RÉVEILLON 2009

IPANEMA RECORRE AO MP PARA TER RÉVEILLON TRANQUILO

MORADORES QUEREM EVITAR CAOS E PROMOTOR INSTAURA INQUÉRITO

CÉLIA COSTA


Moradores e comerciantes de Ipanema,já recorreram ao Ministério Público para garantir o ordenamento do réveillon de 2009 e evitar o caos ocorrido no bairro na comemoração passada.O promotor Carlos Frederico Saturnino,da Promotoria de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural,instaurou um inquérito civil público e já requisitou à prefeitura o detalhamento do projeto da próxima festa de fim de ano.No entanto segundo ele,a prefeitura tem se negado a dar qualquer informação.A Secretaria Municipal de Turismo nega e afirma ter encaminhado a resposta dentro do prazo previsto.
Segundo o promotor isso não ocorreu.Carlos Frederico Saturnino disse que convocou o secretário Rubem Medina,mas ele não quis dar informações, alegando que o assunto já está sendo tratado em outra ação,referente ao réveillon 2006.
__São duas questões diferentes.Naquela ação,a prefeitura e a Embratel foram obrigadas a pagar R$ 1 milhão de indenização por publicidade ilegal na orla.Agora nossa intenção é evitar problemas de última hora__ disse o promotor.

“NÃO ESTAMOS SUBORDINADOS AO MINISTÉRIO PÚBLICO”

O subsecretário de Turismo,Paulo Bastos,garantiu que a prefeitura atendeu a dois pedidos feitos pelo promotor.A resposta a um terceiro ainda está sendo elaborada.Segundo ele,o promotor se refere a uma reunião marcada com moradores e comerciantes,à qual Rubem Medina não pôde comparecer.
__Se quiser combinar uma hora,é fácil__disse Paulo Bastos.___O que precisa ficar claro é que não estamos subordinados ao Ministério Público.Temos que prestar contas ao prefeito.
O inquérito foi instaurado depois que representantes do PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA,do QUADRILÁTERO DO CHARME e da Associação de moradores do bairro,foram ao MP reclamar dos problemas provocados pela última festa de réveillon.Segundo Maria Ignez Barreto,do Projeto de Segurança, no início do ano foi à subprefeitura pedir que fosse apresentado o projeto para 2009,com planejamento de instalação de banheiros e policiamento.
____ Esperamos inutilmente.Várias vezes cobramos e sempre ouvimos desculpas,de que o projeto ainda não estava pronto___disse Ignez.___Depois , o secretário disse que não iria à reunião e se recusou a entregar a documentação ao promotor.
Carlos Frederico Saturnino disse esperar que haja uma solução conciliatória e frisou que não é contra a realização da festa
___ Ainda há tempo de esclarecer o mal entendido,para não ser necessária uma ação judicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário