MORADORES DE RUA


Desafios

Levantamento aponta que 52% dos moradores de rua do Rio vêm de outras cidades

Globo




RIO - Um levantamento da prefeitura aponta que 52% dos moradores de rua do Rio vêm de outras cidades, conforme reportagem de Ediane Merola publicada nesta quinta-feira no jornal O GLOBO .
Segundo uma pesquisa da Secretaria municipal de Assistência Social, em outubro deste ano, havia 1.906 pessoas dormindo nas calçadas, 26 (ou 1,38%) a menos que no mesmo período de 2007.

O levantamento, que abrange 16 regiões da cidade, mostra que o Grande Centro (482 pessoas) e a Tijuca (239) são as áreas com a maior concentração dessa população. No mesmo período, houve aumento de 40% na quantidade de mulheres que vivem nas ruas. Hoje, elas representam 17,21% dessa população.

Cuidar dos moradores de rua será um dos desafios que o prefeito eleito Eduardo Paes terá que enfrentar. De acordo com o secretário de Assistência Social, Marcelo Garcia, o número de mulheres nas ruas aumentou devido à violência doméstica. Outro dado relevante, diz ele, é o alto índice de pessoas que vão para as ruas fugindo da violência nas comunidades onde moram.
Sobre as áreas com maior concentração de moradores de rua, Garcia ressalta que, na região que compreende os bairros de Leblon, Ipanema, Humaitá, Lagoa, Gávea e Jardim Botânico, houve redução de 125 (em 2007) para 109. Em compensação, a Tijuca passou de 156 para 239 e, nos bairros de Botafogo, Flamengo, Catete e Laranjeiras, o número subiu de 171 para 228 moradores de rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário