MENOS UM !





25/08/2008 01:06:00 Zona Sul:


Preso ladrão suspeito de 100 roubos ‘Terror da Bicicleta’ agia em Ipanema, Leblon, Lagoa e Gávea. O material depois era revendido no camelódromo da Rocinha

Leslie Leitão

Rio - Cerca de 20 policiais civis foram à Favela da Rocinha, em São Conrado, no fim da manhã de ontem, para tentar prender dois camelôs suspeitos de receptação de cargas roubadas de um dos maiores ladrões que atuavam na Zona Sul, especialmente Leblon, Ipanema, Gávea e Lagoa. João Paulielo Filho, o ‘Terror da Bicicleta’, 26 anos, foi preso por agentes da 14ª DP (Leblon), após fazer dois assaltos sábado.
Houve intenso tiroteio na chegada à favela, provocando correria e deixando moradores em pânico. Traficantes chegaram a jogar granada, mas ninguém se feriu.As investigações de três meses indicam que o assaltante atacou mais de 100 vezes neste período. Na delegacia, ele confessou: “Eu descia do morro e abordava as pessoas. Roubava quatro, cinco e voltava pra casa”, admitiu o assaltante, que teve até os pés algemados.
Ao ser preso, João se preparava para atacar novamente. Roupa preta, de bicicleta preta, e revólver 22 prateado na cintura, acabou surpreendido na esquina das ruas Carlos Góis e General San Martin, um de seus pontos preferidos. No momento, estava com três celulares de vítimas que tinha acabado de assaltar no Parque dos Patins, na Lagoa.Com a prisão, a 14ª DP montou plano para tentar capturar os receptadores do material.
Com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), chegaram à Rocinha por volta das 11h50. Da localidade conhecida como Roupa Suja — onde João morava — traficantes começaram a atirar. O movimento de pessoas era tamanho que os agentes cercaram os acessos pelo Valão e pela Via Ápia para que as barracas do camelódromo na entrada da favela pudessem ser vasculhadas.
Os dois suspeitos de receptar a carga roubada fugiram.A correria dos moradores era inevitável. Numa pastelaria em frente à barraca do Joza, os funcionários ficaram boa parte do tempo espremidos no canto, atrás de refrigerador, se protegendo dos tiros. Foram apreendidos 50 celulares, centenas de peças de telefone, carregadores, R$ 178 e dezenas de cartões pré-pago.João Paulielo roubava na região havia pelo menos um ano.
No último mês, fez a estatística de ‘roubo a transeunte’ da área da 14ª DP pular da média de 30 para 73. “Algumas pessoas que tinham sido atacadas por ele confiaram na gente e nos deram informações. Ele atuava sempre da mesma maneira, com uma bicicleta e um revólver”, conta o delegado-adjunto da 14ªDP, Rafael Menezes

.
ATÉ INSPETORA SERVIU DE ISCA

Nos últimos 45 dias, o ‘Terror da Bicicleta’ havia escapado pelo menos três vezes do cerco da polícia. Numa delas, foram mobilizados dois agentes numa bicicleta, outros numa viatura, além de policiais a pé. Até inspetora foi usada como isca, já que ele costumava atacar mulheres. Numa pesquisa de registros de ocorrência, o Grupo de Investigação Criminal (GIC) encontrou pelo menos 30 procedimentos com o mesmo ‘modus operandi’ de assalto adotado por João Paulielo.Além dele, na semana, passada, a 14ª DP (Leblon) já havia conseguido prender outro assaltante da Favela da Rocinha que atacava na região do Leblon: Jean Felipe Barbosa, o Pernetinha. “Esses dois eram responsáveis por 80% dos roubos a transeuntes aqui”, disse um inspetor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário