CASA DE CULTURA LAURA ALVIM





Mostra expõe 150 fotos feitas por menores em conflito com a lei

Josy Fischberg

RIO - Imagine a dificuldade de fotografar em um lugar fechado, de onde você não pode sair, com colegas que não podem ter seus rostos identificados nas imagens. A missão, que parecia impossível, teve um resultado fantástico. E ele pode ser conferido a partir desta terça (18.11) na mostra "Sonhos velados". São cerca de 150 fotografias, expostas na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, produzidas por menores em conflito com a lei, que cumprem medidas sócio-educativas em unidades do Degase.
- As imagens foram feitas nas oficinas do projeto "FotoOlhares", um curso de fotografia que durou quatro meses. As atividades aconteceram na Escola João Luiz Alves, na Ilha do Governador, para meninos, e no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Menor (Criam), em Ricardo de Albuquerque, para meninas - explica o curador da mostra, Dante Gastaldoni. - É um projeto-piloto, que esperamos po$estender para outras unidades nos próximos anos.
Os responsáveis pelas aulas eram formados pela Escola de Fotógrafos Populares, todos vindos de comunidades de baixa renda. Suas lições renderam fotografias cheias de melancolia, natureza, afeto, alegria...
- Há muitos "anti-retratos", com imagens diluídas, borradas ou na sombra. E há fotografias surpreendentes, com imagens de fora das unidades captadas pelas frestas dos portões. Ou de uma verdadeira explosão de alegria, durante um jogo de futebol - afirma o curador da mostra.
O sucesso das oficinas foi tanto que elas não só renderam uma exposição, mas trouxeram trabalho a duas meninas que já saíram do Criam e, hoje em dia, fotografam eventos do governo do estado.


Sonhos velados @ Casa de Cultura Laura Alvim.

Avenida Vieira Souto 176, Ipanema.

Tel.: 2332-2015.

Todos os dias, 13h às 21h.

Entrada franca. Até 4 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário