CINEMAS QUE SE FORAM



TV EXCELSIOR Ipanema 1965

Temos aqui o antigo prédio do Cinema Astoria, que encerrou suas atividades após 21 anos, em 1963.
O local então foi utilizado como auditório da TV Excelsior (cuja matriz ficava em SP), de propriedade de Mario Wallace Simonsen.
A Excelsior foi a primeira emissora de TV a usar o videotape (numa época onde tudo era ao vivo), para distribuir programas que eram exibidos na mesma hora pelas várias TV afiliadas. Foi também a primeira a exibir um programa a cores, o Moacyr Franco Show. No entanto essa transmissão não é considerada a oficial.
O fim da Excelsior veio pela pressão do governo militar que a obrigou a tirar do ar vários programas que geravam receita para a emissora. Com isso as dívidas foram se acumulando e a Excelsior saiu do ar, por determinação dos militares, em 1970.
Alem desse prédio a Excelsior tinha os estúdios na Av Venezuela, 43, nas antigas instalações da TV Tupi, que havia se mudado para a o antigo prédio do cassino da Urca.
Após o fechamento da Excelsior, o predio abrigou o cinema Super Bruni 70. que funcionou de 1971 a 1976. O endereço era Rua Visconde de Pirajá 595. O prédio foi demolido. Repare que na fachada ainda existe as marcas do nome Astoria.
Foto de Gustavo Binder
Texto de Roberto Tumminelli

Um comentário:

  1. Boa tarde,

    vendo esse teu excelente Blog sobre Ipanema, me deparei com esta postegem.

    A foto é sim de Gustavo Binder e o texto de minha autoria.

    Gostaria que os créditos fossem colocados por completo.

    O link original desta postagem, para o meu fotolog, CARIOCA DA GEMA:

    http://fotolog.terra.com.br/carioca_da_gema:130


    Abs
    Roberto Tumminelli

    ResponderExcluir