VISITA AO METRÔ

Visita às obras do metrô de Ipanema atrai 150 pessoas

JB Online

RIO - O programa de visitação pública às obras de construção da estação Ipanema do metrô completou um ano neste domingo. Mesmo com o dia chuvoso, cerca de 150 pessoas foram conferir de perto o trabalho de escavação dos túneis e galerias que vão permitir a integração de 50 mil pessoas por dia ao sistema metroviário através da futura estação, prevista para ser inaugurada em dezembro do ano que vem.
As visitas públicas à obra acontecem todo o último domingo do mês. Desde que o programa foi inaugurado, mais de 3.000 pessoas já visitaram as escavações, que seguem em ritmo acelerado de Copacabana em direção à Praça General Osório, em Ipanema. Neste domingo, além de moradores da região e de outros bairros do Rio, a visitação contou com um grupo de 70 alunos da faculdade de engenharia da UFRJ.
A professora Elaine Vasquez, que organizou a ida dos universitários, diz que a visita serviu como uma aula prática e que os alunos puderam conferir in loco o que aprendem em sala de aula.
- Estou visitando a obra pela terceira vez. E, mesmo sendo engenheira, cada vez me surpreendo mais com a grandiosidade e com a rapidez do andamento da obra. É um programa fundamental para os estudantes. A maioria ainda não tinha tido acesso a uma grande obra de engenharia. Por isso, essa visita é muito importante para solidificarem todo o conhecimento adquirido na faculdade. - disse a professora de engenharia civil da UFRJ.
A obra desperta atenção de técnicos e profissionais da área principalmente por causa do método de escavação avançado, que trabalha com perfurações na rocha e com detonações. O trabalho torna-se um caso único no Brasil por acontecer em terreno arenoso e úmido, devido à proximidade com a praia, e com superfície densamente urbanizada, o que exige cuidado e atenção redobrados durante as escavações. Mesmo com toda particularidade, a obra da estação Ipanema é considerada um sucesso. Com mais de 90% das escavações concluídas, nenhum acidente grave com operários ou residências vizinhas foi registrado.
Atento ao crescimento do interesse da população em conhecer os trabalhos que acontecem a mais de 25 metros do nível do mar, o secretário de Transportes, Julio Lopes, anunciou que, a partir de setembro, as visitações vão ganhar um horário extra.
- A visita de agosto mal acabou e já temos mais de 30 pessoas inscritas para setembro. A cada visita o grupo aumenta. A partir do próximo mês, teremos pelo menos mais um horário disponível à visitação. Vamos estudar também o aumento do número de vagas por horário de visita - adianta o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário