CRESCIMENTO ABSURDO !


Crescimento

Favela Pavão-Pavãozinho se expande para área íngreme de pedra

Publicada em 29/10/2008 às 23h28m

O Globo


RIO - A falta de controle do poder público está empurrando as favelas do Rio a novos limites. Depois de ocupar as áreas de Mata Atlântica, as casas agora se espalham por maciços de pedra íngremes, em construções com recursos complexos de engenharia. Durante sobrevôo de helicóptero realizado na segunda-feira, repórteres do GLOBO flagraram a nova modalidade de ocupação no Morro do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, que é uma das favelas beneficiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Nesta quarta-feira, depois de receber a denúncia, a prefeitura do Rio embargou cinco casas localizadas além dos eco-limites da comunidade, no meio do paredão de pedra.
No sobrevôo, os repórteres acompanharam o biólogo Mário Moscatelli, que há 11 anos monitora de helicóptero as áreas com problemas ambientais para o Projeto Olho Verde. Ele vai encaminhar nesta quinta um relatório ao Ministério Público estadual e federal, denunciando as construções ilegais e outros crimes ambientais observados no Rio.
O subsecretário de Meio Ambiente, David Lessa, afirmou que foram embargadas cinco construções e fundações já colocadas na pedra para pelo menos outras três casas. Os donos dos imóveis ainda não foram encontrados, segundo Lessa, porque as residências não estão prontas.

Um comentário:

  1. Na comunidade do morro Azul também estamos com problema parecido o crescimento das construções irregulares (com mais de um piso) com destruição da mata existente. Necessitamos de muita ajuda!!!

    ResponderExcluir