PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ

Dia Mundial de Conscientização Sobre a Artrite Reumatóide

JB Online

RIO - A Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, sedia no próximo dia 12 de outubro, domingo, uma campanha mundial que no Brasil acontece simultaneamente em seis capitais. As ações marcam o Dia Mundial de Conscientização sobre a Artrite Reumatóide, que este ano tem o mote “Pense Positivo”.
O objetivo é levar informações sobre a doença para a população também em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo, com a Ação Reumato. Além de esclarecer dúvidas com especialistas, a população receberá material informativo e participará de atividades recreativas que incluem oficinas de origami.
Embora já seja possível controlar a doença e oferecer aos pacientes uma boa qualidade de vida, a idéia da atividade é enfatizar a dificuldade que os portadores da artrite reumatóide frequentemente encontram.
A campanha é organizada através de uma parceria firmada entre a Sociedade Brasileira de Reumatologia e a Farmacêutica Roche, com a efetiva participação das sociedades locais de reumatologia e associações de pacientes.
Na capital fluminense as ações ganham o apoio efetivo da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro, presidida pelo Prof. Roger A. Levy e do GRUPARJ – Grupo de Apoio ao Reumático do Rio de Janeiro, dirigido pela Maria Regina Vasone Prado.
Tendas com monitores e médicos terão especialistas à disposição da população para esclarecer informações e tirar dúvidas das 9h às 17h. Este é o segundo ano da campanha no Brasil. Em 2007, em três cidades, duas mil pessoas receberam orientações.
- Com o sucesso do ano passado, percebemos que seria importante levar esta conscientização para mais pessoas no País. A artrite reumatóide é uma doença grave e é preciso ficar atento aos sintomas iniciais para a detecção mais rápida - afirma a presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Ieda Laurindo.
O Dia Mundial de Conscientização Sobre a Artrite Reumatóide é um movimento que começou na Europa e, aos poucos, ganha proporções mundiais. O objetivo é disseminar as informações relacionadas à doença, que atinge cerca de 1% da população mundial, tanto para portadores quanto para o público em geral. No Brasil, a ação acontece desde 2007e vem crescendo motivada pelo contato com o World Arthritis Day (www.worldarthritisday.org ).
A artrite reumatóide é uma doença auto-imune, inflamatória, crônica e progressiva. A inflamação que acomete as articulações pode causar perda progressiva da cartilagem e dano ósseo articular. O quadro é caracterizado por dor articular, limitação dos movimentos e deformidades.
Além do comprometimento das juntas, outros sintomas podem ocorrer como fadiga, febre e nódulos subcutâneos, além do importante impacto na qualidade de vida dos pacientes. No Brasil, estima-se que cerca de 1,5 milhões de pessoas sejam acometidas pela doença, na maioria mulheres em idade economicamente ativa – entre 30 e 50 anos.

Serviço
Data: 12 de outubro
Horário: 9 às 17h
Local: Praça Nossa Senhora da Paz – Praia de Ipanema

Nenhum comentário:

Postar um comentário