SHOW DE GASTRONOMIA

Francês e italiano,dividem os louros do 6º Prêmio Show de Gastronomia

Publicada em 01/10/2008 às 00h29m

Daniela Amorim


RIO - E o vencedor é... Gero e Olympe. O italiano, de Rogério Fasano, e o francês, de Claude Troisgros, dividiram o troféu de melhor restaurante da cidade no 6º Prêmio Rio Show de Gastronomia, em festa fechada para convidados no Museu de Arte Moderna (MAM), na noite desta quarta-feira
.
Claude Troisgros, francês de nascimento e carioca de carteirinha há três décadas, foi eleito ainda o melhor chef do Rio, além de levar o prêmio de melhor restaurante francês.
- Estou emocionado e queria dedicar esse prêmio à cidade do Rio de Janeiro, que me acolheu com todo carinho. Estou aqui há 30 anos. E dedico também para todo o pessoal que trabalha comigo - disse Claude Troisgros.
O Gero abocanhou três prêmios: melhor restaurante, no empate com o Olympe; melhor serviço; e melhor italiano, num empate com o D'Amici.
Outro estabelecimento de Rogério Fasano, o Londra, bar do Hotel Fasano, ganhou o troféu de melhor drinque, o dry martini preparado pela bartender Lara Jennings.
- O prêmio é deles, do pessoal que trabalhou - declarou Rogério Fasano. - Estou muito feliz. Me sinto super-reconhecido. Temos agora que manter para ganhar no ano que vem também.
Lara Jennings ficou emocionada com o troféu para seu dry martini. A bartender começou a carreira nos Estados Unidos, onde fez um curso em 2001. Ela está à frente do Londra desde que o lounge foi inaugurado, em Ipanema.
- O dry martini é um clássico. Tem toda uma mise em scène que eu que trabalho num lugar pauleira, com muito movimento, não poderia fazer. Então desenvolvi um método rápido. O meu segredo é colocar a taça gelada lavada no vermute seco. É fácil, dá até pra fazer em casa - revelou Lara, que se especializou em preparar drinques de forma rápida e prática. - Eu sirvo o primeiro, depois o cara pede outros 20 seguidos e aí eu digo, 'pôxa, deu certo'.
As categorias hours concours da noite foram melhor português, melhor árabe e melhor salada, ganhos por Antiquarius, Amir e Celeiro, respectivamente, pelo sexto ano consecutivo.
- É um trabalho que a gente tem para fazer tudo com qualidade. É bom ver o reconhecimento por esse trabalho - contou Lúcia Lacombe Herz, do Celeiro.
O troféu de melhor novidade foi para o Le Vin, melhor oriental para o Azumi e melhor peixe e frutos do mar para o Satyricon. A churrascaria Porcão ganhou o prêmio de melhor carne, Capricciosa ganhou de melhor pizza e Garcia & Rodrigues de melhor café da manhã.
Bibi Sucos foi eleita a melhor casa de sucos. A melhor entrada foi da Osteria dell´Angolo. Melhor pé-sujo foi o Bracarense, melhor pé-limpo foi o Jobi e o melhor tradicional foi o Nova Capela. Miam Miam foi eleito o melhor moderno, Cervantes tem o melhor sanduíche, Kurt tem o melhor doce. A Expand é o melhor lugar para beber vinho e o Gula Gula é o melhor restaurante até R$ 40.
Fizeram parte do júri Sergio Bersserman, Ingrid Guimarães, Breno Silveira, Anita Schwartz, Marcos Valle, Beatriz Milhazes, Omar Salomão, Taís Araújo, Mu Carvalho, Teresa Cristina, Gilberto Braga, Lenny Niemeyer, Eduardo Lopes Pontes, Silvia Machete e Mutti Randolph.
Os 500 convidados puderam circular entre os quiosques que integram a área de convivência do Circuito Rio Show de Gastronomia, como Olivier Cozan e Le Pré Catelan. A noite foi embalada pelos quitutes do buffet Portal do Sabor e pelo som do live P.A. do DJ Donatinho, filho do pianista e compositor João Donato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário