CAOS EM IPANEMA



Trânsito

Desgaste de tubulação costuma provocar crateras como a de Ipanema, segundo representante da prefeitura

Publicada em 08/09/2008 às 23h53m
Dimmi Amora, Emanuel Alencar e Taís Mendes - O Globo, CBN, Bom Dia Rio e O Globo Online

RIO - O coordenador-geral de Conservação da prefeitura, Rogério Costa, afirmou nesta segunda-feira que o desgaste da tubulação, provocado principalmente pelo contato com gás sulfídrico, oriundo do esgoto, costuma ser a principal causa de acidentes como o de segunda, em que uma cratera se abriu na esquina das ruas Gomes Carneiro e Bulhões de Carvalho, em Ipanema, devido ao rompimento de uma tubulação de esgoto da Cedae. A estatal alega que a trepidação do solo pode ter ocasionado o rompimento.
- A tubulação naquela área é da década de 70. Se você consegue levantar 50 quilos na musculação quando tem 20 anos, aos 40, vai ter dificuldades de levantar 40 quilos. Aos 80 anos, nem se fala - disse Costa.
Costa ressaltou que, nos últimos quatro anos, houve pelo menos três problemas em interceptores oceânicos na região, como informa reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal O Globo .
Um ônibus e um táxi por pouco não caíram dentro de uma cratera. O ônibus da linha 571 (Leblon-Glória) passava pelo local no momento em que o asfalto cedeu, abrindo o buraco que tem cerca de três metros de diâmetro. O tráfego foi interrompido num trecho de aproximadamente 300 metros, entre a Rua Jangadeiros e o local do acidente. A previsão da Cedae é que os trabalhos estejam concluídos na madrugada desta terça-feira, mas o trânsito só deverá ser liberado por volta de meio-dia. (Veja fotos da cratera)
Funcionários da Cedae e da secretaria municipal de obras estão consertando a tubulação, de 600 milímetros de diâmetro, e fazendo os reparos. A estatal descarta qualquer risco de faltar água no bairro. Não houve vazamento aparente no local.
Com a formação da cratera, as rodas da frente do ônibus 571 chegaram a entrar no buraco, mas o motorista conseguiu acelerar e retirar o veículo.
- Caímos dentro do buraco, coloquei a primeira marcha e aliviou um pouco. O susto foi mais dos passageiros - contou o motorista do ônibus Ronaldo Serra Dias, que levava cerca de 20 passageiros no momento do acidente.

De acordo com testemunhas, por volta da meia-noite, um táxi que passava pelo local chegou a passar por cima do buraco, que ainda era pequeno, e furou o pneu. Cerca de 20 minutos depois, o ônibus passou ao lado do buraco, e ele acabou se abrindo.
- Poderia ser pior. Se o asfalto cede junto, o carro poderia cair dentro do buraco - disse o motorista de táxi Nilton Pereira de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário