ATA DA 25ª REUNIÃO

Atividade que tem como objetivo proporcionar desenvolvimento social para o bairro a partir de participação voluntária de seus moradores.

ATA DA VIGÉSIMA QUINTA REUNIÃO.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – AUDITÓRIO
DO TRIBUNAL DO JÚRI.
R. Joana Angélica – Ipanema
Dia: 19/08/2008
HORÁRIO: 18H
COORDENAÇÃO: Ignez Barreto
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 15

TÓPICOS ABORDADOS:
1- Ressaltamos mais uma vez a presença do Sr. ÁLVARO VIEIRA DE SOUZA NETO ASSESSOR DO SR. RODRIGO BETHLEM E COORDENADOR DAS OPERAÇÕES DO IPABACANA. Tal presença é de suma importância pois representa aproximação da esfera governamental com a população do bairro, facilitando o atendimento de seus anseios e, por aquele lado, apresentar resultados das atividades. Na oportunidade, foi mencionado que as ações têm sido profícuas no que tange à apreensão de mercadorias ilegais, expulsão de camelôs, recolhimento de mendigos e moradores de rua.
Mencionou-se ainda uma vez, a existência de grandes entraves à eficácia das operações como os fatores mencionados a seguir:
1.1 A POPULAÇÃO NÃO COLABORA COM A ORDEM: DÁ ESMOLA, COMBATE AS ATIVIDADES DE APREENSÃO DOS CAMELÕS AGRESSIVAMENTE CONTRA OS FUNCIONÁRIOS DO IPABACANA;
1.2 NÃO EXISTE APOIO DE ÓRGÃOS IMPORTANTES DA PREFEITURA QUAIS SEJAM; A SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL, A COMLURB;
GUARDA MUNICIPAL;
1.3 Os funcionários do IPABACANA NECESSITAM DE CAMINHÃO CAÇAMBA OU KOMBI SEM BANCOS NA PARTE DE TRÁS E RÁDIOS para comunicação. Tais atividades são feitas precariamente com os veículos possíveis e não adequados.

2- CAMPANHA EDUCATIVA À POPULAÇÃO está na fase de solicitação aos órgãos públicos para sua autorização. Suas etapas são:

2.1 Elaboração de faixas com as palavras de ordem;
NÃO DÊ ESMOLAS
NÃO COMPRE EM CAMELÔS
(DOE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA ÓRGÃOS DE AJUDA AOS
EXCLUÍDOS)

2.2 Veiculação da Campanha em Jornais do Bairro e de grande circulação;


3- A adequação e transferência das cadeiras de praia, isopores, carrocinhas de ambulantes como pipoqueiros, churros e outros, burros sem rabo etc, que atualmente ficam guardados na rua R. Teixeira de Melo, esquina
com R. Barão da Torre foi decidida e assim. A Rio Trilhos vai construir um galpão com boxes onde cada uma dessas pessoas que trabalham nestas atividades poderá guardar seus pertences de trabalho.Este galpão vai ficar no terreno atrás do prédio de estacionamento e estamos em negociações com os donos do prédio para nos ceder a passagem ao lado do imóvel que dá acesso ao terreno detrás . Desta forma fica resolvida a questão dos ambulantes, restando a solução para os entulheiros e ferro velho "reciclagem" que degradam o local.
4- Foi formado grupo de trabalho ( Bruno, Jorge) que fará trabalho de conscientização junto aos proprietários de bares e restaurantes no sentido de manterem seus estabelecimentos limpos, como também, suas calçadas. No caso de reincidência serão advertidos formalmente, lançando-se mão da VIGILÂNCIA SANITÁRIA DA PREFEITURA. OS PIORES SÃO AQUELES LOCALIZADOS NAS RUAS VINICIUS DE MORAES, TEIXEIRA DE MELO E HENRIQUE DUMONT ( BAR VINTE);

5- Volta-se a afirmar a importância do Curso de Porteiros realizado GRATUITAMENTE PELO 23º BATALHÃO DA PMRJ, no sentido de fornecer maior segurança aos condomínios. OS FUNCIONÁRIOS ENTRAM EM CONTATO COM PROCEDIMENTOS FORMAIS DE PROTEÇÃO, ALÉM DE COOPERAÇÃO COM A POLÍCIA E EDUCAÇÃO DE CIDADANIA. LEVAR-SE-Á PROPOSTA AOS SINDICATOS DA CATEGORIA, NORMATIVA QUE INCLUIRÁ A OBRIGATORIEDADE DE TAL CURSO PARA SER ADMITIDO NESTA PROFISSÃO. No final deste documento encontra-se o conteúdo programático e processo de inscrições.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES;
RESSALTA-SE O APOIO DADO PELOS ÓRGÃOS; 23º BATALHÃO DA PMRJ, DEAT E CONTROLE URBANO NAS OPERAÇÕES DO IPABACANA;

Volta-se a afirmar que toda e qualquer denúncia deverá ser encaminhada para sscap@segov.rj.gov.br ou pelos telefones: 2299-5300/5770, dias úteis no horário de 9h às 19h. E o e- mail: projetodeipanema@terra.com.br

O ACESSO AO BLOG É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA POIS LÁ ESTÃO AS ATIVIDADES COM MAIORES DETALHES E ESPAÇO PARA EXPRESSÃO E INFORMAÇÃO. ( coordenação do blog, Sra. Roselene)


PRÓXIMA REUNIÃO DO PSI: DIA 02/9/08, MESMO LOCAL E HORÁRIO.
projetodeipanema@terra.com.br
http://psipanema.blogspot.com

CURSO DE PORTEIROS
Basicamente são palestras destinado a empregados, síndicos e moradores de condomínios, focando o quesito segurança, visando a prevenção de roubos e furtos em edifícios.

Os empregados são alertados quanto a:
- cuidados na portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- atenção nas imediações do edifício;
- a garagem e
- instruções gerais.

Os síndicos são alertados quanto a:
- contratação de empregados;
- a portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- equipamentos de segurança e
- a garagem.

Os moradores são alertados quanto a:
- entrada e saída do prédio;
- contratação de empregadas domésticas e
- os vizinhos.

Também comparece um técnico da Comlurb que ministra uma palestra sobre lixo, quem o produz e como deve ser adequadamente tratado.

COORDENAÇÃO E INSCRIÇÕES:
Cesar B. Fontelles

cbfontelles@terra.com.br

Elaboração da Ata: Julio Sergio dos Mares Guia
Rio de Janeiro, 20/8/2008

Um comentário:

  1. Com relação ao parágrafo abaixo mencionado, constante na Ata da 25 PSI , cuja cópia recebi, não concordo com tal afirmação, pois em todos meus contatos com tais Órgãos sempre recebo retorno; isso inclusive comentei na reunião de ontem.
    Dos e-mails enviados, somente não consigo retorno da Guarda Municipal e também do sr. Sub-Prefeito PC.

    'NÃO EXISTE APOIO DE ÓRGÃOS IMPORTANTES DA PREFEITURA QUAIS SEJAM; A SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL, A COMLURB;'

    Atenciosamente,
    George A.Távora

    ResponderExcluir