LIMPEZA DAS PRAIAS



Comlurb recebe novas máquinas para limpeza de praias

RIO - A Comlurb recebeu, nesta terça-feira, 25 novas máquinas e equipamentos de limpeza de praia para garantir um verão com areias mais livres de detritos e 25 minivarredeiras, para atuar ao longo das sarjetas e dos calçadões.
As máquinas entrarão em funcionamento nesta quarta-feira na praia de Copacabana, local de maior concentração de banhistas, onde estarão seis unidades. Gradativamente outros tratores-esteiras começam a atuar em diferentes locais: quatro vão para Ipanema, Leblon e São Conrado, seis ficarão na Barra da Tijuca e, posteriormente, todas as praias estarão guarnecidas, do Flamengo à Praia de Grumari.
Cada equipamento é composto de esteira para peneirar a areia e remover os detritos e de um trator de tração 4x4, turbinado, assegurando um trabalho mais rápido. Ao penetrar no solo, a uma profundidade média de 20 cm da superfície, a máquina realiza o arejamento, saneamento e oxigenação do solo. A pá do veículo joga a areia sobre a peneira, cujo movimento armazena os resíduos em um compartimento enquanto os grãos limpos voltam à praia. As unidades contam ainda com câmeras acopladas a monitores instalados no interior das cabines, proporcionando maior precisão ao serviço.
(Veja mais fotos dos equipamentos)
A limpeza das praias do Rio é realizada diariamente, em dois turnos, por 226 garis. Os 56 km da orla contam com 1370 contêineres distribuídos ao longo de sua extensão para o recebimento e acondicionamento do lixo a ser depositado pelos banhistas. Durante a alta temporada, a Comlurb recolhe 259 toneladas de lixo por semana nas praias do Rio, dos quais 212 aos sábados e domingos. Nos dias mais frios esse lixo chega a 160 toneladas por semana; 131 só nos fins de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário