CRATERA DA CEDAE

Trânsito

Cratera da Cedae: Rua Gomes Carneiro continua interditada ao tráfego

Publicada em 09/09/2008 às 11h07m
Emanuel Alencar - O Globo, Bom Dia Rio, CBN e O Globo Online

RIO - A Rua Gomes Carneiro, em Ipanema, só deve ser reaberta totalmente ao tráfego na tarde desta terça-feira. A via foi interditada na madrugada da segunda-feira, depois que o rompimento de uma tubulação de esgoto da Cedae abriu uma cratera. A previsão da concessionária, que alega que a trepidação do solo pode ter ocasionado o rompimento, era que o tráfego fosse reaberto já na madrugada desta terça, mas os reparos na tubulação só terminaram no início da manhã. (Veja fotos da cratera)
Os funcionários da Cedae começaram a fechar a cratera por volta das 8h desta terça. Por volta das 10h30m, uma das três faixas de rolamento foi liberada ao tráfego, mas apenas para veículos leves. Ônibus e caminhões continuaram sendo desviados da Rua Visconde de Pirajá pela Rua Maria Quitéria. O trânsito só deve ser totalmente liberado na Rua Gomes Carneiro às 18h, quando a prefeitura deve terminar de colocar o asfalto na cratera.
Na segunda-feira, o coordenador-geral de Conservação da prefeitura, Rogério Costa, afirmou que o desgaste da tubulação, provocado principalmente pelo contato com gás sulfídrico, oriundo do esgoto, costuma ser a principal causa de acidentes. Costa ressaltou que, nos últimos quatro anos, houve pelo menos três problemas em interceptores oceânicos na região.
Outro problema apontado como uma das principais causas de acidentes é a falta de um mapeamento de todas as tubulações que passam sob o solo do Rio . De acordo com Secretaria municipal de Obras, só existe um mapeamento integrado com instalações feitas por todas as concessionárias a partir de 2001, quando foi criada a Comissão de Obras em Vias Públicas, que determinou que todas as empresas fornecessem o mapeamento de todas as obras que são realizadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário