PUBLICIDADE

O melhor artista do ano leva prêmio de R$ 100 mil

Braulio Lorentz, Jornal do Brasil


RIO - Na mesma noite em que o lançamento do prêmio de artes plásticas com a maior dotação do Brasil (nada menos do que R$ 100 mil para o artista escolhido) muda o panorama da área, o Centro Cultural Candido Mendes de Ipanema tem seu nome alterado, em homenagem a Maria de Lourdes Mendes de Almeida, diretora e curadora do espaço por 30 anos. Maria de Lourdes morreu em julho, aos 78 anos, de complicações renais.
A reinauguração do espaço e o anúncio da criação do Prêmio de Artes Plásticas Maria de Lourdes Mendes de Almeida vão ser feitos nesta quarta-feira, às 20h.
– A reinauguração quer marcar a importância de Maria de Lourdes na busca dos talentos da geração dos anos 60 e 70 – afirma o professor Candido Mendes de Almeida, viúvo de Maria de Lourdes, reitor da Universidade Candido Mendes e membro da Academia Brasileira de Letras.
Para Candido Mendes, a importância do prêmio é a de associar a memória de Maria de Lourdes à criatividade da cultura plástica brasileira que tanto deve ao Centro Cultural de Ipanema.
– Ela teve um trabalho pioneiro dentro da arte contemporânea no Rio de Janeiro – garante Maria Pia Mendes de Almeida, diretora da Universidade Candido Mendes e filha de Maria de Lourdes.
– Além de uma placa com o nome dela, teremos um boletim que distribuiremos, com diversos depoimentos de artistas.
Resultado sai em março
Diretor do Centro Cultural, Paulo Sérgio Duarte explica como foi formado o júri da premiação, composto pelos críticos Frederico Morais, Luiz Camilo Osório, Aracy Amaral e Paulo Venâncio Filho.
– O júri foi escolhido pelo professor Candido Mendes e por mim. Ele traz perspectivas de diferentes gerações. Há críticos com grande experiência na história da arte na década de 70, como Frederico Morais, e outros que são novos.
Duarte reitera a importância do prêmio e ainda faz uma ressalva:
– Em termos de prêmio individual, com um único premiado, é o maior das artes plásticas e visuais que conheço no país. Outros têm várias categorias que se somadas chegam a um valor maior.
O resultado sai em março e até 15 de janeiro é divulgado o regulamento completo. Cada um dos integrantes do júri vai indicar artistas para que seja escolhido o nome a ser agraciado.
Duarte resume as intenções do prêmio:
– Vamos reconhecer a cada ano uma pessoa que contribuiu para a arte atual do Brasil. Uma premiação dessas é de uma contribuição efetiva. Não pode pegar artistas que estão começando a carreira. Será destinado a artistas que já tenham reconhecimento.
Autora da instalação Obra em negro, exposta na Galeria Candido Mendes, Marilda Machado comemora a movimentação em torno do centro cultural.
– O espaço da galeria é belíssimo e merece ser reinaugurado e revitalizado, porque é maravilhoso para as artes – atesta a artista, que estreou nesta segunda-feira seu novo trabalho, exposto até fevereiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário