LEI E ORDEM

por Jorge Antonio Barros -


lei e ordem

A menos de 20 horas das eleições municipais, o secretário de Segurança Pública do Estado do Rio, José Mariano Beltrame, me disse neste sábado que contribuição o futuro prefeito do Rio de Janeiro pode dar para a segurança pública, não importa que nome saia das urnas agora ou num eventual segundo turno:
- Ordem. O futuro prefeito deve contribuir mais com o combate à desordem urbana. Deve cuidar melhor de coisas como a iluminação pública. Um assaltante preso outro dia na área da Gávea contou que a região onde ele mora, acho que na Baixada Fluminense, tem melhor iluminação do que algumas áreas de Ipanema e Leblon. Sabe por quê? Muitas vezes a falta de poda das árvores impede que a iluminação de rua seja eficiente - afirmou Beltrame, sem criticar diretamente qualquer administrador público.
Beltrame afirmou também não ter dúvidas de que o futuro alcaide terá que investir mais na integração entre a Guarda Municipal e os órgãos de segurança pública, no Rio.
O secretário confirmou ser favorável à operações como a Ipabacana e Barrabacana, feitas em parceria entre o governo do estado e a prefeitura, mas ressaltou que há necessidade de um trabalho de infra-estrutura para receber as pessoas recolhidas nas ruas.
Beltrame anunciou a este blog que já tem um pedido específico para o futuro prefeito do Rio: ajudar o governo do estado a estender a toda rede municipal de ensino o Programa de Resistência às Drogs e à Violência (Proerd), um programa educativo coordenado por policiais militares (saiba o que é). Beltrame disse que o programa tem ajudado inclusive os pais de alunos a refletirem sobre o consumo de drogas lícitas como o álcool e o tabaco.

N. do B: Aproveite o dia de hoje, de eleições municipais, para refletir não apenas em quem você pretende votar, mas no seu papel como cidadão. Que contribuição efetiva, além dos impostos, você está dando para transformar o Rio de Janeiro numa cidade mais segura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário