ACADEMIA AO AR LIVRE

ACADEMIA AO AR LIVRE ATRAI MORADORES DE IPANEMA E ARPOADOR

CAROL SALGADO

Moradores de Ipanema e Arpoador optam por se exercitar ao ar livre em academias como e pedra do Arpoador,entre as praias do Arpoador e Diabo.Tais hábitos são acentuados com a proximidade do verão e freqüentadores fazem diversos elogios e ressaltam as vantagens de se praticar exercícios ao ar livre.

A Academia Pedra do Arpoador ,hoje é freqüentada por uma média de 1 200 alunos por mês e a manutenção dos aparelhos,há 6 anos;está a cargo do metalúrgico aposentado Abílio Bergamini,que constrói aparelhos,pesos e fundações com dinheiro e materiais doados pelos próprios alunos e freqüentadores do local.” É um trabalho social e filantrópico.Os alunos é que fornecem subsídios através de doação.de dinheiro e materiais como cimento,pedras e areia para a manutenção”.-diz Abílio

Durante o Carnaval desse ano ,aconteceu um incêndio criminoso,provocado por um balão,na mata da pedra.Abílio e alguns dos alunos que estavam presentes no momento,com baldes emprestados pelas forças armadas,conseguiram apagar o fogo com a água do mar.Depois disso,para recuperar a vegetação,foi montada uma horta comunitária que também ajuda na capacitação de recursos para o local.

Abílio é morador do Posto 6,em Copacabana desde criança e freqüenta o Arpoador há 53 anos,mas somente depois da aposentadoria é que passou a se dedicar integralmente ao espaço.
Os freqüentadores da Academia Pedra do Arpoador são os mais variados,de diversas tribos e classes sociais e com chegada do verão ,essa freqüência aumenta ainda mais.Há uma cartilha de bons costumes estampada em uma pedra no local,sendo assim,todos os novos freqüentadores são alertados a preservar os aparelhos e quando alguém não respeita essas normas,é repreendido por outros “alunos”.

A maioria dos aparelhos encontrados na Academia Pedra do Arpoador,são para musculação e a opção dos alunos por preferir exercícios ao ar livre às academias fechadas são também influência da gratuidade,a qualidade dos aparelhos e a paisagem.

4 comentários:

  1. Boa noite, sou frequentador e um dos responsáveis pela academia Pedra do Arpoador recentemente, no que diz respeito à integridade visual do local. Junto com os atuais coordenadores Pedro Paulo e Antônio Gomes, sucessores do falecido senhor Abílio Bergamini, conduzimos a academia, tentando preservá-la o máximo possível. Porém, recentemente surgiu um boato de que a subprefeitura da Zona Sul quer acabar com a academia para transformá-la num parque para cães. Precisamos saber se essa informação realmente tem fundamento e se tiver, lutar por esse patrimônio público que pertence aos atletas amadores há décadas. Meu email é daniel.limagomes@gmail.com
    Se quiser trocar informações ou nos ajudar, favor enviar email.
    Obrigado pela propaganda pró-academia ao ar livre, pois todos sabemos que a mesma é um centro importante para a saúde preventiva.
    Grato pela atenção e uma boa noite.

    ResponderExcluir
  2. Ola !!meu nome e Jaqueline ,ex -exposa de Abilio e mae de seus dois filhos ,Carol e Felipe.Fico feliz em saber que alguem se preocupou em dar continuidade ao projeto do Abilio,no qual ele se dedicou ao maximo nos ultimos anos de sua vida.Espero tb que vcs tenham conseguido manter a horta que ele cultivou com muito carinho.

    ResponderExcluir
  3. Oi companheiros , eu gosto desse trabalho aqui, você está ajudando as pessoas a web com grandes coisas ! Este site é muito esclarecedor!
    Estou Kate, Eu vivo no Normandie, e eu vou ser um fã desta página, meus dados pessoais pode ser chato, mas eu digo -los de qualquer maneira Eu amo livros, bem como esportes em geral , e eu também jogar muito The Cure em minhas festas , estou sem namorado agora tão meninos atente para mim .... Apenas flertando com vocês lol :) ! Eu já tentei de namoro online não funcionou muito bem ....
    Eu fiz este comentário porque como eu disse anteriormente eu realmente gosto desta página também tenho uma comunidade web exatamente como você , mas o meu é muitos diferentes das suas , é sobre nenhum depósito poker bonus ....:)
    Além disso, vou ter de pedir desculpas pela minha escrita é a única maneira que encontrei para falar com vocês ....Bom dia a todos, amo todos vocês

    ResponderExcluir
  4. Conheci o ilustre Abílio.
    Fui várias vezes nesse academia e contribuí com ele.
    Não sabia que tinha falecido. Meus pêsames.

    ResponderExcluir