VISTORIA NO METRÔ


Cabral vistoria obras do metrô em Ipanema

RIO - O governador Sérgio Cabral e o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, vistoriaram as obras do metrô de Ipanema nesta terça-feira. O projeto já está com 90% das escavações executadas, faltando somente 66 metros para o túnel do metrô submergir em três pontos dos bairros de Copacabana e Ipanema.
Com o túnel de 559 metros entre a estação Cantagalo e a futura General Osório totalmente escavado, a perfuração se concentra nos acessos. Na Rua Sá Ferreira, em Copacabana, faltam apenas 11 metros; na Jangadeiros, já em Ipanema, 20; e na Teixeira de Melo, no mesmo bairro, 35. Quando a obra estiver pronta, o trecho transportará cerca de 80 mil passageiros por dia.
Acompanhados do secretário de Transportes, Julio Lopes, Cabral e Pezão percorreram a parte final do túnel, no local onde estão sendo construídos a plataforma de embarque e desembarque e os três acessos à futura estação General Osório. O engenheiro da Odebrecht, empreiteira responsável pelas obras, Aluísio Coutinho, explicou ao governador detalhes do projeto, mostrando, em um painel com a fotografia aérea da área, o ponto em que se encontravam 15 metros abaixo do Morro do Cantagalo.
Segundo o engenheiro, mais de 500 operários trabalham em três frentes de perfuração. Devido ao avanço no cronograma, o governo do estado poderá cumprir com tranqüilidade a promessa de inaugurar o trecho no dia 17 de dezembro de 2009.
O trecho entre a estação Cantagalo, em Copacabana, e a estação General Osório está completamente escavado. O acesso pela Rua Jangadeiros terá 123 metros, pela Sá Ferreira, 71 e pela Teixeira de Melo, 260. Nesta última, haverá um elevador panorâmico que transportará moradores da comunidade de Cantagalo até o metrô e vice-versa, o chamado Elevador Cabral.
Com o término das escavações, concretagem e acabamentos das galerias, serão iniciadas as obras auxiliares, como a instalação de sistemas elétricos e hidráulicos, a colocação de escadas, esteiras e elevadores para portadores de deficiência, e sistema de ventilação, entre outros equipamentos. Paralelamente, serão feitos a sinalização, eletrificação e implantação da linha férrea.

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