DEMOLIÇÃO



Defesa Civil inicia demolição de lanchonete em Ipanema

O DIA

Rio - A Defesa Civil iniciou nesta terça-feira pela fachada a demolição do prédio de dois andares que desabou parcialmente esta manhã na esquina das ruas Farme de Amoedo e Visconde de Pirajá, em Ipanema. No imóvel funcionava uma lanchonete.
Três operários que trabalhavam em uma obra irrregular feita na cozinha da lanchonete, no térreo, e dois pedestres sofreram ferimentos leves. Levados em ambulâncias do Corpo de Bombeiros, eles foram socorridos no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea.
Segundo técnicos da Defesa Civil, o trabalho de demolição pode estender-se pela noite. O trânsito entre as ruas Farme de Amoedo e Visconde de Pirajá está congestionado, devido à interdição do local.
A Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) apontou algumas irregularidades no imóvel, que está incluído na Apac de Ipanema, por constituir um exemplar da arquitetura do início do século passado. Em 2007, foi concedida uma licença para a reforma da fachada. Mas a permissão venceu este ano e não foi renovada, apesar de o responsável pela obra ter sido notificado pela SMU.
O proprietário do imóvel pode ser processado por crime contra o patrimônio público ou responder a ação civil, caso seja constatada imperícia na obra feita sem licença na lanchonete.
Para Anderson Vieira, de 31 anos gerente de um estacionamento próximo, “é lamentável que um ato irresponsável como esse aconteça”.
O administrador de imóveis Marcos Roux, de 54 anos, trabalha em Ipanema e passa diariamente pelo local do desabamento. Ele disse ter percebido que algo estava errado. “A marquise da lanchonete já havia desabado, mas o dono colocou só um reboco. Mas com certeza a queda da marquise prejudicou a estrutura do prédio", disse.
“Não é a primeira vez que vejo os técnicos da Defesa Civil por aqui. Os responsáveis pela lanchonete foram negligentes em vários aspectos”, afirmou Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário