PROGRAMAÇÃO EM CLIMA DE NATAL


Confira a programação cultural em clima de Natal no Rio

Rio - Quando menos se espera, vão chegando ao fim as folhinhas do calendário e o jingle de uma famosa loja de departamentos entra no ar para lembrar: Já é Natal! Quem curte o clima de comemoração antecipada não tem do que reclamar, já que a programação cultural da cidade está repleta de opções.Símbolo maior dos festejos natalinos no Rio, a Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência será inaugurada amanhã, com apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira e participação de Elba Ramalho, João Bosco e Roberta Sá. Com 85 metros, a árvore este ano terá 13 fases de desenhos luminosos diferentes.A magia natalina toma conta também da maioria dos shoppings, com opções divertidas para as crianças, com peças, oficinas, corais e decorações grandiosas, caso da concorrida Cidade dos Sonhos, que reproduz o mundo de Papai Noel no Iguatemi.
Para quem pretende variar e não deixar as compras para a última hora, há espaços que oferecem presentes em conta. Nas próximas páginas, listamos alguns programas para quem deseja se entregar ao clima de Natal antecipado.
Boas festas.
Confira agenda:Árvore de Natal da LagoaMantendo os 85 metros que a colocaram no Guinness como a ‘maior árvore de Natal flutuante do mundo’, a árvore da Lagoa ganha trilha musical. Além do espetáculo de luzes e cores, a estrutura reproduzirá canções natalinas, apresentadas diariamente, às 20h, 21h e 22h.
Outra novidade são os shows pirotécnicos com fogos de artifício, que acontecerão todos os sábados, às 21h. A inauguração acontece amanhã, a partir das 20h, com concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, e participação de Elba Ramalho, Roberta Sá e João Bosco. Palco montado na altura do Corte do Cantagalo.
Bazares
Quem prefere adiantar as compras mas prefere fugir dos shoppings pode encontrar boas ofertas em bazares que já pipocam pela cidade. A Vila dos Artistas do Jardim Botânico (Rua Engenheiro Pena Chaves 6) já abre suas portas para o Natal amanhã e domingo (e também 6 e 7), das 14h às 20h. No mesmo bairro, o Espaço de Arte (Rua Lopes Quintas 576) reúne 15 artistas plásticos, amanhã e domingo, das 14h às 20h. Em Laranjeiras, o Bazar do Canto da Alice (Rua Alice 146) oferece bolsas, roupas, acessórios e quadros, amanhã (das 13h às 20h) e domingo (das 14h às 22h). Todos com entrada gratuita.
Caravana de Natal Coca-ColaCaminhões iluminados da Coca-Cola, bem semelhantes aos que encantam as criancinhas nas propagandas natalinas do refrigerante, circulam a partir de hoje, das 19h30 às 23h, por 200 bairros da cidade.
Aos fins de semana, a Caravana estaciona em praças promovendo atividades culturais como teatro, oficinas de reciclagem, pintura e desenho. A primeira parada é amanhã, das 11h às 19h30, na Cidade das Crianças, no Flamengo.
Domingo, no mesmo horário, a Caravana estará na Praça dos Três Poderes, em São João de Meriti. Grátis.
Para tirar a tradicional foto com o Papai Noel é preciso levar 1kg de alimento não-perecível.
Cidade dos sonhos Que Pólo Norte que nada. O Papai Noel carioca vive numa charmosa cidadezinha montada no Shopping Iguatemi. O espaço, aberto a visitas, é composto por ambientes como Casa e o Quiosque do Papai Noel, Fábrica de Brinquedos, Carpintaria, Correio e ainda é ‘habitado’ por moradores interpretados por atores.
Praça de Eventos. Barão de São Francisco 236, Vila Isabel, 1º piso. Seg a sáb, das 10h às 22h. Dom e fer, das 11h às 22h. Grátis.
Corais Natalinos"Sinos de Belém’ e ‘Noite Feliz’ ganham variadas versões em apresentações de corais pela cidade. O Shopping Via Parque (Avenida Ayrton Senna 3.000, Barra) promove, às quintas e sábados, às 20h, o Festival de Corais Natalinos. No TopShopping (Avenida Governador Roberto Silveira 540, Centro, Nova Iguaçu) as apresentações acontecem às segundas e quartas, às 19h. Todas são gratuitas.
Festival de Rabanadas
Para quem espera o ano inteiro para saborear a mais festejada das sobremesas natalinas, uma boa notícia: no Leblon, a partir do dia 5, haverá rabanadas de todos os tipos e sabores no cardápio de 13 bares e restaurantes locais, como o Jeito Carioca (2540-8614), que vai preparar a Rabanada Carioca (R$ 6,90), com batidinha de coco à moda da casa e raspas da fruta
O Quebra-nozes:
Exposição
Com o Teatro Municipal fechado para obras, o calendário natalino do Rio ficará desfalcado, sem a tradicional execução de ‘O Quebra Nozes’.
Pensando nisso, a coreógrafa Dalal Achcar e Carla Camurati, diretora do Municipal, organizaram exposição sobre o espetáculo. Em cartaz no Shopping Rio Sul, a mostra contará, pela primeira vez, a história do balé mais popular do mundo. Rua Lauro Müller 116, Botafogo. Seg a sáb, das 10h às 22h. Dom e fer, do meio-dia às 21h. Grátis.
Oficinas
Se a garotada já se diverte montando a árvore de Natal, imagine a alegria de poder confeccionar seus próprios enfeites. Em várias oficinas, as crianças são convidadas a criar os ‘balangandãs’. No BarraShopping (Avenida das Américas 5.000, Barra), há oficinas amanhã e domingo, das 16h às 20h. No Recreio Shopping (Avenida das Américas 19.019, Recreio), de hoje a domingo, das 15h às 18h. No Shopping Grande Rio (Rodovia Presidente Dutra 4.200, São João de Meriti), domingo, das 17h às 19h. No Shopping dos Sabores (Rua General Polidoro 58, Copacabana), amanhã, das 10h30 às 12h. No Passeio Shopping (Rua Viúva Dantas 100, Campo Grande), amanhã, das 10h às 16h. Todas são gratuitas.
Super Natal
O Riocentro vai se transformar numa grande cidade natalina com a montagem, a partir do dia 5, do centro de compras Super Casas Bahia (Avenida Salvador Allende 6.555, Barra, Portão H, Pavilhão 4). O local ganhará uma cidade de Papai Noel estilizada, sobre uma estrutura reproduzindo os Arcos da Lapa, e vai oferecer algumas atrações gratuitas: aulas de culinária com receitas natalinas (às 10h, 14h, 18h ou 20h) e o show ‘A Véspera de Natal do Mickey’ (às 12h, 15h30, 17h30 e 19h30). Os personagens da Disney também serão os protagonistas do musical ‘Sonho e Fantasia’ (ter a dom, às 14h, 16h30, 18h30 e 20h30, com ingressos trocados por cupons fiscais (R$ 150 em compras: 1 ingresso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário