PRAGA DAS ÁRVORES




Natureza

Instituto Jardim Botânico identifica praga das árvores da Barão da Torre

Publicada em 15/10/2008 às 23h28m

O Globo


RIO - A praga que condenou 32 árvores cássia-de-sião (Senna siamea) na Rua Barão da Torre, em Ipanema, já foi reconhecida: é um besouro da família Platypodidae, que mede entre dois e oito milímetros e ataca em grupo as plantas subnutridas, como informa reportagem publicada nesta quinta-feira pelo jornal O Globo . A descoberta foi feita após vistoria do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico, a pedido dos moradores da rua, diante da demora da Prefeitura do Rio em divulgar um laudo oficial, que está sendo elaborado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Assinado pela pesquisadora Maria Lúcia França Teixeira, coordenadora do laboratório de fitossanidade do Jardim Botânico, o parecer explica que a solução para o problema é a poda, quando só os galhos estiverem contaminados, ou a retirada completa da árvore, se o problema se alastrar pelo tronco. Segundo Maria Lúcia, dificilmente a população enxerga o besouro, mas é possível identificá-lo porque, após fazer o furo no tronco, o inseto deixa ali uma serragem em forma cilíndrica.

Poluição causa câncer vegetal em ipês

Trinta ipês plantados pela prefeitura há mais de 15 anos no canteiro central da Avenida Mem de Sá, nos Arcos da Lapa, estão com câncer vegetal, causado sobretudo pela poluição do ar e do solo. Segundo Ângelo Grecco, engenheiro florestal, especialista em nutrição e patologias e ex-professor da Universidade Federal Rural, a hiperplasia é irreversível e as árvores precisam ser retiradas. Um conjunto de fatores, que inclui a falta de manutenção dos canteiros, a poda feita sem critério, a poluição do ar e o mau hábito do carioca de urinar nas árvores teria aberto caminho para a doença, diz Greco. O indício mais evidente do problema, segundo o professor, é que as árvores deveriam estar no auge da floração, mas não apresentam nenhuma flor.
Com oito anos de idade e seis metros de altura, 23 palmeiras reais e imperiais plantadas no canteiro em frente à Sala Cecília Meirelles, também na Lapa, estão igualmente doentes, segundo o engenheiro florestal. Mas, nesse caso, diz Greco, o problema é o apodrecimento das bases, causado principalmente pela falta de manutenção e pela urina de cães, gatos e seres humanos.
Moradores escolhem espécie de muda de árvores para ser plantada em Ipanema
A Secretaria de Meio Ambiente vai substituir um grupo de 32 cassias amarelas (Cassia siammea) da Rua Barão da Torre, em Ipanema, e está convidando os moradores da rua para escolher entre quatro espécies, a que será plantada no local.
Vítimas de uma praga ainda não identificada - as amostras ainda estão sendo analisadas nos laboratórios da Universidade Rural - 12 árvores já morreram e foram removidas pela Comlurb, segundo a prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário