pelo Sr. Rodrigo Bethlem – Cel. Pacheco, e ainda o o Sr. Carlos Oliveira futuro sub secretário de operações.
Os comentários entreouvidos ao final da reunião, convergiram para a sinceridade de propósitos demonstrada continuamente pelo futuro Secretário da Ordem Pública, desde o primeiro encontro com a população.
Congratula-se a organização do evento e seus participantes por essa manifestação de exercício Político, lato-senso.


Elaboração da ata: Julio Sergio dos Mares Guia – 28/11/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário