ADOÇÃO DA PRAÇA ALBINO PINHEIRO

Adoção da Praça Albino Pinheiro comemorada DIA 29/09

JB Online

RIO - O Centro Cultural Carioca vai comemorar nesta segunda-feira a partir das 19h30, a adoção da Praça Albino Pinheiro, com a presença dos irmãos e amigos do crítico musical, jornalista e um dos fundadores da Banda de Ipanema. A programação incluiu show da cantora Letícia Tuí e apresentação do musical Bota Abaixo. A Banda de Ipanema, que há 44 anos anima o Carnaval da cidade, também estará representada e executará a música Carinhoso, de Pixinguinha, e Cidade Maravilhosa, de André Filho.
Albino Pinheiro, célebre personalidade da boêmia carioca, além de ser um dos criadores Banda de Ipanema, na década de 1960, trouxe de volta os bailes carnavais às praças dos subúrbios nos anos de 1970. Como participante do projeto Corredor Cultural, ajudou a preservar prédios e monumentos históricos no centro do Rio. Albino Pinheiro é autor do projeto 6 e Meia, responsável pela disseminação da MPB com preços populares.
Cláudio Pinheiro, irmão de Albino e presidente da Banda de Ipanema, lembrou as grandes paixões do irmão: o Fluminense, o Carnaval (ele era portelense) a mulata carioca (que em suas curvas lembravam as curvas da cidade) e a cerveja, sempre tomada na companhia dos amigos. Custódio Mesquita, um dos grandescompositores da Música Popular Brasileira, era tio dos irmãos Pinheiro.
Centro Cultural Carioca nesta adoção presta sua colaboração para a recuperação da importância histórica que esta região representa para o cenário carioca. A adoção do Largo Albino Pinheiro pelo CCC contribui não só para a difusão de um Rio popular e artístico de qualidade, mas também com a consagração do movimento de restauração desses patrimônios culturais.
A Banda de Ipanema já está esquentando as tubas e trompetes para o Carnaval 2009. A Banda homenageará o Retiro dos Artistas, a Filarmônica Embocadura de Ubá e os centenários de Athaufo Alves, Carmen Miranda, Mano Décio da Viola e Castro Barbosa (autor do samba "O seu cabelo não nega").

Nenhum comentário:

Postar um comentário