PASSEATA

Um decálogo para o prefeito

Marcelo Migliaccio

Amanhã, o mar de Ipanema não vai se abrir para a passagem de Moisés, mas, na pista da orla fechada para o lazer, alunos do colégio Notre Dame vão exibir os dez mandamentos que elaboraram para o próximo prefeito do Rio. O ato faz parte das comemorações dos 75 anos da unidade da escola no bairro, e são esperadas cerca de duas mil pessoas.

– Começamos colocando tudo que a gente achava no papel, depois fomos chegando aos dez pontos – explica Bruna Dutra, 17, aluna do 2º ano do ensino médio como seus nove colegas que participaram da elaboração do decálogo carioca.
Do grupo de dez alunos, só Artur Prates, 18, tem título eleitoral. Ele diz que ainda não decidiu seu voto, mas frisa que todos tiveram a preocupação de não partidarizar os ítens do manifesto:
– Não queríamos entrar na politicagem. Nossa intenção é de que a passeata atraia todos, independentemente do candidato em que votarão.

O resultado foi uma carta de princípios endereçada ao futuro prefeito: amar o Rio; não prometer em vão; cultivar a alegria; honrar e escutar os cidadãos; investir em saúde e educação; exterminar a exploração sexual infantil; não corromper, nem ser corrompido; ter ética; não cobiçar bens alheios; e restaurar a política e sua imagem.
Para Maria Tostes, 16, o grupo está fazendo a sua parte.
– Mesmo nós, que temos uma situação privilegiada em relação à maioria da população, estamos sofrendo hoje as conseqüências do que os políticos fizeram no passado.
Tanto ela quanto Bruna e Pedro Gabriel Paes já pensaram em entrar para a política, mas o estigma é um obstáculo.
– A gente vê tanta coisa errada que fica com o pé atrás – admite Pedro, 16.
Além da presença da banda marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, a caminhada, dividida em alas, vai alertar para prevenção da dengue, educação no trânsito, arrecadar leite em pó para doação e distribuir sementes de girassol, entre outras atividades. A concentração será às 9h em frente ao Jardim de Alah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário