MANUAL DA PRAIA - 1

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE NA AREIA E NAS ÁREAS DE LAZER

PREFEITURA

ESTE É UM MANUAL PARA TODOS QUE ADORAM PRAIA

A Prefeitura do Rio,por meio do Comitê Gestor da Orla,reuniu neste manual as normas e regras elaboradas para melhorar a qualidade ambiental e estética de nossas praias e garantir o lazer saudável do carioca.
Temas como o uso e a ocupação da areia pelo comércio ambulante e prestadores de serviço,limpeza,prática de esportes,uso da ciclovia,presença de animais e a realização de eventos foram debatidos e avaliados pelos técnicos dos diversos órgãos que integram o Comitê com objetivo de assegurar e promover a convivência harmoniosa de todos que freqüentam a praia.
Aqui estão seus direitos e deveres.Faça valer seus direitos e ajude a cidade,cumprindo seus deveres.Saiba o que você pode e deve fazer para preservar a mais democrática área de lazer do Rio.

A PRAIA É UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL(APA)

Como em toda a área de preservação da natureza,a ocupação e o lazer na praia exigem consciência e civilidade.Certos cuidados e comportamentos têm que ser observados por todos para garantir a beleza e a qualidade doambiente

LIMPEZA E RESPEITO SÃO FUNDAMENTAIS

O lixo é um dos principais agentes de degradação ambiental.Na areia e no mar embalagens,sacos plásticos,latas,palitos,jornais,etc...,deixam a praia suja,atraem animais e põem em risco de contaminação a areia e,consequentemente,todos os freqüentadores.

DICA LEGAL

Não deixe nenhum tipo de lixo na praia.Leve sempre um saquinho para colocar seu lixo.Recolha jornais,cigarros,palitinhos de sorvetes,copos e embalagens e deposite na lixeira mais próxima.

NEM SÓ O MAR É VERDE

Algumas praias da cidade possuem dunas com vegetação nativa de restinga e têm importante papel ambiental.Respeite e preserve.

DICA LEGAL

Evite pisar ou abrir caminho na vegetação.Não coloque caixas,pranchas,cadeiras ou toalhas nem substitua as plantas nativas por outro verde qualquer.

NA ÁGUA OU NA AREIA TODO CUIDADO É POUCO

Crianças perdidas devem ser encaminhadas à barraca da Guarda Municipal ou ao posto de salvamento mais próximo.Os agentes tomarão as providências necessárias para encontrar os responsáveis.

DICA LEGAL

Observe e respeite as bandeiras e placas de sinalização que indicam as condições do mar.

POSTOS DE SALVAMENTO

Além de abrigar equipamentos usados pelos salva-vidas,os postos da orla possuem banheiros e duchas de uso público.O ingresso cobrado destina-se ao fornecimento de papel higiênico,sabonete líquido e manutenção da limpeza.

DICA LEGAL

Use os banheiros como se fossem os de sua casa.O gari zela pelo seu conforto e mantém a higiene do local.Colabore com ele.
Use as duchas com moderação.Trinta segundos são suficientes para refrescar,tirar o sal e o excesso da areia.
Não use o sabonete ou xampu durante o banho.
Respeite o direito de todos.

TELEFONE ÚTEIS

GRUPAMENTO MARÍTIMO ; 22 95 85 85
GUARDA MUNICIPAL ; 0800 21 15 32
PATRULHA AMBIENTAL ; 24 98 10 01
VIGILÂNCIA SANITÁRIA ; 25 03 22 80
COMLURB ; 22 04 99 99
COORDENEDORIA DE LICENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO ; 25 03 36 83
OUVIDORIAS ; www.rio.rj.gov.br/ouvidoria
SITE DA PREFEITURA DO RIO ; www.rio.rj.gov.br
LEMBRE-SE ; na praia ou fora dela,em caso de emergência acione a defesa Civil Municipal ; 199

Nenhum comentário:

Postar um comentário