METRÔ DE IPANEMA



General Osório

Escavações do metrô de Ipanema estão praticamente concluídas

Publicada em 25/09/2008 às 12h59mO Globo

RIO - A luz chega com cada vez mais intensidade ao fim do túnel da obra do metrô de Ipanema. Nesta quinta-feira, durante a visita do governador Sérgio Cabral, anunciou-se que a obra está com 92% das escavações de galerias e 70% das estruturas das três plataformas de embarque e desembarque concluídas. O acesso da Rua Sá Ferreira, em Copacabana, está 100% pronto. Na Rua Teixeira de Melo, em Ipanema, 80% das escavações foram concluídas. Ali será construído um elevador panorâmico até o alto do morro do Cantagalo. O metrô de Ipanema, que deve beneficiar mais de 20 mil moradores dos dois bairros, deverá ficar pronto em dezembro de 2009.
Cabral, acompanhado do secretário de Transportes, Julio Lopes, conferiu as obras de expansão e conhece a conexão entre os túneis da galeria por onde circularão as composições e o túnel de acesso da Rua Jangadeiros, cujas escavações chegaram à superfície há 20 dias.
A Estação de Ipanema receberá cerca de 80 mil passageiros diariamente. Para concluir as perfurações e entregar o metrô no prazo estabelecido, 500 funcionários trabalham 24 horas por dia, de segunda a sábado. Desde abril do ano passado, quando começaram as intervenções, os operários escavaram 1.024 metros de túnel.
Além da construção da Estação Ipanema, as escavações revelaram fatos curiosos da história da cidade do Rio de Janeiro. Na Rua Visconde de Pirajá, foram encontrados restos de trilhos do antigo bonde que circulava pela região. Na Rua Jangadeiros, formações rochosas comprovaram que havia uma praia no local com características similares as da praia do Arpoador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário