PATRIMÔNIO MUNDIAL ?



Candidatura do Rio de Janeiro a patrimônio mundial vira debate

JB Online

RIO -

Da lista de 600 patrimônios mundiais da Unesco, o Brasil possui 17 deles. A lista incorpora paisagens culturais – Centro Histórico de Olinda, Brasília, Santuário de Bom Jesus de Congonhas – e paisagens naturais – Área de Conservação do Pantanal, Mata Atlântica do Sudeste, Parque Nacional do Iguaçu. O Rio de Janeiro se candidatou a uma vaga em 2002 para receber o título da Unesco. Seis anos depois, a vereadora Aspásia Camargo (PV) tomou a iniciativa de marcar uma audiência pública com especialistas para que a candidatura da Cidade Maravilhosa não seja um fiasco. O debate ocorre na próxima terça-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

– Estamos há seis anos com essa candidatura e ninguém se mobilizou. Não tem nada garantido, não dá para entrar nesse clima de oba-oba. Já perdemos nas candidaturas das Olimpíadas algumas vezes porque não fizemos direito. – alertou Aspásia, que elogiou o prefeito eleito Eduardo Paes (PMDB). – Faltam dois anos e ninguém se mobilizou, nem as autoridades. Do governo, o Paes deu apoio político e jurídico para a candidatura.

O processo foi iniciado em 2002, quando o governo federal encaminhou o pedido de listagem das paisagens do Rio à Unesco, que só deve divulgar o resultado em janeiro de 2010. Em 2003, o Comitê de Patrimônio Mundial emitiu parecer favorável. Entretanto, a ausência de documentação técnica, como especificar o que deve ou não virar patrimônio mundial, impediu o prosseguimento da ação. Segundo a vereadora, o Rio de Janeiro não é como Olinda ou Ouro Preto – que também tem o título da Unesco – por não ser uma cidade homogênea, o que pode caracterizar um risco para a candidatura carioca.

– O Rio de Janeiro é uma cidade heterogênea. Temos algumas ilhas de preciosidade, mas também temos regiões que são prejudicadas pelo caos urbano. É complicado lançar toda a cidade como patrimônio. Temos que fazer um dossiê detalhado do que deve entrar na lista da nossa cidade para que não acabemos como Buenos Aires, que considerou itens demais como patrimônio natural e cultura e não entrou pra lista da entidade – afirmou Aspásia.


Patrimônio seguro

De acordo com Aspásia, a escolha do Rio como patrimônio mundial pode representar tanto um aumento no turismo carioca, como uma forma de proteção dos bens da Cidade Maravilhosa.
– No momento em que você entra na lista, você globaliza o patrimônio, significando que ele não é só do morador da cidade, como do mundo inteiro. Qualquer atentado contra ele vai ser julgado pelo tribunal das Nações Unidas como um atentado a um bem mundial – disse a vereadora, que se derrete pela cidade do Rio. – Quando eu vejo que as pirâmides do Egito estão na lista eu penso que o Rio de Janeiro deveria estar também, ele merece.

O coordenador da proposta, José Pedro de Oliveira Costa, enalteceu a iniciativa da vereadora de marcar uma audiência pública e debater o tema.
– Este debate surge como uma boa oportunidade. É preciso mais estudo sobre as áreas apresentadas e que as autoridades tenham mais interesse em finalizar com sucesso a questão. – ponderou Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário