PÓLO GASTRONÔMICO

Guia amplia pólo gastronômico

Roteiro, do trecho entre as ruas Rainha Elizabeth e Vinícius de Morais, terá 55 estabelecimentos

Carolina Bellei

Ipanema vai ganhar novo Pólo Turístico e Gastronômico. Já está circulando o Guia da Praça General Osório que tem 55 estabelecimentos localizados da Rua Rainha Elizabeth à Vinícius de Morais. Além de bares e restaurantes, a publicação inclui a Feira Hippie e ainda o Pólo Gastronômico da Jangadeiros, que abriga apenas sete restaurantes. O folheto é uma iniciativa de Prefeitura. De acordo com o sub-secretário da Riotur, Paulo Bastos, a intenção é distribuir a publicação entre a classe turística, hotéis e agências de viagens, para que o circuito seja cada vez mais procurado. Um site também está sendo montado e será inaugurado até outubro.
– Esse é o primeiro passo para divulgar a região aos turistas, por isso é subsidiado pela Prefeitura. A idéia é que os empresários se juntem e posteriormente atualizem as informações em novas edições. Eles terão liberdade para fazer as alterações que julgarem necessárias – ressalta Bastos, que complementa: – Mas não podemos financiar permanentemente o empresariado. É um esforço inicial para que depois seja auto-sustentável.
Para isso, Bastos sugere que os empresários se cotizem ou procurem patrocinadores para viabilizar uma nova edição do guia, como está sendo sendo feito pelo Pólo de Botafogo, primeiro circuito gastronômico reconhecido na cidade.
Alguns comerciantes, que estão na primeira edição do guia, estão se mobilizando e promovendo reuniões para tentar ampliar o projeto e conseguir mais benefícios. Eles se espelham no exemplo do Pólo da Jangadeiros – incluído nos limites do circuito da Praça General Osório – que há dois anos conseguiu autorização para colocar mesas e cadeiras na calçada durante a noite.
– Estamos entrando em contato com todos os empresários que fazem parte do guia e promovendo reuniões. A intenção é formar realmente um pólo, com os proprietários envolvidos no movimento – informou Felipe Igayara, gerente do Bistrô Mel & Pimenta. – Quanto mais empresas, mais frente teremos diante da Prefeitura. Até agora, temos cerca de 15 apenas.

Empresários insatisfeitos

Uma das reclamações dos empresários, que fazem parte do Guia da Praça, é que muitos não foram consultados e se quer informados sobre a produção da publicação. Além de fotos antigas, eles reclamam de informações erradas.
– Os comerciantes sempre vão poder melhorar o que fizemos. Isso é ótimo – conclui Bastos, completando que foram distribuídos mil exemplares pela cadeia turística do bairro de Ipanema e redondezas..
Este não é o primeiro guia patrocinado pela Prefeitura. Ao todo, uns 10 circuitos diferentes foram publicados nos últimos anos, como o de Botafogo, Rio Antigo (Centro), Tijuca, Vargem Grande e Praça 15. Entretanto, o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes lembra que o Guia de Ipanema está seguindo o movimento contrário, já que classifica precipitado o plano de ação. Na sexta-feira será lançado mais um guia: o da Marina da Glória. Na publicação, estarão os principais estabelecimentos gastronômicos e de interesse turístico da Glória e redondezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário