ATA DA 1ª REUNIÃO GT SÍNDICOS

ATA da 1ª reunião GT Síndicos
PSLI – Comitê Programa Solidário do Lixo de Ipanema


- GT Síndicos


LOCAL: R. Francisco Otaviano, 49 – edif. Mar do Sul
Dia: 13/10/2008
HORÁRIO: 18;00hs às 20:00 hs
COORDENAÇÃO: Carla Salomão
FACILITADORA: Pólita Gonçalves - Fórum Estadual Lixo e Cidadania - RJ
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 12

Assuntos tratados

Carla Bertelli explanou como começou o trabalho de implantação da coleta seletiva junto aos condôminos.
1. conversou com a síndica, que apoiou a idéia e combinaram que a Carla coordenaria este assunto
2. elaborou e afixou Comunicado nos elevadores
3. idem para Folheto explicativo nas lixeiras
4. para a coleta de pilhas, colocou caixa de papelão com sinalização, na portaria (após confirmar com Bco Real que este não colocaria coletor no prédio)
Retransmiti para o GT hoje, via email.
O próximo passo no condomínio da Carla Bertelli será colocação de um mural de cortiça num local acessível a todos, com noticias sobre o assunto, para que os condôminos acompanhem a evolução deste Programa e similares.
Descarte de lâmpadas – principalmente as fluorescentes, que contém mercúrio (metal pesado altamente tóxico): Pólita informou que existe regulamentação desde 2007 obrigando o fabricante a assumir a coleta final, mas ainda não está Regulamentada. É preciso pressionar, vamos encaminhar carta para a Sec Est do Ambiente.
A COMLURB coleta apenas para chamados individuais, até 5 lâmpadas – é uma alternativa que temos. Quem quiser deve ligar para a Ouvidoria da Comlurb e confirmar este procedimento.
Descarte de óleo – Tiorbe deu idéia de se construir dutos que dentro das lixeiras dos aptºs, ligadas a um coletor no térreo, o que facilitaria enormemente o descarte nas unidades e a coleta. Esta é uma boa sugestão a se levar para as construtoras!
Carla Salomão informou que alunos das escolas Liessin estão desenvolvendo atividades de educação para a reciclagem, buscando envolver os de síndicos. Vai haver um fórum dos dias 31/10 a 02/11 onde serão apresentados os trabalhos. O coordenador é Rafael Bornz, mas nesta semana estão em recesso. Carla vai contactá-los novamente na próx.semana, pode ser interessante juntar este trabalho ao do GT. Um dos colaboradores e diretores da escola é dono da construtora CHL...

Onde comprar os sacos transparentes? Consta nome dos fornecedores na Carta aos Síndicos, enviada pelas administradoras dos condomínios.
Ficou acertado que a coordenadora do PSLI vai enviar carta à Sec de Estado do Ambiente informando sobre este grupo de experimentação da coleta seletiva, solicitando que a Pólita seja a facilitadora dos trabalhos.

Coleta Comlurb:
geral
8.000 t / DIA
(5 mil t é domiciliar)
seletiva
502 t / MÊS

PROVE Programa de Reaproveitamento e Óleos Vegetais do Rio de Janeiro – TEL 2598.9240 ou 9242 – perguntar se coletam o óleo e qual a frequência
Além do cunho ambiental e energético, o PROVE é também um projeto de social, pois insere cooperativas populares de catadores de materiais recicláveis na cadeia produtiva do biodiesel. E este projeto tem um efeito social lindo. Hoje o PROVE ajuda a aumentar a renda de 300 famílias.

É uma iniciativa da Secretaria do Ambiente, em parceria com a Usina de Manguinhos; a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCPCOPPEUFRJ); a Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (FEBRACOM); o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR); e a RICAMARE (Rede Independente de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado Rio de Janeiro).
O objetivo do programa é otimizar o reaproveitamento do óleo vegetal residual na produção de biodiesel evitando, assim, seu desperdício. O óleo de cozinha, quando não pode mais ser aproveitado, se for jogado na rede de esgoto, além de poluir os rios, baías e oceano - interferindo no equilíbrio desses ecossistemas - também causa o entupimento de canos, aumentando os custos de manutenção.
Sendo reaproveitado na produção de combustível, o óleo contribui para a geração de energia alternativa.

Para as águas do Rio de Janeiro, o efeito é imediato. São despejados de 19 a 27 milhões de litros de óleo por ano em nossas vias marinhas. Considerando que um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água, pode-se ter uma noção da gravidade da situação.

Na área energética, ganha-se também. A produção do biodiesel é limpa, sustentável e gera outros produtos bastante rentáveis.

Para encontrar uma cooperativa, clique aqui. Tem cooperativas que participam do PROVE no Leblon:
COOPEREUROS Rua Carlos Pernambuco 03 Tel.: 9138-8447E-mail: anavianafestas@ig.com.br
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
Cidade Universitária - Ilha do FundãoPraça da Prefeitura

A próxima reunião será informada pelo novo coordenador deste GT – Raphael Durão. Tiorbe ofereceu para ser em seu condomínio.

O PSLI tem agora um endereço virtual. Criamos um blog para facilitar a comunicação do grupo. O endereço é: www.lixodeipanema.blogspot.com

Elaborou a Ata – Carla Salomão em 15/10/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário