PREOCUPAÇÃO DOS RICOS

Na meca dos ricos cariocas, preocupação reina

Luisa Girão

Em Ipanema, um dos pontos mais nobres do Rio de Janeiro, a crise financeira vem afetando os comerciantes. Lojas tem andado com baixo movimento, liquidações estão sendo antecipadas e vendedores reclamam da queda nas vendas. Mas não são só os negociantes que andam abalados com a situação. Consumidores também estão mudando seus hábitos e planos de consumo.
É o caso da socialite Márcia Veríssimo, que "deu um tempo" nas aquisições por impulso e agora faz compras racionalmente:
– Aqui em casa, enquanto não entrar o que tivermos perdido, não gastamos. A sorte é que temos uma boa reserva para compras, mas temos que controlar os gastos.
Ela e o marido, um ex-banqueiro e consultor, sempre investiram na bolsa de valores, mas o abalo econômico fez mudar a estratégia de investimentos: o casal tem investido em "ações mais sólidas".
Já o consultor de telecomunicações Marcelo Bonguardo conta que já pensa em abandonar os planos de trocar de carro.
– Com a instabilidade nas bolsas, estou ficando com o cabelo mais branco – brinca.
A assessora de imprensa Roberta Steinberg, enquanto esperava por seu motorista na rua Garcia D’Ávila, disse que os amigos têm sido muito afetados pela crise:
– Tenho muitos amigos deprimidos porque perderam muito dinheiro. Um deles, dono de um site de importados, está tendo muita dificuldade para comprar os produtos e outro que já perdeu R$ 1 milhão.
Ela e uma amiga, que preferiu não se identificar, adiaram viagens para Barcelona e Paris. Outra que mudou os planos de final de ano foi a escritora Cláudia Medeiros, que iria passar o réveillon em Nova York.
– Vou viajar pelo Brasil mesmo, Nordeste ou Búzios – conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário