E MAIL E RESPOSTA

Olá boa tarde,

Meu nome é Bartira Lima, sou aluna da UniverCidade de Ipanema e faço parte de um projeto de um jornal on-line. No nosso jornal estamos produzindo matérias sobre os bairros do Leblon, Ipanema, Jardim Botânico e Gávea. E estou fazendo uma matéria sobre o lixo nas areias das praias do Leblon e Ipanema. Gostaria de fazer algumas perguntas por email para saber o que tem sido feito com realção a limpeza da praia de Ipanema, junto aos quiosqueiros, banhistas, vendedores ambulantes, pessoas que vão à praia na quela localização.

Podem me mandar o nome de alguém apto a responder as questões? se alguém puder respondê-las por favor colocar o cargo que ocupa e nome completo. Já adianto as perguntas:

Quais as diretrizes do Projeto Ipanema? Conta com apoio do governo ou de mais alguma entidade ou empresa, associação?

O que o projeto tem feito pela limpeza da praia de Ipanema?

Obrigada pela atenção, espero poder contar com sua colaboração.

Bartira Lima
Prezada Batira,

meu nome é Maria Ignez Barretto e sou coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema. Nós somos um grupo de voluntários apartidários, que nos reunimos periodicamente( amanhã tem reunião ) na Candido Mendes da Joana Angélica ás 18hs. - se você quiser ir será muito bem recebida.Não contamos com apoio de nenhuma entidade, o nosso trabalho é totalmente voluntário. O objetivo é mobilizar e conscientizar a sociedade de que somos responsáveis do que ocorre em nosso entorno.Procuramos interagir com as nossas instituições, pois acreditamos que fora delas só existe o regime autoritário ou o banditismo.O foco é segurança pública. Começamos este trabalho em Santa Teresa, com um projeto piloto há três anos e conseguimos obter uma redução de 50% da criminalidade naquele bairro.Limpeza da praia tem a ver com segurança? É lógico que sim. Toda ação social que foge às regras estabelecidas de ordenamento urbano é sempre um fator de aumento da criminalidade. As pessoas ás vezes pensam que uma desordenzinha aqui ou acolá não vai mudar muita coisa. Muda sim, a desordem urbana leva ao esvaziamento econômico, à não geração de empregos e renda e à sensação de que todo mundo pode fazer o que quer e bem entende. A nossa cidade em especial tem perdido bilhões de reais em empresas que não vêm para cá, turistas com medo etc. Você sabia que a zona da Leopoldina há quarenta anos atrás era a de maior arrecadação de ICMs da cidade? Atualmente é um deserto econômico gerando miséria e criminalidade em alta.O mesmo podemos dizer da região onde está a CEASA e ao longo da Av. Brasil. Nós lutamos por uma cidade ordenada, limpa, bonita e ajardinada. As praias têm de ser limpas com regras claras de ocupação das areias e fiscalização constante.O que nós fazemos neste sentido é denunciar e exigir que os órgãos responsáveis cumpram com suas obrigações. Também damos apoio à iniciativas que consideramos válidas como projeto de repressão à desordem urbana Ipabacana, à ação da prefeitura de fazer a preservação e plantio da orla. Está em nossos planos, inclusive, exigir que o novo prefeito aumente a área preservada.Já conseguimos com o Ipabacana uma diminuição bem consistente dos camelôs da orla. Entramos no Ministério Público com uma queixa contra a prefeitura pela organização de mega eventos nas areias de Ipanema que deixam um rastro de sujeira e bagunça no bairro.
Achio que mais ou menos respondi às suas perguntas.
Um abraço,
Ignez


Nenhum comentário:

Postar um comentário