ASSALTOS NAS BANCAS DE JORNAIS

Na Zona Sul, 30% das bancas assaltadas

Raphael Lima

Como o JB denunciou há cerca de dois meses, as bancas de jornal de todas as regiões do Rio vêm sendo alvos de constantes assaltos. Na ocasião, um jornaleiro, que há 15 anos trabalha no ramo, disse que os ataques ocorrem com mais freqüência assim que as bancas abrem, quando geralmente as ruas ainda têm pouco movimento, facilitando a ação dos bandidos. Verneque Cruz comentou também que os responsáveis pelos roubos hoje em dia também correm atrás de cartões pré-pagos de empresas de telefonia.
Um distribuidor de jornais e revistas chegou a informar que há mais de 30 anos trabalhando no ramo, nunca havia constatado um número tão alto de assaltos. Segundo ele, das bancas para as quais ele fornece, mais de 30% sofrem com a falta de segurança.
Em Laranjeiras, uma banca na rua Soares Cabral conseguiu um recorde. O mesmo bandido foi responsável por mais de 10 assaltos em um semestre. O proprietário chegou a informar que registrou as queixas e pediu policiamento, mas nada foi solucionado.
Algumas bancas, tentando evitar o grande número de assaltos, que prejudicam o faturamento, optaram por algumas alternativas.
Em Ipanema, alguns proprietários adiaram o horário de abertura durante a semana e passaram a não funcionar mais durante domingos e feriados. Também não são mais feitos estoques de produtos, para evitar perdas maiores em caso de roubos.
Muitos jornaleiros chegaram a colar cartazes cobrando mais ações da polícia e denunciando as dificuldades enfrentadas pelo grande número de assaltos.
Melhora no policiamento
Após as primeiras denúncias feitas pelo Jornal do Brasil, uma equipe de reportagem voltou à banca da rua Soares Cabral e foi informada pelo proprietário que o bandido responsável pelos mais de 10 roubos teria sido preso e disse ainda que o policiamento no local mudou bastante após a divulgação na imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário